Osho e a religião Jainist
Osho era o primogênito de uma família de mercadores da religião Jainist
O jainismo foi contemporâneo do budismo no movimento de reforma dentro do hinduísmo. Tomou depois forma como religião independente, e existe até os dias de hoje com mais de dois milhões de adeptos na Índia.
Os Jainist e budistas restabeleceram melhorias em âmbito moral e social contra o regime de castas, e sobre os privilégios dos brâmanes..
Em sânscrito a origem da palavra jainismo - jin -significa "conquistador".
A matéria e a mônada - “sopro vital, o mais elevado princípio do ser humano" são de natureza distinta. Os adeptos devem combater, através de uma série de estágios, e a salvação consiste em liberar-se dos laços materiais para alcançar o nirvana
Osho foi criado pelos avós maternos até oito anos de idade, e a educação recebida exerceu profunda e decisiva influência em seu futuro.
Sua avó possuía espírito evoluído lhe permitindo diferenciar o ascetismo da repressão sexual e material.
Se os instintos são de origem natural “biológica” como os de todos os seres, não há razão do receio da doutrina Jainist ao próprio corpo e ao corpo das mulheres.
Toda a vida é feita de polaridades: positivo e negativo, nascimento e morte, homem e mulher, dia e noite, verão e inverno - opostos polares.
Mas esses opostos não são apenas polares; São elementos que se integram a um todo para completá-los.
“A pessoa completa é aquela que conhece ambas as artes e é capaz de se mover de uma para a outra com a maior facilidade possível. Exatamente como a inspiração e a expiração - não há dificuldade. Elas são opostas - quando vocês inspiram o ar é um processo; quando expiram o processo é exatamente o oposto. No entanto, inspiração e expiração formam uma respiração completa”.
Deus só cria o extraordinário, o Divino, - desde o Lótus, as rosas, a flor de um capim!
O ser que se considera “Comum” irá fracassar e criará miséria para si mesmo.
“As gotas de chuva, essa manhã, as pessoas ao seu redor - este momento é extraordinário, ele não pode ser repetido novamente, não, nunca, nem mesmo em toda a eternidade ele poderá ser repetido”.
“Minha compreensão não está baseada em um único pólo; minha compreensão é fluida. Eu saboreei a verdade de ambos os lados: eu amei totalmente e meditei totalmente. Esta é a minha experiência: a de que uma pessoa está completa só quando conhece os dois pólos. Senão, ela é apenas uma metade; algo fica faltando nela”.
“Assim, vocês terão sentido o gosto da totalidade. E conhecer a totalidade é o único meio para se conhecer o que é o sagrado. Não há outro meio".
Gratidão a todos os Mestres Espirituais que “trilharam o caminho” antes de nós...
Amor – Lembre-se de não armazenar seu amor, de não ser calculista,
Não seja mesquinho, assim você perderá tudo, ao contrário, permita que seu amor floresça e o compartilhe, ofereça-o, Permita que ele cresça.
Auto-aceitação – Você não pode ser outro além de você mesmo. Então relaxe. A existência necessita de você tal como você é.
Arrependimento – “Esteja consciente de que mesmo quando você comete um erro, isso também pode ser uma oportunidade. Quando perceber que foi contra sua própria verdade que traiu o que sente em seu coração, permita que as lágrimas fluam profundamente... elas podem causar a transformação.”.
Confiança - ”Quando você sente profunda confiança, essa qualidade transforma sua vida, não importa as circunstâncias”.
Compaixão não é ter um coração transbordante de piedade para com os outros. Compaixão é um amor tão profundo que você está disposto a fazer o que for preciso para trazer luz a uma situação
Consciência - “Sempre que você estiver agindo inconscientemente, pare, não seja um robô, não aja a partir do ego. Tome uma xícara de chá - acorde e então aja com consciência.”.
Coragem - “Este é um lembrete”:
“Quando você entra no caminho para encontrar Deus, não há retorno possível. E isso exige tremenda coragem”.
Compreensão - O que você enxerga no próximo – É que você tem dentro de si mesmo. Seus julgamentos são na verdade, reflexos daquilo que está reprimido ou rejeitado dentro de você.
Inteligência – “Use sua inteligência para procurar as coisas onde elas estão mesmo se estiver escuro. Olhe para dentro”.
Mente –“Esteja pronto para tomar responsabilidade, pela sua própria miséria, alegria, negatividade, positividade, inferno ou paraíso. Quando essa responsabilidade é entendida e aceita, mudanças começam a acontecer. Esteja aberto a uma nova possibilidade.”.
Raiva – “Quando você sentir raiva, não jogue sobre o outro e nem a reprima”.
“Ela é um belo fenômeno que pode ser transformado num fenômeno positivo”.
Fracasso - “Quando você tenta fazer algo sozinho, separado do todo, isso se torna um fracasso. O sucesso está em Deus e com Deus”.
Sexo - “Permita que seja o primeiro passo, mas não o último.”.
Tristeza – “Quando você segue a natureza das coisas, não existe sombra. Até a tristeza é luminosa... Ela não é mais sua inimiga. Você a acolherá, pois perceberá sua necessidade. E sem ela você será menos, não mais.”.
Criatividade - “Pare de usar sua loucura, negatividade e destrutiva contra si mesmo, e os outros”. Destruição até mesmo uma criança pode fazer. Agora se volte para algo interno, completamente não - familiar.
- Isso exige tremenda coragem e força. “Permita-se expressar sua criatividade”
“A gargalhada é uma força tão transformadora que nada mais é necessário”...
Se “você transforma sua tristeza em celebração, então também será capaz de transformar sua morte em ressurreição”.
Esperança – “Não se perca na armadilha da esperança, não se deixe levar pela idéia de que a ajuda vem de fora. O outro não o preencherá. Preenchimento é interno”.
Gratidão - “Quando seu coração está pleno de gratidão, qualquer porta aparentemente fechada pode ser uma abertura para uma bênção maior”.
Inteireza – “Olhe para dentro de você e perceba se você está inteiro”.
“Tesouras são como a mente, elas cortam, divide,”.
“A agulha é como o amor, une as coisas, restaura o que está despedaçado”.
”Abra seu coração para o amor, e ele o tornará inteiro”.
Prece – “Não interfira no amor e na prece de outra pessoa”.
Abandone a idéia de que você sabe a maneira de rezar.
Simplesmente respeite...
...”Seja qual for à maneira delas, essa é a forma perfeita para elas.”.
Abuso do poder - Quando você usa o poder, deve ter um profundo respeito e amor pelos outros e por toda a existência. Não interfira na vida do outro a partir de suas próprias concepções intelectuais.
“Se você tem poder, não manipule os outros; use-o criativamente”.
Meditação - Preste atenção a tudo.
Não existe “grande” ou “pequeno”.
Você pode encontrar Deus em todo lugar.
Procurando, Buscando, Investigando... ...Você está em sério perigo!
A qualquer momento pode está amando, curtindo... Você pode acidentalmente encontrar Deus
Seja sincero em sua busca; Faça tudo por ela.
É a sede de conhecer o original através do reflexo que o torna digno do acidente final!
- A ILUMINAÇÃO!