VIVEMOS COMO ILHAS

Conforme as primeiras lições ainda no curso primário, uma ilha é uma porção de terra cercada de água por todos os lados.

É interessante observar que, não temos notícia de duas únicas ilhas que tenham se unido formando uma nova ilha. Elas estarão sempre separadas umas das outras – ainda que façam parte de um mesmo arquipélago.

Assim vivemos nós, não que seja impossível nos unirmos com outras pessoas; mas porque o preço a ser pago não estaria na ordem do dia –ninguém deseja anular–se para que outros brilhem um pouco mais.

Essa linha de pensamento ainda não é aceita porque está faltando disposição de ler nas entrelinhas – afinal, como aceitar algo que depende de aprendermos a caminhar juntos?!

Estamos habituados a falar muito mais do que ouvir – ler nas entrelinhas, algumas vezes, dependerá de percebermos que a voz ou a escrita é insuficiente para expressar tudo o que pode ser dito ou registrado com tinta;

em outras palavras, o que alguém fala no momento estará relacionado com sua existência como um todo e não apenas com o que pretendeu falar agora.

Afirmar que vivemos como ilhas, significa dizer que seria quase impossível ouvir as outras pessoas com o coração, porque estamos programados para falar sem parar ao invés de ouvir mais do que falar, especialmente, ouvir com o coração porque “o essencial é invisível aos olhos”.

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 05/09/2008
Reeditado em 03/10/2008
Código do texto: T1163218
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.