Vigiando os humanos

Se existe algum lugar onde se pode observar o comportamento das pessoas, esse lugar é o metro de São Paulo. Quem mora aqui sabe do que estou falando. Ainda mais se for horário de pico. É engraçado como algumas pessoas se comportam quando tem tanta gente no mesmo lugar. Olhares, tiques, expressões, tem de tudo um pouco. Tem gente que gosta de ler, tem os que dormem, os que conversam discretamente e os que conversam escandalosamente, uns olham fixamente para a janela, outros “olham para o nada”, e tem quem fica cabisbaixo, com medo de mostrar a cara.

Diversas emoções estão dentro de um vagão de metro. Alegria, tristeza, raiva,estresse, qualquer canto em que você olhar, será diferente do outro. Também é normal, com tanta gente diferente misturada e espremida dentro de uma estação ou vagão. Gente de todo tipo. Negros, brancos, ruivos, morenos, loiros, mestiços, indígenas, pequenos, altos, carecas, cabeludos. Todo tipo mesmo. Gente que está voltando do trabalho, gente que está indo ao trabalho, que está indo estudar ou voltando da aula.

Olhar para cada um deles e imaginar como é sua vida, é um bom exercício para a imaginação, mas só para a sua imaginação, porque nem tudo o que você pensar é realmente a verdade daquela pessoa. Várias vezes já fiz isso e (hahahaha...) é engraçado. Criar personagens e pequenas histórias realmente faz o tempo passar e exercita a mente. Mas também é bom ver como nos enganamos com esses pensamentos, para não cometermos isso injustamente em uma "situação real". O pré-julgamento é uma coisa terrível e com certeza mito, mas muito burra mesmo.

Bom, uma coisa é certa. Todos que estão ali só querem saber de uma coisa. Chegar sã e salvo aos seus destinos.

William Nunes
Enviado por William Nunes em 10/05/2009
Código do texto: T1586033
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.