Interpretação das frases feitas no livro do Rosalino X. de Souza com titulo do livro PURA SABEDORIA DE VIDA. O que acho

Sábia é a paciência, que espera e tudo alcança. Tudo vence.”

Ser sábio, e saber planejar colocando metas de fácil acesso e de impossível acesso porque algo pode nos parecer como improvável que se ocorra mais com fé; amor, metas, para se lutar pelo que desejamos é o primeiro passo para conquistar desafios novos, impossíveis, e sonhar em realizar nossos ideais assim como nossos sonhos é saber que o caminho é complicado e difícil mais quem tem fé em si mesmo e em Deus supera qualquer obstáculo da vida lhe impõe e que nos mesmos plantamos; pois quem planta amor, compreensão, respeito ao próximo e ao ser superior que acredite e a si mesmo dá um passo grandioso as coisas maravilhosas que podemos conquistar, pois com a paciência de um sábio que sabe a hora certa de colocar o que sonhou em prática, tornando mais real com metas impossíveis e possíveis, porque não devemos planejar somente o que sabemos que iremos conquistar e sim algo mais também, porque ninguém paga por sonhar, mais planejar o futuro sendo sábio vendo a realidade de que quem não morre cedo envelhece, e para morrer basta estar vivo, sabemos que o mínimo necessário para podermos viver dignamente a velhice tem que ser pensado desde quando nascemos; pois não é obrigação de nossos pais sustentar os filhos a vida inteira mais se pensar que vão envelhecer e planejar estudo ou cursos técnicos que o ensine a pescar e a criar condições de viver dignamente de seu suor do rosto, é raciocinar perante a vida, e ter paciência não quer dizer que isso não é atitude, esperar o momento certo de se arriscar, de olhar o mercado que o rodeiam e as realidades do dinheiro pois quando levamos em conta a atual realidade financeira vemos que especulações passam mais a unidade de se ter que viver mesmo com inflação é uma realidade a ser pensada.

Devemos pensar positivo e colocar em nossa cabeça que temos um futuro brilhante e o planejar plantando coisas boas, tendo fé que todos merecemos o sucesso e que se Deus foi humilde em mesmo julgado e condenado e crucificado perdoou quem o condenou morrendo por nossos pecados para nos salvar ele nos dá exemplo de que ser humilde e aceitar com resignação os tropeços da vida é uma realidade até para quem é o filho de Deus.

2. “Quem se apega somente ao dinheiro e se esquece de que colocar valores divinos, éticos e morais como prioridade, certa hora perceberá que na vida existe algo bem mais importante e interessante que o dinheiro.”

Uma vez ouvi em um do curso que fiz que não me lembrasse; qual que deve colocar o dinheiro em nossa frente e perguntar quem manda em quem? Sei que não devemos fazer qualquer coisa por dinheiro porque pessoas que pensam assim invejam outras, lutam apenas por o vil metal e se esquecem que quando se tem capacidade de conquistar coisas que rendam dinheiro ele é fruto de uma capacidade, que se baseia em pessoas que tem valores divinos, éticos, e morais que dão a eles uma sustentação de primeiro serem felizes consigo mesmos, e assim podem conquistar até mesmo o mundo acreditando em si mesmo e criando coisas novas assim como reinventando com base aos conhecimentos antigos novos conhecimentos, sei que uma pessoa com esses valores não se perdem na vida no mundo das drogas, sexo, ditas diversões que fazem qualquer carreira bem sucedida ir por água a baixo, como podemos citar exemplos de artistas que surgem mais que por que fazem o mal a si mesmo se destroem pelo álcool, drogas,... Existem mil exemplos de pessoas de sucesso que se perderam nele por que não tem muito bem definido valores que são o que realmente sustentam a vida das pessoas com dignidade. Não devemos escolher nossa profissão pela remuneração porque assim tornamos infelizes com nos mesmos nos impondo uma profissão para o resto da vida sem gostar do que estamos fazendo não temos sucesso, pois quando fazemos o que gostamos o tempo passa e envelhecemos com a satisfação de perder nossa vida fazendo o que amamos, e temos prazer no que fazemos, e dinheiro qualquer profissão tem pessoas que se destacam e sabem fazer delas algo prazeroso e rentável, pois até professor que ganha pouco quando sabe o que ensina pode escrever livros ou atuar em outras áreas na sociedade que lhe renda mais dinheiro mais a satisfação de fazer o trabalho por amor é o que faz a escolha certa da profissão.

