A todos os adolescentes

Dizem que a adolescência é uma das fases mais conturbadas da vida... A maioria dos pais ou parentes simplesmente não têm paciência para lidar com certas atitudes, dando repreensões ao invés de respostas... Só pode haver uma explicação plausível para isso, o tempo realmente suaviza dores e problemas. Não há como pensar em alguém que já passou por essa fase menosprezando as dificuldades encontradas pelos filhos, ridicularizando os "aborrecentes".

Ora, esperavam o quê?

Estamos perfeitamente bem acomodados embaixo da asa dos pais até que de um dia para o outro somos "expulsos" sem a menor explicação ou manual de como sobreviver lá fora. Em um dia estamos brincando de boneca e no outro já estão nos cobrando a pensar em um meio de nos virar por conta própria.

É claro que existem excessões, filhotes que já saem do ovo com a asa perfeitamente capaz de voar e a dor então é voltada para os pais. Mas e os que têm um medo absurdo de altura, independente da idade? Se é que a idade cronológica realmente serve para medir alguma coisa. O que fazer com os que se recusam a voar? Empurrá-los para que à força vençam o medo ou acompanhá-los até que se sintam preparados?

Anos e anos se passaram, assim como muitos outros passrão sem que a humanidade consiga responder a tais perguntas.

Uma coisa, no entanto, é certa, devia-se dar mais créditos aos adolescentes, afinal, é a coragem de nos lançar à queda livre que nos dá a chance de passar o resto da vida aperfeiçoando o vôo.

Gabriela Telles
Enviado por Gabriela Telles em 05/01/2009
Código do texto: T1367842
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.