Há Tempos Renato Russo - Meu entedimento -
Se forem ler leiam ate o fim, pois o fim tem um significado maior, e o fim só tem significado se entenderes o começo de tudo.
Parece cocaína
Mas é só tristeza
Talvez tua cidade
Muitos temores nascem
Do cansaço e da solidão
Descompasso, desperdício
Herdeiros são agora
Da virtude que perdemos...
Neste trecho da musica Renato demonstra que os temores humanos, como o medo, a solidão, o cansaço, estresse etc... nos leva ao descompasso de nossas vidas fazendo assim que desperdicemos as coisas preciosas que a vida nos trás por estarmos tão envolvidos com as dificuldades do dia-a-dia.
Motivos nos quais levam a sociedade perturbada a se drogarem quando ele diz parece cocaína, mas é só tristeza, ele retrata bem que o que leva uma pessoa a entrar nessa vida são apenas suas tristezas e seus temores.
Talvez Herdeiros são agora Da virtude que perdemos... Aqueles que podem observar a nossa condição humana como esta e tentem abrir os olhos daqueles que não podem enxergar o poder que tem sobre suas próprias vidas.
Há tempos tive um sonho
Não me lembro, não me lembro...
Aqui ele mostra q constantemente as pessoas tem seus sonhos, mas que desistem facilmente deles devido a tantos problemas, e por nossas buscas estarem direcionadas a resolver outros problemas.
Tua tristeza é tão exata
E hoje o dia é tão bonito
Já estamos acostumados
A não termos mais nem isso...
Quando estamos tristes achamos plenamente que temos todos os motivos do mundo por estarmos tristes, mas por trás daquela tristeza tão exata, o dia para outros é tão bonito.
E que já estamos tão acostumados a essa vida medíocre que ate nossas próprias angustias não tem mais sentido algum devido a vivermos assim, sem sentido, sem direção, aceitando a opinião dos outros e vivendo manipulados pelos conceitos que a sociedade nos molda.
Os sonhos vêm e os sonhos vão
E o resto é imperfeito...
Aqui ele nos quer mostrar que, apesar de sonharmos e deixar nossos sonhos ir, devemos acreditar em nossos sonhos e o resto será algo para segundo plano, será algo imperfeito, pois o que mais se vale na busca humana é ser feliz realizando aquilo que mais almejamos.
Dissestes que se tua voz
Tivesse força igual
À imensa dor que sentes
Teu grito acordaria
Não só a tua casa
Mas a vizinhança inteira...
Aqui se nos observarmos direitinho, veremos que se a força da imensa dor que sentimos, nós usássemos como um meio de vencer nossos obstáculos não seria apenas um pequeno obstáculo mas sim um todo.
Como ele retrata bem não acordaria apenas a nossa casa mas a vizinhança inteira, ou seja, não venceríamos apenas um mas muito mais que imaginemos.
E há tempos
Nem os santos têm ao certo
A medida da maldade
E há tempos são os jovens
Que adoecem
E há tempos
O encanto está ausente
E há ferrugem nos sorrisos
Só o acaso estende os braços
A quem procura
Abrigo e proteção...
“E há tempos Nem os santos têm ao certo A medida da maldade”: Estamos vivendo de uma maneira tão cega pelas buscas sem conteúdos, ou seja buscamos tanto o poder, o dinheiro, as coisas materiais, desejamos coisas tão sem valores em nossas vidas que acabamos caindo no fundo do poço, cheios de raiva, ódio, rancor por não termos aquilo que achamos que seria bom para nós, fazendo assim que lancemos ao mundo nossas atitudes negativas e maldosas que é apenas um reflexo de nossas frustrações.
“E há tempos são os jovens Que adoecem” : Antigamente nossos avôs viviam o drama de deixar nossas avós em casa cuidando de nossos pais ensinando os valores e princípios morais para serem pessoas preparadas para a vida humana, mas hoje a humanidade devido as políticas injustas se vêem no trabalho de que hoje os pais e as mães tem que trabalharem muito para poderem da uma vida boa para seus filhos, fazendo assim que muitos pais não tenho tempo de ensinar e conviver ao lado de seus filhos para ensinarem tais princípios e valores de uma família estruturada, deixando assim seus filhos a mercê da vida aprendendo tudo sozinho e sem direção.
