Infelizmente, na Internet(*) como na vida real, é muito comum alguns se esforçarem por demonstrar inimizade. Entretanto, o grande desafio de todos nós é sermos amigos - pois isso exige alguma sabedoria.

Ser amigo não é concordar, ser amigo não é se anular. Mas é compreender. Entretanto, compreender exige, muitas vezes, calar o ego - para poder ouvir o outro, mesmo quando suas idéias são diametralmente opostas às nossas. A maioria não compreende que são precisamente as idéias contrárias que nos enriquecem, que nos instigam a pensar, a refletir - a evoluir.

Embora a maioria não
concorde ou não o admita,  o bem da vida não são os prazeres - mas o saber.

Creio que nossas ignorâncias (e são tantas!) são diminuídas muito mais com o pensamento contrário do que com o pensamento concordante. Embora não seja admiradora de Nelson Rodrigues, concordo com ele quando afirmou que "toda unanimidade é burra", porque por falta de argumentos ou de coragem se concorda. Por outro lado, muitas vezes se discorda pelo medo do novo... Oh, sim, tudo que nos instiga, que nos obriga a pensar nos atemoriza, nos intimida, nos aterra...

A propósito: Sócrates, com sua maiêutica, não terminou sendo assassinado por seus contemporâneos? Lamentavelmente, muitos continuam preferindo sofrer violências físicas do que serem forçados a pensar...



(*) Felizmente, não constatei isso aqui no Recanto das Letras. Todos têm sido muitíssimo gentis. Até quando discordaram o foram. Será tão bom quando na vida sempre encontrarmos isso! Que se discorde, sim, mas sem perder a gentileza, sem perder a amizade...