SALVE O NATAL !

Você sabe a real história do dia 25 de dezembro, dia do nascimento de Jesus em Belém? Assim como até hoje as pessoas precisam de ritos de passagens, há 2008 anos as coisas não eram muito diferentes. Os cristãos precisavam de uma data que significasse o início da época de plantio. Para isso, celebravam e pediam aos deuses que tudo ocorresse de forma tranqüila e que, passados alguns meses, a colheita fosse abundante e de qualidade. Coincidentemente a melhor data para isso é – até hoje – no fim de dezembro.

E...? Bom, na tal celebração as pessoas ofertavam aos deuses oferendas. Passados mais de dois mil anos a tradição persiste. Sim, que atire a primeira noz, o primeiro pedaço daquele pernil horroroso quem não agradece o ano que se passou e pede saúde, paz, alegrias, dinheiro e sucsex! Quem não agradece a colheita e pede mais...? (Se você for judeu não vale brincar!)

Então esse rito não vale a pena? Como diria o meu grande amigo Fernando, o Pessoa, “tudo vale a pena se a alma não é pena”. Assim, que venha a temporada de oferendas e bons ventos nos traga um mar repleto de letras!

Salve,salve 25 de dezembro!!! Salve, salve o Natal!