AMOR... ESSÊNCIA... CONTEÚDO E NADA MAIS

Ao léu me dispus a redigir o que me veio a mente no momento (com o consentimento da minha adorada esposa, claro) sem saber o resultado, ou a quem vou atingir para compreender o que digo. Mas quero falar do AMOR. Quem quizer, que comente, critique. Agradecemos.

"AMOR É SENTIMENTO INTENSO E QUE SE COMPLETA EM SI MESMO. NADA EXPLICA-O, SENÃO SUA ESSÊNCIA.

QUANDO O SENHOR JESUS DISSE: "AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AO TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO" estaria ele dizendo do absoluto do amor, mas o amor humano é relativo, sempre: custa-se o que se dá, e o quanto se recebe. Todos se amam, não há ninguém nesse mundo que não se ame. O problema é que até agora não compreenderam que "SE AMAM MAL OU SE AMAM BEM", mas se amam.

Explico: Aqueles que se amam mal, só conseguem amar mal ao seu próximo, porque toda sua essência de amor é mal. Quanto ao que se ama bem, amará bem ao seu próximo pelo simples fato de o querer sempre bem.

Há pessoas que adoram ser mal amadas. Amam se destruíndo aos poucos, e o que alguém tem a vê com isso? No entanto há outros que se amam bem, e adoram amar aos outros bem.

É o AMOR que se transforma, se transmuda, se metamorfeia. Há aqueles que se amam se odiando, e há os que se odeiam amando. Isso é quase um paradoxo dos grandes e mitológicos filósofos.

Quantas guerras foram e estão sendo praticadas em nome do amor. Quantas separações acontecem em nome do amor, quantos assassinatos em nome do amor e quantos roubos, furtos, seqüestros, agressões físicas e morais em nome do amor. E quase todos são recebidos como tal.

Sob a égide do amor se faz maravilhas ou coisas horrendas.

"AMAR AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO" é só uma metáfora daquilo que as pessoas querem para si, mas nunca para os outros. Todos querem ser amados, ainda que com ódio, outros querem ser odiados, ainda que com uma pitadinha de amor.

Conhecem a frase "MORRERAM POR AMOR?". E outra: "DERAM SUAS VIDAS POR AMOR?". Que isso, senão paradoxos, dualidade de sentimentos desconhecidos mas praticados no dia a dia? Ama-se a mulher desejada, como também amam a maconha, a cocaína, o LSD, o Êxtase, o Crack e até merda (Merla). E muito morrem e tem morrido por elas, como tem matado também.

Os pais disciplinam fisicamente seus filhos por amor, os carcereiros chicoteiam para disciplinar por amor, maridos e esposas se agridem por amor, e nações se matam por amor.

A fecundação é feita por amor, mas todos sabem que não há maior violência que esta, e é gostosa demais. A gestação é dolorosa, aborrecida, e quando está na hora de vir ao mundo o feto, êta dor cruel! E ainda assim é por amor. É como um orgasmo.

A família pouco abastarda ou em total miséria costumam ter mais filhos do que poderiam para alimentar, mas mesmo assim dizem que é por amor, e por amor, se precisar, todos morrem.

então o problema não é somente a palavra AMOR, mas sim sua essência, sua compreensão.

Deus fala sobre um amor racional, os homens entendem o amor físico e irracional. Então nascem, vivem, sofrem e morrem por AMOR!

Aqui estou eu, já passando do meio século esperando a coroação maior do AMOR. Então vamos amar o momento, nunca o amanhã e muito menos lembrar do ontem, principalmente quando são más lembranças.

Ontem jantei com minha esposa: NOS AMAMOS MUITO AO DELICIAR O PRATO QUE ELA FEZ... DEPOIS FOI SÓ SOFRIMENTO OLHAR PARA A PIA E VÊ-LA CHEIA DE PANELAS, PRATOS, COPOS, GARFOS E COLHERES... UFA!"

ESCRITO POR:JOSÉ ALFREDO DOS SANTOS FILHOS

niceooliver
Enviado por niceooliver em 10/04/2009
Código do texto: T1532479
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.