Caminho da Felicidade

A felicidade não tem preço, não tem rumo, nem receita. É tão simples e pura que tantas vezes passa despercebida diante de olhos tão preocupados com coisas mundanas. Seu rumo incerto descreve-se pelo destino, tão derradeiro que nos prova em cada instante, para descobrir se realmente somos merecedores dela. Por isso simplesmente lhe digo que incerto é o caminho da felicidade, mas que primeiramente para segui-lo é preciso ter dignidade. Por isso, quando achar que a vida não tem mais sentido, pense em você, lembre-se de que você existe e que isso já é motivo suficiente para que você acredite em você mesmo, siga em frente e seja feliz.

Quando tudo para você der errado, pense que as coisas mudam, e que um dia, por mais distante que ele esteja, elas passarão a dar certo.

Quando você se sentir mal consigo mesmo e com os outros, não desconte nas pessoas que o amam, pois você poderá as ferir e assim elas deixarão de amá-lo.

Quando você sentir que é um monstro, o pior do mundo lembre-se de que este monstro tem amigos e pessoas que o amam e que jamais irão deixar de amá-lo independentemente de como ele seja.

Quando você não se sentir bem por dentro, lá no fundo, bem na alma, faça de conta que você está sozinho, na beira da praia olhando o sol desaparecer nas ondas do mar, pois quando algo nos fere profundamente somente o tempo e a solidão são capazes de amenizar as feridas, sem deixar marcas que lhe persigam pelo resto da vida. Jamais aja sem pensar, pois as conseqüências de atos impensados de hoje lhe acompanharão pelo resto de seus dias.

Não se preocupe se sua vida parecer um mar de tristezas, pois não esqueça que por trás de uma alegria, há sempre uma tristeza, e que é com as tristezas que se aprende a ser feliz.

Jamais reprima seus sentimentos, e quando sentir vontade de chorar deixe livres suas lágrimas, pois não há melhor forma de curar as feridas da alma e do coração. As lágrimas são o desabafo da vida, que quando já fatigada por sua difícil jornada, não consegue contê-las e as liberta deixando que exalem sentimento e pureza, amenizando a dor sem que ninguém a descubra.

Jamais se permita esquecer que o maior erro do ser humano, é desprezar quem o ama, para receber o desprezo de quem ele sempre devotou tanto amor.

Nunca perca as esperanças, nem acredite que Deus esqueceu-se de você, porque em qualquer lugar do mundo, por mais escondido que você esteja, a única pessoa que jamais o abandonará, será aquele que você acredita que já o esqueceu, pois Deus é como um espelho, que reflete a você mesmo, o mostrando o que há de errado e dando-lhe a chance de reverter seus erros e não voltar a cometê-los.

E fundamentalmente ame a você mesmo, independentemente de como você seja, pois imperfeições externas não contam, se o que você tem por dentro for puro, singelo, humilde e verdadeiro. Além disso, não possua medo da morte, pois ela não é o fim, mas sim um novo começo, basta que você saiba vê-la com outros olhos.

E o mais importante de tudo nada busque na vida, além daquilo que você mais precisa, a felicidade. Pois por mais difícil que seja de acreditar, ela está mais perto do que você imagina e é mais fácil de ser encontrada do que você pensa, pois esta se encontra nas coisas mais simples da vida.

Portanto para ser feliz basta que se dê valor as coisas mais nobres que compõem nossa existência, um sorriso ou um abraço, um beijo ou uma lágrima, um segredo ou uma carícia, ou ainda a coisa mais preciosa do mundo, a paz, coisas tão simples e que por sua simplicidade são capazes de fazer qualquer pessoa feliz.

O caminho da felicidade restringe-se a olhar e perceber o mundo com outros olhos, não os olhos do corpo, mas os olhos do coração. Restringe-se a ter sentimentos nobres somente por tê-los, a ter piedade de quem sofre, a ter amor para com todos, a ser gentil com os demais, a ajudar sem pedir nada em troca, a não ter ganância, inveja, egoísmo. O caminho da felicidade restringe-se a entregar-se totalmente a vida, sem pensar nas conseqüências que este ato irá lhe trazer, o caminho da felicidade é apenas viver cada minuto como se fosse o último, pois um dia ele acabará sendo.

Por fim para seguirmos o caminho da felicidade, basta que nos desliguemos das coisas supérfluas do mundo, e que passemos a viver uma existência voltada ao que verdadeiramente sentimos, sem medo de revelar nossos sentimentos, pois somente quem tem sentimentos puros e verdadeiros pode seguir o caminho da felicidade e alcança-la plenamente, tornando-se inteiramente feliz.

Marina Dalmass
Enviado por Marina Dalmass em 20/07/2008
Código do texto: T1088759