Paisagem - o horto

Alguns dias longe da correria e do ar pesado de São Paulo. Destino: Campos do Jordão. Dentre os inúmeros passeios, o Horto Florestal, há vinte minutos de Capivari.

Fizemos o trajeto interno de trenzinho, com direito a aulas sobre a araucária (há inclusive um movimento para que se torne a árvore símbolo da cidade). Que ar fresco entrando pelas narinas, se instalando puro em meu peito. Estou viva!

O verde é muito intenso e tem diversos tons. Todas as nuances que a falta de chuva acabou propiciando, trouxeram um tom amarelo ouro refletido pelo sol.

A truta no restaurante do Horto é servida com acompanhamento de purê de pinhão. Aliás, faz-se ali, também, um delicioso bolo de pinhão. Não deixe de provar (calorias excessivas queimadas na caminhada pelo bosque).

Na loja de souvenirs, licores e chocolates. Provei o de amarula. Delícia que aquece. Tente sorvê-lo em dias frios ou depressivos. Dá muita alegria uma simples dose.

Lá ainda há a opção da pousada (reserve antes). A lareira é imensa. Plena tarde de quinta-feira e estava acesa, a toda força. Aconchego nos aposentos. Ficaria por ali um mês de minha vida. Garanto que escreveria tudo que há guardado aqui dentro.

Voltei ao passado, imaginando os romances em que os personagens ali se curavam do mal do século e voei para longe, longe.

Sônia Casalotti
Enviado por Sônia Casalotti em 25/08/2008
Reeditado em 26/08/2008
Código do texto: T1145554