O nada (filosofando)

(Pra quem tem coragem de pensar)

Guido campos.

O NADA

O nada é a ausência do tudo, e o tudo é a ausência do nada. Pois, posso ter tudo, mas mesmo tendo tudo, sempre terei o nada junto ao tudo, uma vez que não consigo ter o tudo em plenitude.

O tudo é o conjunto de todas as coisas existentes, mas sabemos que as coisas existentes estão a todo momento, se transformando, então seria necessário para se ter tudo, se ter a cada instante tudo novo. Já o nada é a falta do tudo, ou seja, todas as coisas em ausência, coisas que ao meu modo de ver, e julgar seria impossível de se ter.

Por mais que não se tem tudo sempre, sobra algo a se ter, então concluo que nenhum ser consegue não ter nada, pois no intervalo entre o nada e o tudo denomino por conta própria, que o espaço em ausente, onde se tem o objeto e onde não se tem o objeto, e é neste espaço ausente que os seres se perdem em pensar que se têm tudo e que não se tem nada. Talvez resultado deste espaço é a ideia do ser "ter" num plano material, mas quando falamos em ter ou não se ter, abrangemos muitas outras estruturas humanas como, por exemplo, o material, o espiritual, o afetivo, o intelectual e etc...

Veja você caro leitor como é complexo este raciocínio e ao mesmo tempo simples.

Se concordarmos que ninguém que tenha uma migalha de pão não pode dizer que não tem nada, como aquele que tem sorte de ter bens, pode se julgar ter tudo, pois o primeiro caso acontece por sofrer ausência em plenitude do tudo (material), e já no segundo caso trata-se não só por ter uma ausência do nada (material), mas por não haver uma constante das coisas criadas e existentes, podemos ainda dizer que ambos tem o "tudo entre o nada" Ninguém é tão rico que não necessite de ajuda, como ninguém é tão pobre que não possa ajudar, mas ainda no fim serão carentes de entendimento, e plenos na interrogação.

guido campos
Enviado por guido campos em 12/07/2008
Reeditado em 04/12/2018
Código do texto: T1076479
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.