Qual a diferenciação entre Moral e Ética?

Moral: conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano. Durkheim explicava Moral como a “ciência dos costumes”, sendo algo anterior a própria sociedade. A Moral tem caráter obrigatório.

Ética: foi definida por Nair de Souza Motta, como um “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, outrossim, o bem-estar social”, ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.

A moral, que sempre existiu, pois todo indivíduo possui consciência moral, leva o homem a distinguir o bem do mal no contexto em que vive. Portanto, embora haja um consenso geral, ela se diferencia, em certos aspectos, de sociedade para sociedade.

Já a Ética teria surgido com Sócrates, e exige um maior grau de conhecimento. A Ética investiga e explica as normas morais, e leva o homem a agir não só por tradição, não só por educação ou hábito, mas por convicção, por se entender o porquê se deve agir desta ou daquela maneira.

Segundo Adolfo Sánchez Vásquez, a Ética é teórica e reflexiva, enquanto a Moral é eminentemente prática. Há, portanto, um inter-relacionamento entre ambas e uma completa a outra, pois na ação humana o conhecer, o entender e o agir são indissociáveis.

Referencia Bibliográfica:
http://www.coladaweb.com/filosofia/moral.htm