RAZÃO OU EMOÇÃO...

Estamos habituados à polêmica entre razão e emoção; Afinal, como sobreviver numa situação assim se é necessário haver equilíbrio entre uma e outra, havendo momentos que se deve agir com a razão e, momentos com a emoção...

A questão se torna mais séria, quando não houver disposição de quem, por não está envolvido no problema, for partidário (naquele momento) apenas da razão ou apenas da emoção...

Conforme Silveira Bueno (no Dicionário MEC), EMOÇÃO apresenta os significados:

“Comoção”; “Abalo Moral”; “(Psicologia) estado mental caracterizado por intenso sentimento acompanhado de perturbações psicológicas, e até fisiológicas, que representam as formas primitivas de conduta”.

Por outro lado, alguns significados para RACIONAL: “Que faz uso da razão”; “Que raciocina”; “Que se concebe pela razão; Conforme a razão”; “Diz-se do número que pode ser expresso pelo cociente de dois números inteiros”; “O ser que pensa”; “Aquilo que é de razão”.

Portanto, não será uma questão de certo ou errado; mas de bom senso pra saber o sentido que está sendo adotado tanto pra razão quanto pra emoção; sabendo ter equilíbrio para discernir entre uma coisa e outra de acordo com as circunstâncias.

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 12/03/2009
Reeditado em 12/03/2009
Código do texto: T1482251
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.