E devido a isso as conseqüências são essas de que os jovens adoeçam nessa vida sem valor, de buscas sem os verdadeiros valores.
“E há tempos O encanto está ausente E há ferrugem nos sorrisos Só o acaso estende os braços A quem procura Abrigo e proteção...”:
Esse trecho retrata bem a vida humana hoje em nosso contexto social, pois o verdadeiro encanto da vida, a verdadeira vontade de viver esta extinta, as pessoas vivem hoje como robôs como se estivessem programadas para se fazer o que tem que se fazer, como Renato diz “E há ferrugem nos sorrisos”, os sorrisos das pessoas são sorrisos sem vida são sorrisos que não saem com vontade saem por mera obrigação de mostrarem que são simpáticos.
E so numa casualidade da vida alguém pode despertar e estender os braços para pedir e buscar viver a verdadeira vida.
Meu amor!
Disciplina é liberdade
Compaixão é fortaleza
Ter bondade é ter coragem (Ela disse)
Lá em casa tem um poço
Mas a água é muito limpa...
“Disciplina é liberdade”: quem é disciplinado para respeitar suas tarefas entende que nada pode restringir a sua liberdade.
“Compaixão é fortaleza” : Quem tem compaixão, sabe compreender a condição humana e isso nos fortalece para compreendermos as pessoas e o que elas fazem contra nós.
“Ter bondade é ter coragem”: no mundo de hoje a verdadeira bondade é sinônimo de coragem, pois as vezes fazer o bem a outrem outras pessoas podem se revoltar por estarmos ajudando uma pessoa na qual a sociedade ache que ela não mereça ser ajudada.
“Lá em casa tem um poço Mas a água é muito limpa...” Uma das partes mais linda da musica, por mais que estejamos no fundo do poço a sua essência ela é sempre limpa.
As vazes ouvimos a expressão " fulano esta no fundo do poço", e isso é um grande problema, pois as pessoas elas só se preocupam com o "fundo do poço" ou seja com os problemas em se, e não percebem que mesmo no fundo do poço sua essência é limpa sua água é pura, ou seja, os seres humanos deveriam entender, saber, compreender que: por mais que estejam com problemas em sua própria essência em seu espírito tem a pureza e a inteligência suprema para mudar a situação que se encontra, pena que as pessoas nunca são orientadas para perceberem que podem fazer tudo aquilo que quer.
Uma critica minha agora: O que vemos na televisão, nos rádios, jornais, revistas etc.. resumindo em todos os meios de comunicação social e ate mesmo com uma conversa com as pessoas?
Propaganda: fazendo assim com que a sociedade viva de maneira alienada consumindo os produtos das grandes empresas.
Noticias: da mais variadas possíveis, umas mostrando o horror e a desgraça das pessoas com seus acidentes e mortes variadas, pode ate servir para alguns como meio de se saber como esta o caminho da raça humana, e outras noticias são para falar da vida das pessoas, de suas vidas pessoais de que os artistas são vitimas.
Observem, as pessoas são treinadas e orientadas a verem o que esta fora e não o que esta dentro delas mesmas, as pessoas não sabem quem elas são nem ao menos o porquê esta aqui nesse mundo, claro, dar o verdadeiro conhecimento aos homens e torná-los um potencial humano é perigoso para os políticos, ora, ter pessoas inteligentes que sabem o que fazem com firmeza e responsabilidade não tem futuro para muitos, pois seres humanos assim fazem revoluções.
Teria tanto pra falar a vocês sobre a vida e a sociedade, mas aqui não da, pois não pararia mais de escrever.
Só parem um pouco para observar a vida as pessoas, observem sem julgar sem pensar, apenas observe o que elas fazem, olhem para dentro de vocês mesmos, vejam o porquê que a momentos de angustia quais são as suas causas, sejam um mestre de vocês mesmos, leva tempo, mas se começarmos a observar agora o caminho daqui para frente será diferente.
André Tavares Regis.