LIBERDADE

Eu sou Livre e você, é livre? Essa pergunta é meramente ilustrativa pois eu já sei a resposta, você me dirá que sim e eu te direi que não. Porque eu digo que não? A minha resposta começará pela dúvida da definição de liberdade, a minha definição pode ser diferente da sua, apenas para simplificar vamos usar a seguinte: ser livre é ser dono do seu próprio tempo, por exemplo, uma pessoa livre, segundo essa definição, seria uma pessoa que escolhe quando acordar, quando trabalhar, quando comer, quando dormir ou quando aprender, qualquer um que tenha um desses horários determinado por um patrão, mãe ou sei lá quem deixou de ser livre, essa definição é radical eu sei, mas essa é a intenção. Então volto a te perguntar, você é livre?

Já não tem tanta certeza né? Não se preocupe eu também não sou dono do meu tempo ainda, mas me declaro livre porque volta e meia me permito ser dono do meu tempo e sofro as conseqüências que a sociedade nos impõe, afirmo que vale a pena. Sei que um homem só não pode mudar o mundo, se alguma vez você ouviu que uma pessoa só faz a diferença, a pessoa que te afirmou isso não se explicou direito, uma pessoa só somente faz a diferença se as outras pessoas começarem a acreditar nas suas idéias, não tenho a mínima pretensão de que alguém acredite em mim, apenas quero expor a minha opinião e com isso me sentir um pouco livre.

Não posso ser dono do meu tempo, mas sou dono do meu pensar e incentivo outras pessoas a fazerem o mesmo, para isso basta questionarmos constantemente, assim eu faço, mas como nossa sociedade não está preparada para pessoas questionadoras, ao invés de falar eu escrevo. A liberdade de pensar ninguém pode tomar da gente.

A sociedade afirma que a escravidão acabou, mas já percebeu quantas coisas fazemos porque somos “obrigados” a fazer, sinceramente decidi só fazer as coisas que eu acho que vale a pena. E se a sociedade me impor conseqüências desastrosas? Que se dane, pois vale mais a pena viver uma vida pobre, mas plena do que uma vida rica, mas monótona. Lembre-se que as pessoas que revolucionaram o mundo sempre foram questionadoras e não deixaram ninguém aprisionar o seu pensamento apesar de algumas terem sido presas (vide Nelson Mandela).

Então apesar do que você faça, ou de quem aprisione o seu tempo, nunca deixe de pensar e acreditar que as coisas possam ser diferentes, vamos ser livres e incentivar a liberdade de todos, para terminar volto a te perguntar, Você é Livre?