EU NAO VIM PARA OS JUSTOS, MAS OS PECADORES

0.23. EU NÃO VIM PARA OS JUSTOS, MAS OS PECADORES

ANTONI BIGCUORE*

Jesus, em suas pregações, convida Levi, um cobrador de impostos, a segui-lo. Cobrador de impostos geralmente na época do judaísmo, era mal visto, pois eram corruptos.

Levi, siga-me!, disse o Mestre, de todos os mestres, Jesus!

Por outro lado, os fariseus e mestres da lei, ficaram furiosos diante da atitude de Jesus. E lhes dirige a palavra, dizendo: “por que seus discípulos comem e bebem com cobradores de impostos e com pecadores”?(Lc.5, 27-32)

O mestre lhes respondeu: “As pessoas que tem saúde não precisam de médico, mas só as que estão doentes. Eu não vim para chamar justos, e sim pecadores para o arrependimento”. (vers. 31,32)

Jesus, como filho de Deus, não poderia agir de maneira diferente. Acima de tudo, ele defendia os mais fracos, os marginalizados pela sociedade. Os doentes, os leprosos, os pobres, os oprimidos, pelo sistema da época.

Os fariseus, saduceos e mestres da lei, formavam uma elite arrogante, prepotente, e autoritária. E Jesus batia de frente com eles, pois a sua maneira de viver o amor, era completamente fora do que eles queriam. Eles(donos do poder) viviam hipocritamente. Manipulavam a religião na época (judaísmo ou lei de Moises), como forma de poder, como forma de oprimir o povo.

Jesus rompe com tudo isto!. Diz, eu não vim para abolir a Lei, mas para aperfeiçoá-la!

Meus irmãos e minhas irmãs, quem segue verdadeiramente a Jesus, tem que ter um coração de pobre, um coração simples, humilde e solidário. Isto é fazer a vontade de Deus em nossas vidas!

====================================================

(SP.sp. 28.02.2009, sábado, às 9,24 hrs.).(*)autor é cantor e Escritor em SP.sp. Acesse sua página na net - http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

====================================================