Realidade Relativa

Dentre os inúmeros conceitos falhos criados pela humanidade, está a noção de realidade. O que o senso-comum considera como ''realidade'', nada mais é que uma pequena gota d'água no enorme oceano chamado vida.A noção de realidade que a sociedade nos impõe é de que só é real aquilo que ocorre de concreto no dia-a-da, e que nossos sentimentos e pensamentos não passam de abstrações.

Apesar desta vã filosofia, o fato é que passamos a maior parte de nossas vidas intretidos com nossos pensamentos, com nossa própria realidade, com nossas emoções íntimas e irreveláveis.

Um exemplo claro disto: Conheci uma pessoa há tempos atrás, era uma pessoa muito querida e sua presença ficou nítida em minha memória durante anos. Tempos mais tarde, descobri que esta pessoa havia morrido há muito tempo, porém para mim e em minha memória, ela viveu por muito mais tempo. Quando tive a fatídica notícia, o que ocorreu na realidade foi um choque de realidades igualmente importantes sem, contudo, uma excluir a outra.

A realidade, neste mundo de ilusões em que vivemos, é fragmentada, multilada, deflorada. Quando se tenta criar uma fórmula geral para a realidade, cai-se no erro do dogmatismo e os efeitos colaterais disto são as desarmonias entre os proprios humanos, os preconceitos, e as intolerâncias.

Um dia espero que os humanos possam descobrir que a verdade não é única, posto que nem a realidade é. E, acima de tudo, que consigam conviver bem com esta descoberta.

FernandoNogueira
Enviado por FernandoNogueira em 11/12/2008
Código do texto: T1330438
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.