"Parece-lhe que as pessoas estão deixando de lado certos valores? Para você, quais seriam esses valores? Quais são os seus valores?"


Honestidade, justiça, compromisso, lealdade, solidariedade, integridade, compaixão...

Respeito ao próximo, que implica em não fazer ao outro o que você mesmo não gostaria que lhe fizessem; mas, que, indo além, exige que também não se faça ao outro aquilo que sabemos lhe será prejudicial. Ex.: quem segue, literalmente, o mandamento "ame o próximo como a ti mesmo", pode, sendo ele mesmo um alcóolatra, dar uma mamadeira de alguma bebida alcoólica ao filho... Porque se você não se respeita, dificilmente saberá respeitar o próximo.


Mas para viver seus valores o homem precisa compreender - por quais razões, por quais motivos - ele deve ser honesto, ele deve ser leal, ele deve ter respeito ao próximo etc.. Deve entender que não é por uma questão de “pecado”, de “transgressão”, de ir ou não para o “céu” ou para o “inferno” mas de uma melhor sobrevivência - sua e de sua espécie.

 
É claro que compreendendo as razões do exercício desses valores, o homem tende a ser cada vez menos egoísta e, por conseqüência, cada vez menos soberbo, presunçoso, cada vez menos irresponsável.


Ou seja, sempre o que determina a nossa má conduta é a nossa ignorância ou compreensão errada das razões, dos motivos pelos quais devemos ser solidários, devemos ter compaixão. Claro que quando se “acha” que do dinheiro público podemos nos apropriar porque “público” significa que não é de ninguém, mostra que a desonestidade advém de uma má compreensão das instituições.


O agir de forma irresponsável (ir dirigir completamente embriagado, sair para fazer uma viagem de 300 km, sendo que o carro não tem combustível nem para andar 10 km...) também advém de uma forma egoísta ou autista de encarar a vida, como se ninguém merecesse respeito ou como se ninguém mais existisse. Claro que a ignorância impede que a pessoa se ame, impede que a si mesmo dê valor; por conseguinte, não poderá atribuir valor, importância a outrem. Por isso “as pessoas estão deixando de lado certos valores”: porque não entendem suas razões e, por não entenderem tais razões, jamais os assimilaram, jamais tiveram esses valores em suas mentes e corações.


Em todos os ambientes, em todas as situações devemos ser honestos. Mas para isso devemos começar a ser honestos para com nós mesmos.