MENTIRAS E ENGANOS ...

Conforme o Aurélio, MENTIRA significa entre outras coisas: “Impostura, Fraude; Engano dos sentidos ou do espírito; Erro, Ilusão...”.

Entendemos que, a mentira é sempre prejudicial tanto a vida individual, quanto coletiva, sendo algo desnecessário em nosso meio.

Grande parte dos problemas no mundo contemporâneo têm por base a mentira e, projetos fracassados por sua vez, se escondem por trás de mentiras ou falácias.

Quando se analisa detalhadamente a questão, será possível entender que, a mentira procede de três fontes específicas:

- A primeira fonte é uma situação desconfortável que acontece no coração humano – Por exemplo: O medo de se expor, exatamente como é, independente da motivação ser correta ou não;

- A segunda fonte tem origem numa situação de insensatez, onde o responsável pela mentira não acha que trará conseqüências nocivas a si mesmo e a terceiros – Por exemplo, brincadeiras de mau gosto.

- A terceira fonte é a própria maldade humana, onde pessoas são levadas a pronunciar palavras ou praticar alguma ação com o objetivo específico de prejudicar o próximo.

O Certo é que, independente de sua fonte, o SENHOR JESUS, nos alerta que, “O Diabo é o pai da mentira” (João 8:44).

Está escrito:

“Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na Verdade,

Porque nele não há verdade.

Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio,

Porque é mentiroso e pai da mentira” (João 8:44).

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 13/04/2009
Reeditado em 27/08/2009
Código do texto: T1537039
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.