Tristeza é a não-alegria, é estar cheio de melancolia, é estar infeliz, desgraçado(a), lastimoso(a). É sentir-se abatido(a), deprimido(a).

Geralmente, este é um estado decorrente de um desequilíbrio de seu corpo, de sua mente, de seu espírito, considerados em separado ou em conjunto. Quando a tristeza é passageira e tem motivo (como a perda de algo ou alguém) ela é considerada normal. Mas se é permanente e sem nada que a justifique, trata-se um sintoma de alguma doença. Várias doenças tem a tristeza como sintoma.

A tristeza, geralmente, torna o ambiente adverso, desagradável, lúgubre, hostil. A tristeza nos afasta dos outros e igualmente afasta os outros de nós. Mas além da solidão real, efetiva, o triste pode ser atingido pela solidão mesmo em meio a multidão, pois a tristeza quando advém de uma  desarmonia interior leva a um quase inevitável isolamento.

A tristeza pode ter como causa sentimentos/emoções como um amor exclusivo e excessivo de si mesmo, que faz a pessoa achar que os interesses de outrem devam obrigatoriamente subordinar-se aos seus; ou o violento desejo de possuir o bem alheio; ou a insegurança, a baixa auto-estima ou desilusão, todas fruto de uma não compreensão ou de compreensão imperfeita da realidade.

A tristeza é, portanto, fruto da nossa ignorância, pois os verdadeiros sábios jamais são por ela atingidos ou mesmo tangenciados.