Meu depoimento, O que estou sentindo...
Hoje, dia 29 de agosto do ano de 2008, foi um o dia em que realmente me senti humano. As vezes com a correria do dia-a-dia nos permitimos deixa de perceber os elementos que compões nossas vidas e valoriza-los da devida forma que merecem. O que estou publicando aqui são palavras com inicio onde só vou para quando achar que já falei tudo, e não vou alterar nada este depoimento.
Normalmente quando se fala de uma apresentação de seminários na faculdade se pensa de discussões chatas norteadas de conceições, teses e teorias. Hoje assisti um seminário diferente que abalou com minhas emoções, mesmo que já estavam a flor da pele.
A responsável por esta classe é uma professora que tem todas as qualidades de qualquer grande profissão exigia, e ela escolheu ser pedagoga, uma grande profissão que exige ser antes de tudo (como um amigo meu fala) valente. Mulher que envolveu a todos com seu carisma.
A disciplina psicologia da aprendizagem no curso de história da universidade regional do cariri, nos reservou muitas surpresas.
Podendo até me perguntar, por que falar isso?
Seria a pergunta inicial com uma resposta bastante simples. Este acontecimento não poderia ficar restrito a um grupo de pessoa, em suas memórias, correndo o risco de se perder durante o tempo.
A primeira pessoa, em sua fala, apresentou uma reflexão sobre a trajetória da disciplina mediada pela professora, que levou muitos a lágrimas, alguns ainda se conteriam, que foi o meu caso.
Não demorou muito e as outras equipes após ou antes de suas apresentações nos fizeram chorar, buscaram o mais puro sentimento do homem, que neste sentimento nos traz a sensação de agradecimento, de aceitação do próximo, de ver todos em sua volta como reais seres humanos.
Eu estava errado, e fico feliz com isso. No inicio das aulas, olhei para a tua e disse que faltava algo neles, algo que trousse a tona os seus pensamentos, e que deveriam ver a faculdade como olhos críticos de seres pensantes. Hoje me provaram que estão alem de mim, fui o ultimo aluno a falar em sala. Mil coisas já tinham sido ditas, muitos choraram, sorrimos.
Ali, todos se mostraram gente, mostraram-se sem mascaras, sem medo de demonstrar suas emoções, simplesmente o que falta em tantas pessoas no mundo, jogaram no mesmo dia, na mesma sala.
Sou grato por tudo isso, antes de iniciar minha fala, pensei em várias coisas que poderia falar, e no final não disse nem mesmo um terço da metade.
Essa semana foi a semana mais longa de minha vida em termos de emoções, de viver como homem, como ser amante, sofredor.
Bom, para que entendam o que estou passando, ontem descobri algo estava em minha frente, mas só percebi diante de várias pessoas que por um instante pensei que não tinham nada em relação com minha vida fora da academia e mais uma vez me provaram que eu estou errado, eles compões um laço de espaço que em tua vida é essencial, fazemos todos parte de um conjunto chamado humanidade, e é assim que temos que nos enxergar, alem dos pré-conceitos, dos dogmas, de suas crenças, alem do que você deixa passar como ponto não importante.
Existem momentos em nossas vidas que não podem deixar para outro dia, ontem fiz a coisa errada mais certa de minha vida, joguei de lado o que estava fazendo na faculdade. Pois, veria uma pessoa muito especial hoje à noite, e ela queria desistir, talvez ontem, se não tivesse saído naquele exato momento ao encontro dela, não teria vívido um dos momentos mais mágicos de minha existência, como um conto um poema, uma novela.
Porem ao amanhecer, recebi a noticia que minha avó não estava nada bem, ela sofreu um inicio de derrame cerebral, e encontrava-se hospitalizada.
Como seria esse meu dia, sem a felicidade de ontem, não quero nem pensar.
Bom, já estava na faculdade, e não poderia deixar de apresentar o seminário. Ainda bem que fiquei, foi lá, que vi, estou rodeados de pessoas maravilhosas.
Ali a frente deles, o ultimo, ao contrario do que pensavam, não falei do conteúdo programado, nem mesmos dos conceitos, abri um depoimento.
Falei que essa semana me sentir humano, e que vi distante dos meus olhos, pessoas, que se mostravam esponjas de conteúdo, serem um mundo de inteligência e acima de tudo, de emoções, que foram dadas gratuitamente para que todos, vissem, apreciassem e que guardasse no seu intimo.
Falei que aprendi a valorizar cada pessoa de minha vida, e não somente elas, os seus sentimentos. Tenho uma super amiga que ontem estava aos prantos por um gatinho de 3 meses que possivelmente poderá ficar sem os movimentos das patas traseiras. Para muitos era somente um gato, um animal irracional. Mas, para ela não, era uma vida, que fazia e faz parte da dela, e que seu maior medo era que ele morresse sem que ela tivesse o poder fazer algo por ele.
Um poço de amor me tomou, como são sentir todas as emoções, se elas estão postas em minha frente.
E..., foi a ultima coisa que falei, pois minha voz já cortava, minha mente já não mais elaborava nada. E pela primeira vez aconteceu uma situação que em meus pensamentos seria impossível, com lágrimas, falei de minha avó, que não é sangue do meu sangue, mas me deu carinho e amor de mãe, mesmo que nesses últimos tempos estajamos distante, quando falava com ela ao telefone, ela aos choros de felicidade fala meu nome no diminutivo. Isso é muito gratificante.
Não podemos deixar isso se perder, temos que lembrar, gente somos todos parte de um mesmo conjunto chamado humanidade, e não somos robôs, precisamos um do outro, precisamos exaltar o que temos de melhor, sem ter medo, gratuitamente. Foi exatamente isso que aconteceu hoje.
Não consegui terminar, e terminei lágrimas.
Recebi depois de algumas horas, várias ligações de forças, que somaram muito com as minhas.
E respondendo a uma pergunta de um amigo falo. AINDA SOMOS VALENTES? SIM.
Nem sei mais o que digitei acima, se esta certo, como erros ou não é que estou sentindo, e espero que sintam o que quero deixar aqui, pois como disse, só paro em um ponto final.
E não tenho mais o que falar, apenas a agradecer a cada uma destas pessoas que fazem parte de minha vida, de meus pensamentos, minhas ações. Entre elas uma em especial, que errado sei que fomos, mas foi com esse erro que consegui hoje ter um sorriso no rosto.
Obrigado!