O QUE MAIS COMOVE .

O que mais comove , nesse mundo do que a cena de um mendigo levando pela pobre colerinha o seu cãozinho vira-lata! É de uma ternura irresistível vê-los caminharem pela rua, aos trapos, naquela gratuidade de que nada mais importa nesse mundo, nada que vá além de uma boa companhia: o homem entende o cão e o cão entende o homem melhor ainda - e isso é tudo! - vão os dois orgulhosos escapando de minha vista consternada, nem sequer me viram, adiante passaram... Até que o mendigo, mais humilde que o seu cão, volta-se para trás e me acena; pensei que fosse esmola, mas queria apenas um sorriso... Continuei minha viagem.

E muito embora seja a cena do mendigo e do cão uma coisa comovente, ainda comove mais, aquele aviãozinho ao longe estendendo no céu o seu melancólico tapete de fumaça, longe, muito longe do meu triste subúrbio... Como é lindo e inacessível o aviãozinho que estende tapetes de fumaça, é lindo. Quando menino era louco para ter um, mas minha mãe nunca me deu, não fazia caso nenhum dos meus apelos infantis, me descia a mão na cara.

O que mais comove, do que a cena do mendigo e seu cão, e mais comovente do que o aviãozinho, é outra coisa: é de repente ver uma mulher chorando e aí agente fala quase sem querer uma coisa bem engraçada pra ela, e ela começa a sorrir uma gargalhada bem gostosa:Não mulher, não chore.

As outras coisas que me perdoem, mas nada é mais comovente do que um sorriso entre lágrimas!

Não quero aborrecer ninguém com essa história do que comove mais, mas todos vão ter que aceitar que nada comove mais no mundo – ainda mais do que a mulher que sorri entre lágrimas – do que o homem que simplesmente chora. Sim, minhas senhoras, nada é mais comovente no mundo do que o homem que chora!

O homem que chora só perde para a cena da criança que trás um gato todo remelento para dentro de casa, aquele pobre gatinho doente que os pais nunca vão aceitar; só perde para a bela mulher que passa na praia com o seu biquíni vermelho; e para aquela outra que passa de biquíni amarelo; e aquela outra que passa de tanga; e para a outra, trágica morena, que passa meticulosamente vestida de luto, mas que, espantosamente, mexe com os nossos desejos mais intimos, mais do que qualquer outra.

Meu Deus, nada comove mais que a perseverança de uma pessoa com cancer, do que um filhote de gato dormindo, que a desolação de um idoso; do que o pai de família que gasta o pouco que tem para ver o jogo do seu time do coração e ainda assistir a amarga derrota; nada existe de mais comovente nesse mundo do que um cachorro guiando um cego; do que um choro de Pixinguinha; a triste flor no deserto; o Pequeno Príncipe; um poema do Bandeira.

- Não, O que mais comove nesse mundo, do que aquilo que mais comove você nesse momento...

Elieser Chaves
Enviado por Elieser Chaves em 11/12/2008
Código do texto: T1330191
Classificação de conteúdo: seguro