Viver a vida!!!
Viver a Vida!!!
As vezes atentamos para nossos problemas pessoais e esquecemos de valorizar as mais belas e pequenas coisas da vida.
Contamos a passagem do dia somente com horas e ignoramos o Amanhecer, o Sol se abrir, a luz e o calor que ele nos proporciona.
Esquecemos do meio-dia ensolarado, nublado ou chuvoso.
Esquecemos do Pôr-do-Sol, dos raios avermelhados atravessando o céu, cortando nuvens e nos proporcionando um espetáculo de cenário, que não damos mais valor.
Esquecemos de observar o Arco-Íris que surge após uma repentina chuva em meio ao Sol, Ignorando-o, deixando-o ir sem mesmo observar a sua beleza.
Ignoramos o vento que bate em nosso rosto.
Ignoramos a chuva que limpa nossos ares, refrescando nossa terra e que molha nossos corpos.
Preferimos fugir dela, odiá-la por impedir de ir ao um encontro, a um compromisso ou por molhar nossos sapatos.
Ignoramos a beleza e o espetáculo da chuva de ver os raios e trovões cortando os céus, entre as nuvens pesadas, ignoramos.
Ignoramos as estrelas, que iluminam nosso céu com seus brilhos graciosos formando uma bela abóbada celeste e nem nos damos conta que elas estão ali, brilhando para cada um de nós.
Ignoramos a Lua, com sua majestosa forma e brilho, clareando nossas noites, enfeitando nossas janelas, nossos jardins, nossas praças, nossas ruas, motivo de versos, poemas e canções dos nossos grandes poetas e no entanto, a ignoramos.
Ignoramos os rios, que afluem ao mar a dentro e nem se quer paramos para observar a beleza de seus percursos e os pequeninos barcos que neles passeiam. Ignoramos a beleza que se esconde do mundo marino.
Ignoramos a beleza da cachoeira, que cria as mais belas imagens a milhares de anos, tão forte, tão robusto, e também a ignoramos.
Ignoramos os pássaros que pousam em nossas janelas, em nossas casas, em uma árvore perto de nós. Cantam sozinhos, pois não temos mais tempo para ouvi-los.
Ignoramos a graciosidade dos animais, que também se detêm de carinho e amor e os afugentamos, os ignoramos.
Ignoramos as árvores, que nos proporcionam frutos, sombra e fortalecem nossos solo, as ignoramos.
Ignoramos as montanhas que nos dão uma grande visão para o horizonte, e a consideramos um obstáculo.
Ignoramos o vôo de uma borboleta, que simplesmente está cumprindo o seu papel na natureza, trazendo pólen de uma flor a outra, para que você mesmo receba esta mesma flor amanhã, a ignoramos.
Ignoramos o prazer de estar deitado numa grama, mordendo um capim, sentindo uma formiga nos morder, ouvindo ao longe, o cantar do galo, o mugir do boi, o relinchar de um cavalo.
Ignoramos o cheiro da terra molhada pela chuva de verão.
Ignoramos a beleza do outono, que nos proporciona a mais bela imagem das quedas de folhas e flores.
Ignoramos o inverno, que nós faz sentir carente de um abraço caloroso.
Ignoramos a primavera, o momento do brotar das folhas. Flores e frutos nascem despercebidas, as ignoramos..
Ignoramos o novo surgimento das flores, e o cantarolar dos pássaros anunciando a chegada da primavera.
Nem se quer notamos mais que existem ninhos de pássaros em nossas árvores a todo instante, ignoramos.
Ignoramos as paisagens das estradas quando nelas viajamos, pois só estamos focados no destino de chegada. Ignoramos.
Ignoramos o formigueiro, as abelhas, as joaninhas, os vaga-lumes, as flores estranhas e pequeninas que nascem nos cantos mais escondidos de nossas casas.
Ignoramos o prazer da água matar nossa sede...
Ignoramos o exato momento do prazer de relaxamento que um banho nos proporciona assim que saímos do chuveiro, ignoramos.
Ignoramos o momento de prazer quando sorrimos, quando damos gargalhadas que nos faz chorar de alegria, ignoramos.
Ignoramos o abraço apertado ao rever amigos e parentes distantes. A satisfação que isso traz, ignoramos.
Ignoramos o EU TE AMO de quem realmente te ama.
