Pensamentos de Mahatma Gandhi (1869 – 1948)   

Satyagraha (1) não depende do número; depende do grau de firmeza.

Os fracos nunca podem perdoar.

Satyagraha e Ahimsa (2)são como duas faces da mesma medalha, ou melhor, como as duas cades de um pequeno disco de metal liso e sem incisões. Quem poderá dizer qual é a certa? A não-violência é o meio. A Verdade, o fim.

O mundo está farto de ódio.

 

O amor é a força mais sutil do mundo.


Creio poder afirmar, sem arrogância e com a devida humildade, que a minha mensagem e os meus métodos são válidos, em sua essência, para todo o mundo.

O silêncio já se tornou para mim uma necessidade física espiritual.  

As enfermidades são os resultados não só dos nossos atos como também dos nossos pensamentos.

A minha vida é um Todo indivisível, e todos os meus atos convergem uns nos outros; e todos eles nascem do insaciável amor que tenho para com toda a humanidade.

Os olhos, os ouvidos e a língua vêm antes da mão. Ler vem antes de escrever e desenhar antes de traçar as letras do alfabeto.

A força não provém da capacidade física, mas da vontade férrea.


A minha preocupação não está em ser coerente com as minhas afirmações anteriores sobre determinado problema, mas em ser coerente com a verdade.

Unir a mais firme resistência ao mal com a maior benevolência para com o malfeitor. Não existe outro modo de purificar o mundo.

O erro não se torna verdade por se difundir e multiplicar facilmente. Do mesmo modo a verdade não se torna erro pelo f ato de ninguém a ver.

Só podemos vencer o adversário com o amor, nunca com o ódio.

O amor é a força mais abstrata, e também a mais potente, que há no mundo.

Algemas de ouro são muito piores que algemas de ferro.

O Amor e a verdade estão tão unidos entre si que é praticamente impossível separá-los. São como duas faces da mesma medalha.

O ahimsa  não é somente um estado negativo que consiste em não fazer o mal, mas também um estado positivo que consiste em amar, em fazer o bem a todos, inclusive a quem faz o mal.

A única maneira de castigar quem se ama é sofrer em seu lugar.

 O ahimsa não é coisa tão fácil. É mais fácil dançar sobre uma corda que sobre o fio da ahimsa.

É o sofrimento, e só o sofrimento, que abre no homem a compreensão interior.

Não violência não quer dizer renúncia a toda forma de luta contra o mal. Pelo contrário. A não-violência, pelo menos como eu a concebo, é uma luta ainda mais ativa e real que a própria lei do talião - mas em plano moral.

 Para tornar-se verdadeira força, a não-violência deve nascer do espírito.

Creio que a não-violência é infinitamente superior à violência, e que o perdão é bem mais viril que o castigo...

O método da não-violência pode parecer demorado, muito demorado, mas eu estou convencido de que é o mais rápido.

Após meio século de experiência, sei que a humanidade não pode ser libertada senão pela não-violência. Se bem entendi, é esta a lição central do cristianismo.

Aquele que não é capaz de governar a si mesmo, não será capaz de governar os outros.

A Natureza é inexorável, e vingar-se-á completamente de uma tal violação de suas leis.

A verdadeira educação consiste em pôr a descoberto ou fazer atualizar o melhor de uma pessoa. Que livro melhor que o livro da humanidade?

Quem sabe concentrar-se numa coisa e insistir nela como único objetivo, obtém, ao cabo, a capacidade de fazer qualquer coisa.

Nunca país algum se elevou sem se ter purificado no fogo do sofrimento.

Odeio o privilégio e o monopólio. Para mim, tudo o que não pode ser dividido com as multidões é "tabu".

A pureza de espírito e a ociosidade são incompatíveis.

  Todo aquele que possui coisas de que não precisa é um ladrão.

Quem busca a verdade, quem obedece a lei do amor, não pode estar preocupado com o amanhã.

Estou firmemente convencido que só se perde a liberdade por culpa da própria fraqueza

As divergências de opinião não devem significar hostilidade. Se fosse assim, minha mulher e eu deveríamos ser inimigos figadais. Não conheço duas pessoas no mundo que não tenham tido divergências de opinião. Como seguidor da Gita (3) (Bhagavad Gita)(4)sempre procurei nutrir pelos que discordam de mim o mesmo afeto que nutro pelos que me são mais queridos e vizinhos.

Quem quer levar uma vida pura deve estar sempre pronto para o sacrifício.

Nas questões de consciência a lei da maioria não conta. 

O medo tem alguma utilidade, mas a covardia não.


APara mim nada mais purificador e fortificante que um jejum.

A fé – um sexto sentido – transcende o intelecto sem contradizê-lo.

Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.

A minha fé, nas densas trevas, resplandece mais viva.

O Jejum é uma arma potente. Nem todos podem usá-la. Simples resistência física não significa aptidão para jejum. O Jejum não tem absolutamente sentido sem fé em Deus.

Somente podemos sentir deus destacando-nos dos sentidos.

Jejum para purificar a si mesmo e aos outros é uma antiga regra que durará enquanto o homem acreditar em Deus.

O que eu quero alcançar, o ideal que sempre almejei com sofreguidão  é conseguir o meu pleno desenvolvimento, ver Deus face a face, conseguir a libertação do Eu.

O Jejum é a oração mais dolorosa e também a mais sincera e compensadora.

Orar não é pedir. Orar é a respiração da alma.

Sei por experiência que a castidade é fácil para quem é senhor de si mesmo.

Quem quer levar uma vida pura deve estar sempre pronto para o sacrifício.

Uma civilização é julgada pelo tratamento que dispensa às minorias. 

O dever do sacrifício não nos obriga a abandonar o mundo e a retirar-nos para uma floresta, e sim a estar sempre prontos a sacrificar-nos pelos outros.

Os louvores do mundo não me agradam; pelo contrário, muitas vezes me entristecem.

A minha fé, nas densas trevas, resplandece mais viva.

Olho por olho, e o mundo acabará cego.

 Notas:

 

1.Satyagraha - a força do espírito.

 

2. O ahimsa   - amor

 

3.Gita – Canção de Deus – cultura Védica.

 

4.brahmacharya(servidor de Brahma)