3. “ Não há ninguém nas alturas que se sinta no direito de dizer que jamais estará em baixa. Portanto, é muito bom tomarmos cuidado com a arrogância.

Isso de altos e baixos é uma constante sendo a realidade de todos, poucos são os que nunca tiveram isso, na verdade nenhuma pessoa passa pela vida imune a isso, todos erram ou acertamos, temos altos e baixos, uma época somos os melhores ou os piores cada qual escolhe o que quer ser na vida, se plantamos vento, discórdia, rancor, ressentimento, ódio, amarguras, colhemos somente tempestades, se temos fé em nos mesmos e em um ser superior, damos um enorme passo para a felicidade que se encontra em nos mesmos sempre esperamos que outros nos façam feliz mais tenho que estar feliz comigo mesmo me amando para poder em fim amar alguém, se estou triste, deprimido não posso estar bem comigo mesmo e isso interfere no trabalho, em casa, na vida como um todo não devemos deixar de não controlar o que sentimos; pois por mais que estejamos mal com nos mesmos devemos sempre disfarçar porque os outros não são culpados de nossas frustrações, e descontar em todos não é a melhor saída, e sim refletir sobre nossos problemas e procurar uma solução o mais rápido possível, pois quem normalmente se encontra nas alturas pode levar um tombo maior, pois altos e baixos devem ser vividos com a mesma intensidade porque nossos inimigos nos apontam nossos defeitos e isso é um favor que fazem porque assim podemos tomar consciência dele e tomar uma atitude para modificar para melhor, pois toda critica ou brincadeira tem um fundo de verdade e deve ser observado; pois só existe criticas construtivas porque elas apontam falhas e defeitos, e quem tem sucesso e passa a não ver mais que todos seres humanos tem suas falhas cabendo a nos valorizar somente o que há de bom nas pessoas, pois todas tem altos e baixos, e amigos não erram cometem equívocos, que sabemos perdoar porque fazer amigos é fácil o complicado é manter pois todos tem que lutar para viver e poucos tem tempo para viver uma amizade companheira de uma existência. Não devemos exigir perfeição de nossos amigos; pois como todos têm altos e baixos, e quem não tem conflitos não sai do lugar; pois são eles que nos dá incentivos para continuar a lutar e provar que somos capazes de superar critica, e melhorar como seres humanos fazendo uma reflexão sobre nossas vidas e o que queremos para nosso mundo pessoal, sermos arrogante achando que podemos juntar nossa família inteira e apontar defeitos de cada um se esquecendo que quando apontamos um dedo os outros estão todos voltados para nós, não somos santos e erramos assim como conviver com pessoas causamos mágoas, raiva, inveja,... Sentimento que devemos controlar; pois se não temos isso ficamos sem ver a realidade, sendo que ele nos cega e com o auto controle aprendemos que todos odeiam, amam, vivem os sentimentos mais muitos não tomam as decisões de que ele é sentimento que deve ser administrado da melhor forma que não interfira na produção da vida de conhecimento de trabalho...

4. “Fazer o bem não é missão tão simples, só que é mais difícil ainda do que não fazer o bem é se infiltrar pelos caminhos do mal.

Sempre estamos nos vendo em situações de escolher entre fazer o mal e fazer o bem, mais devemos ter consciência que quando planejamos o mal para alguém é porque estamos com um mal maior do que o que foi praticado o mal da alma, de algo nos outros que nos incomoda fazendo coisas para prejudicar o próximo estamos indo ao encontro da amargura de remorsos de que jogamos alguém no fundo do poço, sendo que quando chegamos a praticar o mal para os outros fazemos um mal maior para nos mesmos, nos tornando amargurados, rancorosos, ... , sendo que quando aprendemos a perdoar nos livramos desse mal da alma pois Jesus perdoou quem o condenou, e deu o exemplo a ser seguido não guardando rancor, magoas, ressentimentos, por uma sociedade que não sabia o que estava fazendo e ele teria que passar por essa provação para provar que a alma é imortal, o pior mal que fazemos a nos mesmos e não perdoar a quem nos ofendeu, porque corrompemos nossa alma com coisas negativas, que muitas das pessoas levam consigo até o final da vida, vale a pena isso? Ter tantas mágoas, rancores, ódio, ressentimentos, se perdoar e nos tornar livres para não ter o que incomoda nossa consciência. Fazer o bem não é simples porque temos que sermos superiores a quem nos ofende e aprender que todos erram mais poucos se dão contam que erraram e muito menos pedem desculpas.