Ignoramos o amor de Mãe e Pai, e depois tentamos revive-los nas lembranças do passado, onde já será tarde. Ignoramos.
Ignoramos o sorriso e o abraço de uma criança que é puro e verdadeiro de amor singelo.
Ignoramos o prazer de ajudarmos o próximo, pois só pensamos em nós mesmos, ignoramos.
Ignoramos as mais belas e pequenas coisas da vida, tão simples e de grande valor, que não nos damos conta de como somos ricos e felizes.
Ricos e felizes eram nossos pais, avos e bisavós, que tiveram tudo isso,
Que vivificaram tudo isso,
Que participaram de tudo isso,
Que observaram tudo isso,
Eles sim foram felizes.
Que conheciam o cheiro da terra molhada, do mato cortado, da lenha queimada, do grão de café torrado,
Do gosto da água da nascente do riacho, do gosto da comida feita no fogão a lenha,
Do gosto de frutas retiradas direto do pé,
Do andar descalço na terra, do banho de rio,
Do barulho da chuva batendo nas telhas vermelhas e escoando-se pelas paredes velhas manchadas de barro de respingos d´água, empoçando-se no chão batido da frente da casa.
Sentar-se na varanda desta mesma casa ao fim da tarde, ao som de uma cigarra cantando, para observar o Pôr-do-Sol, o cantarolar dos pássaros em suas retiradas, observando as nuvens tomando formas diferentes e engraçadas a cada instante, observando o cair da noite, a chegada das estrelas, a chagada do luar,
Ver-se iluminado pela luz da Lua.
Conheciam o remédio natural, conheciam cada planta e sabiam qual a sua funcionalidade, seu benefício,
Sabiam curar as doenças utilizando-se da natureza,
Sabiam apreciar o que a vida lhes ofereciam,
Eles sim não ignoravam nada da vida.
E nós que simplesmente nos achamos mais vividos que eles, mais espertos, mais modernos e não percebemos mais nada disso que a vida levou milhares de anos para nos oferecer.
Mas nós só enxergamos faróis, ruas, lojas, repórter, tragédias.
Estamos mesmo preocupados com as nossas contas, , com o carro, com a casa, com a roupa, com o cabelo, com o trabalho, com programas de TV, com os bens materiais, tentando buscar a felicidade nelas, sempre querendo ganhar mais dinheiro para ser feliz, mas nos dias de hoje, esquecemos que a felicidade não está nisso tudo, mas sim, dentro de nós mesmos.
"Dinheiro não traz felicidade, ele lhe dá conforto, estátus e aumento de patrimônio, felicidade não!!!"
A felicidade começa dentro de você, podendo se expandir a tudo e a todos e terminando novamente em você mesmo.
Você não vai encontrar a felicidade no casamento, no emprego, na faculdade, nos amigos nem nos bens materiais que você adquirir. Você só a encontrará dentro de você mesmo. A vida lhe retorna isso.
Por isso, se ame, se dê, importe-se com você mesmo.
Somente você poderá lhe dar tudo isso,
E se assim não for, você não poderá dar nada disso a ninguém.
Por isso, aproveite todos os momentos da vida,
E se veja sempre como a personagem principal deste grande filme da vida.
Viva a vida intensamente como se fosse o ultimo momento dela, pois não existe o botão REPETIR ou VOLTAR no grande filme da vida.
Isso faz parte da Grande Escola da Vida, que sempre está a nos ensinar até o ultimo minuto de nossas vidas suas lições, sejam elas alegres, prazerosas, doloridas ou sofridas. As vezes pensamos que sabemos e vivemos tudo, mas na verdade não sabemos de nada.
Conviver e cuidar de pessoas é um desafio imenso, pois cada pessoa vê o mundo diferente, não existe um ser igual ao outro, nunca existiu, por isso tentar conviver com pessoas, em grupos e sociedades é um tarefa de difícil desafio.
“Procure ser uma pessoa de valor, em vez de procurar ser uma pessoa de sucesso.”
E lembre-se sempre, a felicidade está nas pequenas coisas da vida, nos pequenos gestos, nas coisas mais simples que todo ser humano tem alcance, basta buscá-la, pois Deus a fez para todos, por que todos tem o direito de serem felizes.
Sejam Felizes, muito felizes...
Que assim seja!