reencarnação
REENCARNAÇÃO.
A idéia da REENCARNAÇÃO tem sua origem no sistema filosófico-religioso da Índia, no fim da época Védica, e consiste no pressuposto da dualidade do homem - corpo e alma - sendo que esta não perece com a morte carnal, mas, após um intervalo, renasce em outro corpo, acumulando as experiências das vidas passadas, até que, após vários ciclos, atinge a perfeição e se libera totalmente.
Tal filosofia foi adotada por diversas religiões, desde a antiguidade, persistindo nos dias atuais, com algumas variações, como a teoria da transmigração das almas, em virtuda da qual é possível ao homem reencarnar em um animal ou vegetal. Ou como a dos senhores do CARMA, que decorre do princípio da causalidade que preside aos destinos dos seres humanos, segundo a qual todo ato ou pensamente produz um efeito - bom ou mau - de que a pessoa prestará contas um dia, seja nesta ou na outra vida. Ou como uma forma de progresso da alma que caminha para o ABSOLUTO, pra o conhecimento total, para DEUS.
Não pretendo, de forma alguma, influir na fé dos leitores, muito menos convencê-los da existência da reencarnação. O maior tesouro do ser humano é o livre arbítrio, a individualidade. No entanto, raciocinemos: existe ou não vida após a morte? se a resposta for pela inexistência, então qualquer discussão sobre o assunto é perca de tempo. Mas, se a reposta for afirmativa, o que haveria? Céu ou inferno? castigo eterno ou paraíso? como dizem os advogados, data venia , estas respostas não são satisfatórias, pois ninguém é totalmente mau, nem totalmente bom. Todos temos méritos e defeitos. Ou, perderíamos a nossa individualidade, e integraríamos no universo. Se isto ocorrer, é como se não houvesse mais vida. . Assim, se acreditamos em uma outra vida, a teoria mais aceitável é a da reencarnação, onde vivemos várias vidas, porque estamos em um processo evolutivo, no qual aprendemos, aos poucos, os mistérios da alma e do universo. É como se fosse um estudante, que inicia no primário, vai pra o ginásio, o colegial, a universidade, o pós-graduação. O conhecimento total só ocorrerá no fim do ciclo, quando, finalmente, estaremos integrados no ABSOLUTO.