Aprender a Aprender

Como aprender a aprender?” Sei que a frase soa ridicula, mas está aí uma habilidade que não é treinada nas escolas.

Em toda minha carreira acadêmica, ninguém nunca parou para me ensinar como eu deveria aprender.

Nossos currículos estão cheios de matérias que vão sendo lançadas pelos professores para que os alunos pesquem uma coisa ou outra.

Na prática, devido à estrutura do sistema, resolvemos decorar de forma apressada (ou colar num pedaço de papel) toda aquela série bizarra de coisas aparentemente inúteis que nos foi jogada.

Assim como o papel da cola é jogado fora depois da prova, tudo aquilo que decoramos também é jogado na lata de lixo mais próxima dentro dos 5 minutos que se sucedem após a prova.

O problema é que não aprendemos. Vamos virando máquinas para processar um conteúdo de forma relativamente processada na outra ponta. Infelizmente, no caminho do processamento, pouco ou nada agregamos de pensamento crítico ao conteúdo sendo processado.

Percebi essa dificuldade enquanto estudante e depois mais contundentemente como professora.

Certa feita pedi uma série de textos e solicitei que os alunos lessem e indicassem os pontos que não concordavam com o texto. Foi um desafio gigantesco para a maioria dos alunos pois o mestre não queria um simples resumo do texto; eu não queria que os alunos lessem e depois guspissem o mesmo texto com outras palavras. Isso é fácil!

Eu queria que os alunos entendessem o texto (o que é totalmente diferente de ler) e depois pudessem concatenar uma série de outros conceitos e experiências pessoais para poder realizar - de modo crítico - uma lista dos pontos com os quais não concordava com o texto.

Eu esperava que as respostas fossem totalmente diferentes, porém grande parte dos alunos concluiu que eu era alguma idiota, e que estava aplicando a mesma prova duas vezes.

Não foram capazes de interpretar o que estava escrito e terem um mínimo de visão crítica.

Precisamos aprender a aprender.Efetivamente para ensinarmos é necessário que exista alguém que queira aprender!