O militarismo é um câncer?
Para muitos, talvez, apoiados em suas experiências pessoais, o militarismo seria um câncer! Mas será que é isso mesmo? Na realidade, o militarismo é uma corrente ideológica, aspecto científico, e até mesmo uma corrente filosófica. Não existe Estado que não esteja apoiado em suas forças militares. A existência de um Estado depende de forças organizadas e que possam preservar os direitos e as garantias fundamentais do cidadão, e a soberania da nação. O ingresso nas Forças Militares em regra se faz de forma voluntária, e é por isso que o indivíduo não pode alegar desconhecimento. A existência de uma polícia assentada na hierarquia e na disciplina não é algo que exista apenas no Brasil, mas em outros países, como Itália, Espanha, França, entre outros. Afinal, os Homens armados devem possuir uma disciplina para que possam servir e proteger a população. A vida militar tem os seus rigores, mas na seara privada, esses rigores também existem, e às vezes de uma forma até mesmo mais severa, sem qualquer tipo de defesa ao interessado. Caso contrário o Setor de Recurso Humanos teria que organizar suas comissões processantes. A demissão sem justa causa é um elemento de controle, muitas vezes, até mesmo mais severo que os princípios de hierarquia e disciplina".
Proibida a reprodução no todo ou em parte sem citar a fonte em atendimento a lei federal que cuida dos direitos autorais no Brasil.