5. “Louco é quem, ao invés de esperar o momento oportuno para ter em mãos os frutos da sabedoria, por conta própria antecipa a colheita da insanidade”.

Louco para mim é quem rasga dinheiro e quem quer ver somente o resultado sendo cegado pelo sucesso e não vendo o trabalho e a dedicação, e o amor de quem conquistou o sucesso com seu trabalho, com o suor de seu rosto, amando o que faz, sendo verdadeiro, e não querer colher o sucesso sem plantar uma única semente, “...todos dizem que a sorte me ajudou mais plantei cada semente que meu coração desejou...” eu desejei e plantei uma semente que foi o inicio de tudo a idéia que pensei e que depois coloquei como meta para realizar e depois que tornou realidade, as pessoas passaram a admirar o sucesso que isso gerou, quem não planta uma semente e quer colher sucesso sendo cego por ele achando que ele não tem trabalho, dedicação, esforço por trás de qualquer forma de sucesso é um louco.

6. “O pensamento e a imaginação são riquezas incomparáveis que existem no ser humano, no entanto as pessoas têm olhos, mas a maioria despreza o discernimento e não consegue enxergar mais nada, a não ser o próprio mundo da ignorância.”

O pensamento assim como a imaginação é o que faz as pessoas se destacarem porque esses auxiliam que Deus deu ao homem é uma forma da semente do sucesso plantada a cada momento por alguém que pensou ou imaginou algo novo e diferente como a energia elétrica,... Sei que muitos acham que imaginar é somente algo fantasioso, e que nada serve mais uma idéia pode ser modificada com a imaginação de outra pessoa, e isso a meu ver é o ato criativo do surgimento da nova realidade que vivemos, pois construímos coisas novas tendo o conhecimento prévio da antiga como os pensamentos dos antigos e imaginados em cima desses pensamentos e criando com base a imaginação novos conhecimentos.

7. Com o espírito fortalecido, sentimo-nos sempre preparados para bater em novas portas.

Como fortalecer o espírito? Para mim é termos os valores que nos sustentam sejam eles religiosos, morais, éticos,... e nos sentirmos forte e não guardarmos mágoa, rancores,... Coisas negativas dos outros que nos tornam amargurados, estarmos forte de alma é estarmos felizes com nos mesmos, cuidando do cárcere de nossa alma que é nosso corpo, de forma sadia, e valorizando o que Deus nos deu como algo mais valioso que um pai pode dar para um filho a vida o corpo a alma que nos gera pensamentos de mudanças de abrirmos novas portas e novas oportunidades que somente surgem depois que surgiu de forma inicial de um pensamento ou de uma idéia, ou de um ideal, “tudo vale a pena quando a alma não é pequena”; pois sempre podemos tirar algo de bom das situações ninguém é 100% ruim ou bom, somos humanos, pensamos diferentes um dos outros e isso é uma riqueza; pois absurdo seria se todos fossem iguais e uma chatice só, vejo que alguns querem colocar uma religião como sendo a única que pode existir mais isso é loucura, devemos nos enriquecer com as diferenças, culturais, e não excluir o pensar diferente das pessoas, pois até em religiões iguais encontramos pessoas diferentes que pensam e que não são marionetes que não questiona o que os ensinam, porque eles pensam e refletem sobre o que fala a religião que freqüenta e escolhemos assimilar ou não esses conhecimentos. Quem tem alma forte vê que se não dá para viver dignamente do que escolheu para fazer da vida, e que não rende mais o mínimo para sobreviver vai em busca de outras profissões que lhe dê prazer também de exercer e que lhe renda, abrindo novas portas de oportunidades.

Thais Brasil Coelho
Enviado por Thais Brasil Coelho em 08/08/2008
Código do texto: T1118760
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.