Maquiagem artística

Quando falo "maquiagem artística", falo de teatro, de carnaval, de festa, de beleza, estudo, criatividade, eventos, mídia... Entenda que a beleza natural existe dentro de todos nós, mas é preciso desfrutar do que existe além do natural. Falo isso porque de alguma maneira você vai se deparar com seus gostos envolvidos de alguma forma com a arte de maquiar.

O teatro, por exemplo, é um refúgio para os artistas saírem da mesmice, da angústia e da hipocrisia. Não precisa ser ator ou atriz pra entender o que estou falando. É preciso apenas entender o que é "entrega", desenvolvendo potenciais no seu próprio mundo. Ou seja, fazer o que gosta, admirar o que faz e saber que é bom sem precisar menosprezar seu trabalho só pra ganhar elogios. Nele há o poder de transformar atores em personagens, usando não só cenários deslumbrantes, figurinos espetaculares, efeitos sonoros e iluminação. A caracterização faz parte da grande arte, pois no teatro o ator pode estar livre, apenas usando maquiagens aonde possa expressar facialmente ou corporalmente sua forma de existir. Pode ser um animal, um monstro, um insano, um objeto, um velho, sexo oposto, outra cultura... Ainda mais além, podemos ampliar efeitos menos realistas, pois a maquiagem envolve criatividade, de pessoas que conseguem ser futuristas ou seres extraterrestres. No carnaval essa arte é ainda mais evidente, porque há um enfoque no objetivo caso estejamos falando de desfiles. Outra observação é analisar que a maquiagem pode representar culturas, como os exemplos conhecidos: indígenas e indianos.

Todo esse efeito é encontrado no teatro, na dança, na televisão como um todo, em festas ou eventos. A idéia principal é representatividade, não precisa de explicações realistas, mesmo que o objetivo seja ser realista.

Muito bom saber que para fazer efeitos é preciso ter boas maquiagens, não pela marca, mas pela composição, porque nossa pele é sensível e não se podem colocar produtos de qualquer material só para ter bons resultados. É necessário também ter seus próprios kits de maquiagem, pois há muita contaminação em pincéis e esponjas que entram em contato com os olhos e boca caso muitas pessoas utilizem o mesmo produto.

Todas essas informações fazem parte do meu mundo, eu estou de modo geral querendo dizer que além de criadores somos admiradores: seja de uma peça, de um espetáculo de dança, de uma escola de samba, de uma novela com maquiagens sociais, e ainda sim importantes. Seja pra ir a um evento onde as pessoas se vistam igual a seus personagens favoritos conhecidos como animes. Seja pra tapar cicatrizes temporárias, ou até mesmo cria-las no corpo.

Enfim, só não use maquiagem pra fazer atividades físicas ou ir dormir. Os demais faça, mas utilize sempre um bom “removedor” e cuide da pele. Ou melhor, a mantenha limpa, pois se eu falo "cuide" tem homem que acha que é frescura. :D

Querendo conhecer um pouco desta arte, acesse meu blog:

http://potencia-feminina.blogspot.com/

Mayana
Enviado por Mayana em 30/05/2009
Reeditado em 19/09/2009
Código do texto: T1622538
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.