Para parar e pensar!! Isso é sério !!
Tenho uma filha de seis anos e outra de um ano e 2 meses e percebo nitidamente que essa geração já mudou... as crianças de hoje nos surpreendem com certas "tiradas" que nos deixam até sem ação às vezes.
Parece estranha a forma como nós estamos cada vez mais nos deparando com situações em que somos submetidos a questionamentos daqueles que deveriam somente cumprir as nossas ordens independentemente de estarmos corretos ou não, assim como deveria ser somente pertinente aos pais, a decisão de julgar quais ordens adotar, obviamente, com o requerido cuidado de preservar o verdadeiro intuito da repreensão, mas garantindo antes de tudo a soberania da autoridade de um Pai e de uma Mãe dentro de um lar.
Hoje, acredito que diante da falta de coerência por parte de muitos pais que permitem que seus filhos avancem todos os limites em diversas situações do dia-a-dia, não podemos desconsiderar que boa parte disso se deve ao fato de estarmos lidando com uma situação estranha, pois é essa, a exata mistura da falta de habilidade em lidar e limitar as atitudes e o comportamento dos nossos jovens, somado a um fator que muito embora se faça necessário em função de outras inúmeras questões, e que talvez nem nos caiba julgar, mas que exige de forma explícita que fiquemos atentos quanto ao efeito colateral que tudo isso esta causando em nossa sociedade e que não esta sendo observado com a devida atenção e que trata-se de uma situação sem precedentes em toda a história da humanidade, o avanço da tecnologia.
Diariamente somos praticamente obrigados a nos render às novidades do mercado globalizado que estão invadindo nossas vidas com uma velocidade que não estamos conseguindo assimilar e que faz com que tudo se torne obsoleto em muito pouco tempo, acredito que isso, de certa forma, acabe refletindo no comportamento dos nossos jovens de forma inconsciente onde as coisas perdem seu valor muito rápido e eu reconheço que devemos conviver com a depreciação das coisas, a renovação faz parte da composição de mercado, da economia, de uma sociedade e da vida....mas também acredito que da forma como isso esta acontecendo estamos sentindo os efeitos colaterais de uma mudança transparente de conceitos, estamos bem no centro de uma divisão de gerações.
O que mais me preocupa é que não estamos dando a devida importância a isto talvez porque muitos de nós sequer percebeu o tamanho da mudança que tudo isso significa e em nossas vidas e o impacto que isso tudo pode causar se não for observado de perto.
Hoje, virtualmente, não existem limites num simples jogo de computador ou vídeo game onde as autoridades perdem sua eficácia e não conseguem desenvolver o seu papel, onde é possível mudar de identidade e se tornar qualquer um a qualquer hora, onde é possível simplesmente tirar um personagem de sua existência ou recriá-lo ao seu gosto inclusive eles próprios através um simples clique...
Nunca nenhuma outra geração em toda história da humanidade teve em suas mãos tanta informação ao mesmo tempo ou foi capaz de manipulá-la ou distorcê-la ao seu gosto, onde jovens de apenas 14 anos operam em mercado de capital quantias enormes... antigamente, informações importantes eram secretas e guardadas a sete chaves, hoje com pouca experiência diante de um computador é possível iniciar uma guerra!!! E o mais interessante de tudo, estamos somente no início dessa era, pois grande parte da humanidade somente teve acesso à internet a partir da década de 90 e isso porque só foi desenvolvida a pouco mais de 30 anos.... bits, bytes, mega, giga.... e hoje já se fala em tera-bytes para uso doméstico.
Capacidade de armazenamento e processamento que a cinco .. cinco anos atrás não se imaginava que seria possível... e tudo isso entregue nas mãos de quem quiser alcançar.
Como ficará a cabeça dos nossos jovens diante de uma determinada situação em que eles não puderem alterar a situação da forma que desejarem ou então se tiverem que ouvir um NÃO que não seja virtual, mas sim de uma autoridade de verdade...ainda que sejamos nós OS PAIS ??
Estamos bem diante de uma geração que terá apenas que aproveitar a luta social e política das gerações de 50 e 60, da busca pela liberdade de expressões da geração de 70 que encontrou seu ápice na cultura e que fez uso de todo tipo de sexo, drogas e músicas que se poderia imaginar e as de 80 e 90 que ainda tiveram que terminar de limpar o caminho para essa geração que está aí !! Sabe, eu acredito que a frustração e a sensação de perda fazem parte da natureza humana e quando aprendemos a lidar com isso é que nos tornamos adultos de verdade... portanto ainda diante de tantas coisas ditas e de muitas outras ainda por dizer permanece a pergunta: Tecnologia à serviço de quem?