PENSAMENTO DE SATHYA SAY BABA


É somente pelo cultivo do desapego negando aos sentidos as excitações que eles desejam e mergulhando nas profundezas do Ser com a firme convicção de que há um imenso reino interno que recompensa a exploração - que se pode reter a bem-aventurança da tranqüilidade suprema. Essa é a moralidade mais elevada, pois, quando isso é feito, o homem fica saturado de amor e sem traço algum de malícia, ódio, cobiça ou luxúria. A visão do homem é purificada pelo ideal da unidade de todos no Uno e da proliferação do Uno como todos.

                            ******************
Nesta hora crítica na história do mundo, quando as forças demoníacas de medo e inquietude, injustiça e tirania assolam com fúria selvagem, é dever de cada ser humano estar provido com a força espiritual para que não seja subjugado pela tempestade. Essa é uma tarefa urgente e essencial, e devo dizer que as mulheres da Índia têm uma contribuição nesse serviço e um papel a desempenhar. Elas devem trazer Deus aos corações do filho e ajudá-lo a mantê-lO lá. Pois, a Fé em Deus é o revigorante de que os homens necessitam para recobrar a saúde e a felicidade.
                              *****************
Todos os desejos e impulsos surgem com excessiva força, como ondas do mar, rugindo em fúria, e logo serenam em águas calmas. Eles não conferem paz. A sabedoria está em esquecer essas ondas e dirigir sua atenção ao calmo mar interior. Você pode alcançar a Paz Interior (Shanti) somente se mergulhar nas fundas e imperturbadas profundezas do mar interior, não nadando em círculos na superfície.
 
 

SATHYA SAI BABA
Imagem:Arte surrealista de Vladimir Kush