Bueiros Abertos e o Pecado Repentino
Acontece num instante. Você está andando e assobiando satisfeito e no minuto seguinte se vê caindo, de olhos abertos. Satanás tira a tampa do bueiro e um passeio inocente ao cair da tarde se transforma em pesadelo. Você despenca indefeso , percebendo a queda, mas incapaz de controlá-la. Bate no fundo e fica olhando, estupefato para a escuridão. Inspiran o ar fétido e permanece no esforço de satanás até que ele o lance para fora e você esteja de novo na calçada, tonto e traumatizado.
É assim que se processa o pecado repentino. Já se envolveu nele?? Poucos pecados são premeditados e planejados. Muitos poucos dentre nós iriam classificar-se na equipe estratégica de satanás. Passamos o tempo evitando o pecado e não planejando cometê-lo. Não pense porém um minuto sequer que só por que não desejar cair, isso não vai acontecer com você. Satanás tem um estratagema especial a sua espera, e ele só faz uso desse estratagema quando você não estiver atento.
Esse pai da mentira, medroso não quer desafiá-lo de frente. De jeito nenhum. Não espere que o maioral dos demônios o convoque para um duelo. Essa serpente não é capaz disso. Seu jogo é sujo. Ele é o mestre de fraquezas, aguardando quando você fica de costas, quando suas defesas baixam. Ele espera o sinal tocar e sua volta ao canto do ringue. A seguir, faz pontaria mirando a sua maior fraqueza e... acertou no alvo!!
Aí você perde a paciência
Cede a cobiça
Cai
Bebe
Fuma
Acompanha a multidão
Racionaliza
Esquece quem é
Quebra sua promessa
Mente
Deseja
Você nega seu mestre
Satanás anestesia a nossa percepção e anula nosso auto-controle.
Sabemos o que estamos fazendo e ao mesmo tempo não acreditamos estar cometendo tal ato.
Na névoa da fraqueza desejamos parar, mas não possuímos a força de vontade para tanto.
Queremos voltar, mas nossos pés não se movem.
Queremos correr, e lamentavelmente, desejamos ficar.
É o alcoólatra comprando "só" mais uma dose. O chefe pegando na mão da scretária. O pai espancando seu filho. O jogador perdendo seu dinheiro. O cristão descontrolado. É satanás tomando o leme.
Confusão, culpa. Racionalização. Desespero. Tudo nos atinge e penetra fundo. Nós nos levantamos estonteados e tropeçamos de volta ao nosso mundo:
"Oh Deus, o que eu fiz??
"Devo contar a alguém??"
"Não vou repetir isso outra vez"
"Meu Deus, podes perdoar-me?"
Ninguém que leia essas linhas está livre da traição do pecado repentino. Ninguém se acha imune a este estratagema da perdição. Este demônio do inferno pode escalar os muros mais altos dos monastérios, penetrar na fé mais profunda e profanar o lar mais puro.
Alguns de Vocês sabem exatamente o que digo. Poderiam até escrever essas palavras melhor do que eu não é?? Alguns de vocês, como eu, tropeçaram tantas vezes que o mau hálito de satanás não é mais novidade. Vocês pediram o perdão de Deus repetidamente e temem que o poço de misericórdia possa ter secado.
Quer reforçar um pouco as suas defesas??
Precisa de ajuda para aguçar suas armas?? Já caiu bueiro abaixo excessiva vezes??
Considere então as idéias abaixo:
Primeiro: RECONHEÇA SATANÁS. Nossa luta não é contra sangue e carne, mas com o próprio diabo. Ele aparece sob as formas mais inocentes: uma saída a noite com os amigos, um livro aparentemente popular, uma vizinha bonita. Mas não deixe que o engane!
Nunca tente brincar com esse anjo decaído. Ele irá moê-lo como trigo.
Segundo: ACEITE O PERDÃO DE DEUS. Para os que estão em cristo não há nenhuma condenação.
Fique vigilante, atento aos bueiros sem tampa.