Alguma Filosofia: A Inteligência e a Malandragem no Brasil

Nas ruas, nas praças, em suma, em todos os ambientes públicos e privados, existem, simultaneamente ou não, a figura do malandro e do inteligente. Mas qual será a verdadeira diferença entre um e outro? Digo, com toda segurança, que enquanto o sujeito inteligente tende a crescer para cima, o sujeito malandro tende a crescer para baixo. No exterior, durante muitos anos, o brasileiro foi rotulado pelo esteriótipo do malandro, e isso certamente não foi bom. Pois tão-somente denegriu a nossa imagem perante o mundo.

Sim, lamento pelo Zé Carióca, o símbolo maior da malandragem. Tal personagem do desenho animado e dos quadrinhos que foi criado por Walt Disney a fim de aproximar a América Latina dos EUA, na primeira metade do séc. XX. Enquanto o inteligente responde aos obstáculos com dignidade e honestidade, o malandro reage pelo caminho mais fácil possível, nem que esse seja o caminho da ilegalidade. E o pior de tudo isso, é que temos essas duas antínteses no nosso sangue. Todos temos um pouco do inteligente e do malandro, uma herança da mistura das raças que se manisfestou ao longo desses 509 anos de Brasil. Mas a questão é dominarmos o malandro dentro de nós e desenvolvermos, sempre, o inteligente. Somente dessa forma é que esse país vai crescer de modo intenso e constante.

Fábio Pacheco
Enviado por Fábio Pacheco em 06/04/2009
Código do texto: T1525725
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.