As estrelas e nós

Na escola ensinaram-me que muitas das estrelas que contemplamos no céu noturno são sóis mortos há milhões de anos. O brilho que observamos são apenas suas luzes ainda viajando no espaço, uma vaga lembrança de como era o universo em épocas distintas.

Analisando nossos relacionamentos humanos, chego à conclusão que não são somente estrelas a usarem esse artifício. Nós mesmos o usamos em várias épocas de nossas vidas. Quantas vezes você não se sentiu enganado pela lembrança de uma velha amizade, registrada em fotos e diários, mas no fundo soube que daquela amizade só restaram memórias?

A diferença entre os astros e nós é que as estrelas deixam de existir em explosões cataclísmicas para se tornarem lembranças, nós nos tornamos na ausência. E assim, como nas estrelas, seu brilho continua vagando indefinidamente pelo universo das lembranças, até o dia que se apaga pela falta de contato ou de interesse mútuo.

Só morremos quando somos esquecidos. Quantas pessoas já morreram para você? E quantas vezes você já morreu em sua vida?

Leo Ramos
Enviado por Leo Ramos em 28/05/2009
Código do texto: T1618729
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.