A longa caminhada

O universo para mim equipara-se a uma infinita e inexplicável escada, na qual cada um traça sua ascensão ou declínio de acordo com suas próprias ambições e receios, é algo que não pode ser explicado, e nem ter sua gigantesca magnitude traduzida em meras palavras.

Observo ainda que cada degrau desta íngreme trajetória, é avançado paulatinamente pelos humildes e imperfeitos humanos, que nela cumprem seu curto tempo de vida, que esvai-se com o decorrer do tempo. Percebo também que cada um, torna sua existência e seu trajeto mais doloroso ou nele obtém mais felicidade, de acordo com a maneira com que encara a vida. Pessoas que encaram seus problemas de frente, que retiram do mais profundo de seu ser, forças para reagir ás mais grandiosas dificuldades, tornam seus altos degraus um tanto menores, facilitando assim sua ascensão. Já pessoas que tudo temem, se dão por vencidas facilmente e nem tentam reagir ás provações que a vida lhes impõem, tornam sua jornada cada dia mais complexa, ampliando o tamanho dos degraus que formam sua trajetória e dificultando assim sua chegada ao limite da “Escadaria Universal”.

Acredito também, que o universo não possui começo ou fim, e nem pode ser explicado satisfatória e completamente por apenas uma concepção ou hipótese, pelo contrário acredito que cada um entende e interpreta de acordo com as descobertas que fez ao longo da vida, passando assim a explicá-lo a sua própria maneira. Afirmo também, que alguns chegam a degraus mais altos nesta íngreme escada, ou permanecem em degraus mais baixos, não devido a sua sorte ou destino, mas sim pela sua determinação e coragem, por sua vontade de vencer, superar-se, de vencer seus próprios limites, já que todo o universo conspira a nosso favor quando realmente almejamos algo.

Creio ainda que os simples mortais, passam sua simplória existência buscando algo que talvez nem possa ser explicado. Vivem todos os seus dias a procura da felicidade, que muitas vezes nem chegam a obter plenamente. Se sabem o que é felicidade, não a possuem completamente, pois para alguns a felicidade está no amor, para outros em uma carreira bem sucedida, outros ainda buscam a perfeição para serem felizes, mal sabem eles que vivem tão friamente, pensando somente no que lhes convém, que por muitas vezes deixaram-na passar a seus lados, sem nem mesmo percebe-la. Pois neste tão vasto universo, a felicidade esta nas simples coisas que o compõem.

Com grandes belezas e infinitas tristezas o universo mostra-nos que a vida é composta por dois lados, e jamais algo poderá ser unicamente belo.

Ao peregrinar em seu trajeto ao topo de uma infinita escada, ao qual é impossível chegar, os seres humanos fazem longas descobertas, passam por altos e baixos, caem e se tiverem forças suficientes, levantam-se, para continuar avançando seus degraus. Descobrem que só os melhores vencem e por isso sentem a necessidade de se tornarem os melhores. Sentem medo, fracassam, erram, sofrem e tudo isso com um único objetivo, encontrar em algum lugar deste tão vasto universo, a felicidade.

Ao avançarmos em nossa jornada pela escada do universo, ele nos ensina que muitas vezes nos decepcionamos, mas que a pior decepção de todas é decepcionar-se consigo mesmo, pois antes de qualquer outro precisamos confiar plenamente em nós mesmos para poder vencer.

Quando caímos em seus degraus, o universo nos mostra que nem sempre é possível vencer, ensina-nos a aceitar nossos defeitos e agradecer nossas qualidades. A compreender nossos erros e aceita-los, pois todos podem falhar. Comprova-nos também que nossas vitórias são construídas de nossas quedas, e que jamais poderemos unicamente ser vitoriosos, demonstrando-nos que ninguém é perfeito.

Lentamente avançamos a Escadaria Universal, nela observamos a queda sem retorno das pessoas que amamos, as perdemos e temos que superar a tristeza para prosseguir nosso rumo. Passamos por coisas que não desejamos, obtemos problemas que jamais sonhamos, possuímos sonhos a realizar, degraus a avançar, pesadelos a acordar.

Muitas vezes fatigados pela constante jornada pela qual passamos no universo, sentimos a vontade de desistir, mas um Deus que nos acolhe e que a todo universo ilumina, renova nossas forças para continuar.

Seguindo nosso rumo nesta tão longa Escadaria Universal, derramamos lágrimas, deixamos sorrisos, construímos nossa existência em um universo que inexplicavelmente surgiu e desaparecerá. Sobre ele, nossa petulante e precária inteligência não é capaz de explicar, tudo o que sabemos a seu respeito é aquilo em que acreditamos.

Chegar a seu fim, é plenamente impossível, mas quando o universo mostrou nos tudo aquilo que precisávamos saber, chega a nossa hora e do mais alto degrau ao qual conseguimos chegar, despencamos, tornando assim nossa singela existência perfeitamente inútil, a não ser por tudo aquilo que aprendemos ao longo da vida.

Nossa queda se dá, antes mesmo de descobrirmos o que verdadeiramente é o universo. Até hoje, nem uma única pessoa conseguiu chegar a seu fim, sem que antes a morte a consumisse.

Desta forma continua único, inexplicável, solitário, infinito, inexplorável e desconhecido, o Universo.

Marina Dalmass
Enviado por Marina Dalmass em 24/08/2008
Reeditado em 21/09/2008
Código do texto: T1143548