A pior escravidão

A história da humanidade está repleta de momentos em que homens escravizaram homens, utilizando-se de diversos discursos filosóficos para este fim. No entanto, nos dias de hoje, acontece algo talvez mais grave, que é a escravidão psicológica do indivíduo.

A sociedade nos impõe conceitos religiosos, normas padrões, definições inexatas do bem e do mal, padrões estéticos cruéis e uma divisão de classes sociais horrenda.

Em meio a tudo isto está o indivíduo. Em meio a este turbilhão estamos você e eu. Nos policiando incessantemente, tentando satisfazer normas, adquirindo preconceitos (mesmo sem querer), enclausurando cada vez mais nossos espíritos e, por isso, adquirindo também muitas doenças espirituais graves.

Este tipo de escravidão é o mais difícil de ser extinto, apesar de ser a causa da maioria das patologias sociais. Para se combater tal anomalia, precisaríamos de uma revolução intelectual, material e moral no ser humano, já excessivamente absorto neste mar de falsos aprendizados. Talvez isto não seja possível, talvez ainda não estejamos prontos para tal mudança. Mas creio que podemos fazer nossa parte, promovendo uma reforma íntima e tentando nos livrar das negatividades que absorvemos, mesmo sem querer, nesta vida.

FernandoNogueira
Enviado por FernandoNogueira em 15/12/2008
Reeditado em 15/12/2008
Código do texto: T1337042
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.