LIBERDADE

Estar livre é uma condição muito próxima da satisfação de uma necessidade qualquer, seja de um desejo ou alguma vontade momentânea. Neste estado de não submissão ao objeto que nos mobiliza na busca do prazer, sentimos a calmaria, um alívio e até uma certa tranqüilidade, pois alcançamos nosso objetivo. Podemos dizer então, que encontramos a liberdade na saciedade, e mesmo que em forma de sensação prazerosa passageira, estamos felizes.

Afinal quem, o que ou quais são as leis da existência? Um homem solitário no deserto pode se mover e avistar o horizonte e por isso é livre? Um homem preso entre quatro paredes pode pensar, até mesmo imaginar, e por isso é livre?

Ser livre é mais do que uma condição de liberdade. É estar em harmonia, em paz consigo mesmo e em sintonia com o outro. Estar consciente de sua singularidade e ser capaz de respeitar as tantas diferenças alheias. E naqueles momentos de estranheza de si mesmo, quando estamos “emsimesmados”, conseguirmos identificar e romper com os limites, transpor as barreiras que muitas vezes são criadas e impostas por nós mesmos. Sair do “isolamento”para interagir com o TODO do qual somos parte é o mesmo que conquistar a LIBERDADE.

“A máxima igualdade é aquela que permite o exercício das diferenças”.

“Voluntariedade é sinônimo de solidariedade.”

“LIBERDADE É SINÔNIMO DE INTEGRAÇÃO.”

Lulith
Enviado por Lulith em 07/02/2009
Código do texto: T1427210
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.