Na Crise Está A Oportunidade

NA CRISE, ESTÁ A OPORTUNIDADE

ANTONI BIGCUORE*

Lendo, na pagina de minha amiga, Zilda Santiago, me deparei com a seguinte frase de Albert Einstein: “No meio de qualquer dificuldade encontra-se a oportunidade”.

Nós humanos somos incompletos por natureza. Esta frase é muito usada pelos consultores de empresamos internacionais. Ela efetivamente denota muita sabedoria.

Acredito que o próprio Einstein, quando desenvolvia a sua teoria da relatividade, se deparou com inúmeras dificuldades. Não sei, mas provavelmente foi nesta ocasião que deva ter criado esta frase.

Vejam vocês o caso da maior crise financeira, da historia dos Estados Unidos e com repercussões globais!. Nunca o ser humano esteve diante de um desafio tão grande!

Por irresponsabilidade de “meia dúzia de iluminados”, concretizou-se a grande fantasia da riqueza a qualquer custo, do poder, da vaidade, do orgulho, com custos irreparáveis para a própria natureza.

Pasmem!.O pior de toda esta estória é que são os paises pobres que irão pagar a maior parte da conta, sendo que não foram eles que criaram a crise financeira global!

Estamos diante de grandes desafios!. Problemas globais requerem soluções globais!.

Entendo que das dificuldades, irão nascer efetivamente grandes soluções!. A necessidade é a mãe da invenção, já dizia o filosofo. Entendo que irão aflorar soluções criativas de tudo esta caos econômico e financeiro, que ora assistimos em todo mundo.

Os Estados Unidos que aprendam a lição com seus próprios erros. É imperativo haver uma certa regulação do mercado financeiro para que não se cai mais num pantanal como este.

Esperamos que a economia volte para a sua real função, ou seja, em produzir bens e serviços para o bem estar da sociedade. Tudo deve ser baseado na economia real. O dinheiro em circulação tem de ser sempre lastreados na produção de um país e não, como foi o caso, criar-se a economia virtual sem nenhum fundamento na economia real.

A crise também tem boa parte de psicologia. Se nós consumidores darmos a dimensão que ela não tem, ninguém mais consome nada e daí, ela efetivamente ela se instala.

É imperativo, que o DINHEIRO CIRCULE na veia econômica. Sem sangue circulando o coração para!. Analogamente na economia. Sem o dinheiro circular, a economia entra numa depressão profunda e morreremos todos nos!.

É importante ressaltar, também, que devemos consumir com responsabilidade; cumprindo o nosso papel de consumidor consciente e sem agressão ao meio ambiente!

====================================================

(*) Antoni BigCuore. Autor é escritor em Sp.sp. Acesse sua pagina na net – http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore.(sp.9,47 hrs.do dia 16.02.2009, 2a.feira).

====================================================