Desenvolvimento e conservação

Esse texto foi escrito por mim em uma prova mensal de redação.

O ecossistema abrange todos os níveis de relação entre os seres vivos e as relações do homem com o meio físico natural, mas uma das bases desse tripé está afetando as outras duas em função de suas abições e pode ser que ao serem danificadas as outras duas das suas bases, o tripé venha ao chão e não mais se erga.

Todo o desenvolvimento tecnológico e econômico que a humanidade atingiu foi baseado em recursos naturais que sempre modificam a paisagem natural desde sua formação superficial até alterações profundas no clima regional, nos nutrientes do solo, no regime de chuvas entre várias outras modificações.

A natureza funciona através de ciclos harmônicos, como a engrenagem de um relógio, e qualquer pequena muydança pode quebrar esse equilíbrio instável cuja tendência é afastar-se cada vêz mais de seu ponto de quilíbrio.

A busca or meios de obtenção de energia menos custosos à natureza e mais viáveis econômicamente é tema de pesquisas no mundo todo, no Brasil há pesquisas com o biodiesel, álcool e a energia solar.

O ponto a que chegamos em relação ao dano cusado `natureza se tornou irreversível, mas controlável, a ,amutenção de medidas anti-poluentes e a introdução sa ideologia do desenvolvimento sustentavel podem conservar o planete para que as futuras gerações encontrem condições de sobrevida.