CAMINHOS - existe alguma força do destino nos caminhos que escolhemos?

Nada acontece por acaso. Os pássaros não voam por acaso e não cai sequer uma folha por acaso. Tudo tem sua definição e seu porquê!

Se hoje sofro, não é por acaso, nem porque quero, tampouco por uma mera obra do destino, mas porque mereço. Sim, porque mereço!

Nada se faz sem merecer, sem querer. Na vida existem tantas coisas que não podemos escolher, mas somos nós que traçamos nosso próprio caminho certo ou torto. Somos nós os responsáveis e somente nós podemos mudá-lo. Enquanto isso não acontece, somos obrigados a aceitar a nossa própria escolha.

Não somos superiores a ninguém e ninguém pode ser inferior a nós a ponto de podermos humilhar as pessoas ou sermos humilhados por elas. Existem inegáveis diferenças sociais e situações que nos embaraçam e nos deprimem. Mas ainda assim não devemos culpar o destino por isso e sim a nós mesmos. Costumamos culpar o destino pelas coisas ruins que nos acontecem. Quando acontece algo de bom é mérito de quem? Seu ou do destino? Nessas horas ninguém se lembra do destino. Portanto, diante dessas reflexões de adolescente, somente o que posso reafirmar é que ninguém é dono da própria vida, mas cada um de nós é responsável por construí-la, seja ela boa ou ruim. Então não devemos culpar o acaso e as outras pessoas pelas nossas derrotas, mas devemos agradecê-las sempre por fazerem parte de nossas conquistas.

Criado em 14/09/1996, quando a autora tinha 16 anos.

Langeli
Enviado por Langeli em 28/08/2008
Código do texto: T1150546
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.