Coisas que não se pode mudar

Numa noite enluarada, parei para contemplar a beleza do céu, da lua e das estrelas. Esqueci de todas as coisas e de todos os problemas, e parei para ver meus medos e minhas descobertas, tudo o que aprendi durante a vida.

Parei para ver como o tempo passa e não volta. Percebi que foi com o tempo que aprendi que cada minuto tem muito valor, e que um dia pode fazer falta, aprendi que o tempo passa e as coisas mudam, mas as lembranças ficam. Descobri que a vida é o nosso maior presente, e que a possibilidade de viver já acabou para muitos, aprendi que cada minuto tem sua função e que cada pessoa tem sua missão.

Descobri que nada na vida é por acaso e que tudo o que acontece na vida da gente segue uma linha que nunca falha, o destino. Descobri que todo fim é um novo começo, mas que as pessoas nunca sabem disso. Aprendi que é com os erros que a gente aprende, percebi que com nossas lágrimas construímos sorrisos, descobri que ninguém é perfeito, mas que com o passar do tempo podemos chegar á perfeição.

Descobri que amigos são para toda a vida, e que por mais que os tempos mudem, que a gente cresça, amadureça, os grandes amigos não se separam jamais. Descobri que os amores vão e vem, mas que as dores ficam.

Aprendi que a morte é uma nova chance de recomeçar, percebi que a vida passa e que não temos tempo para desperdiçar.

Com o tempo aprendi a dar valor a tudo o que eu tenho e a ter forças para lutar pelo que sonho. Aprendi que não se pode dar por vencido na primeira derrota, nem se considerar um fracasso na primeira queda. Descobri que não devemos ter medo de cair, nas pedras que a vida nos dá, mas sim coragem para levantar e recomeçar tudo novamente.

Descobri que devemos aproveitar mínimos momentos, pois além de inesquecíveis, eles são únicos.

Aprendi que devemos poupar lágrimas e exagerar em sorrisos, descobri que não se pode dar por derrotado antes mesmo de começar, compreendi que não se pode ter medo de errar, pois errando muito um dia se acertará. Descobri que às vezes nos sentimos inúteis, imprestáveis, os mínimos seres, os mais repugnantes, mas que merecemos amor como outro ser qualquer. Descobri que não podemos escolher a quem amar, e por mais que ninguém nos ame, temos o direito do amor.

Descobri que a liberdade é a coisa mais preciosa do mundo e que o perdão é o gesto mais generoso que existe. Descobri que muitas vezes as pessoas só estão perto de você pelo que você tem ou sabe, mas não pelo que você realmente é.

Descobri que a solidão é a dor que mais machuca, a falta de amor a ferida que mais dói, e a paz o estado mais precioso.

Descobri que viver não é apenas viver, e sim existir, descobri que vivendo posso escrever minha história e talvez até ficar na memória.

Descobri que as pessoas morrem, que os amores mudam, que as tristezas vem e vão, que as alegrias não são eternas, que os sorrisos são incomparáveis, descobri que as lágrimas aliviam, que as palavras ferem, descobri que as alegrias são raras e as tristezas incontáveis.

Mas antes de tudo, de tudo mesmo, descobri que não devo viver apenas por viver, eu devo viver e deixar minha marca, mostrar ao mundo que ninguém é insubstituível, mas que toda e qualquer pessoa pode ser inesquecível.

Marina Dalmass
Enviado por Marina Dalmass em 20/07/2008
Código do texto: T1088733