CONVERSA COM DEUS, O CRIADOR
PREÂMBULO - Sempre que tenho uma conversa com Deus, dirijo-me a Jesus, filho dEle. Hoje faço diferente. Vou construir este texto dirigindo-me ao Criador. Automaticamente chegará ao Filho Jesus e ao Espírito Santo esta mensagem. Um só Deus nas três pessoas da Santíssima Trindade.
..........................................................................................................................................................................................................................................................
Meu Deus, primeiramente, quero dizer-Lhe que sou um minúsculo grão de poeira diante da imensidão das coisas que o Senhor criou. Infelizmente, não posso esconder que sou uma pessoa de uma fé ainda muito pequena e frágil... Peço perdão por isso. Não foram poucas as vezes que fiquei me perguntando: Será mesmo que Deus existe? Que blasfêmia! Que vergonha revelar isso...
Não demorei muito a refletir sobre minha ingênua dúvida: às vezes não acreditar na existência do Criador do Universo... Ao olhar pela janela, vendo uma pequena claridade no meio das nuvens, percebo que o sol já está nascendo para um novo dia, cumprindo sua missão de iluminar o planeta. Começo então a admirá-Lo. Em que sentido? Imaginando sobre a grandiosidade do Universo. Como entender? Como o Senhor fez tudo isso? Que mistério! Está fora de meu alcance compreender.
Aos poucos, começo a pensar em tantas e tantas coisas que estão claras a meus olhos. Tentarei enumerar, sabendo que não serei capaz de reconhecer tudo o que o Senhor fez e vem fazendo. Vou começar por uma coisa tão simples. Pela janela, que abri, há poucos instantes, vi a jabuticabeira no meu quintal. Logo penso. Que coisa mais extraordinária: no caule da planta, em todos os galhos, uma ou duas vezes por ano, aparecem pequenos pontinhos. Aos poucos se transformam em flores brancas e, em seguida, surgem frutinhas redondinhas e deliciosas. Isso é algo que somente o Senhor consegue fazer. Verdadeiro milagre. As abelhas pousam sobre as flores e exercem sua atividade de polinizar. Ah, meu Deus, fui à internet, que também é outro milagre que se concretiza, a partir da inteligência que deu ao homem. Interrompi minha frase, e vamos a meu raciocínio: busquei a definição de polinização e fico admirado com a ordem que o Senhor organizou isso tudo. Veja: “A polinização é o processo de transferência de grãos de pólen (gameta masculino) da parte masculina para a parte feminina da planta, permitindo a fertilização e a reprodução. A polinização pode ocorrer de diferentes formas e com a ajuda de diferentes agentes, como o vento, a água, os animais, como insetos, pássaros e morcegos.” Que maravilha! Como o Senhor organizou e determinou tudo isso?
Em seguida, ouço sair do meio das folhas de uma mangueira, no lote de meu vizinho, o canto suave e alegre do bem-te-vi. Começo a pensar nas aves. Nos passarinhos. Cada um com uma plumagem colorida, diferente uma da outra. Os cantos são diferentes. Um dia, estava lendo uma matéria sobre o comportamento dos passarinhos. Busquei, como exemplo, na internet, saber como as aves constroem seus ninhos. Sobre um pássaro, chamado guache... Veja, meu Deus, o que encontrei: “O ninho é construído pela fêmea em forma de bolsa. Mede, em média, de 40 a 70 centímetros de comprimento. O material aplicado na sua confecção é basicamente vegetal. A escolha de sua montagem também é estratégica: a pouca altura sobre a água, no alto de árvores, nas florestas ou em palmeiras, nas bordas de mata.”
E assim vou observando tudo. O planeta terra... os mares e suas ondas, os rios, o céu, as estrelas, o vento, o brilho do sol... a existência de um monte de tantos outros planetas. Ixe. No fundo dos mares um novo plano de vida. Os peixes, cada um de uma cor ou muitos de cores e formatos múltiplos. Existem ainda tantas vidas marinhas, tantas e mais tantas. Meu Deus, fico maravilhado com tudo isso. Agradeço-O pela imensidão das matas, pelo solo que nos fornece o alimento... pelas aves que nos fornecem seus ovos e sua carne, os animais mamíferos que nos fornecem também sua carne. E o equilíbrio ecológico? Tudo balanceado. É para se encantar.
Ah, meu Deus, e a máquina humana? Pensar que esta máquina que está dentro de mim já está funcionando faz tantos anos. Sem parar. Os aparelhos circulatórios, digestivo, urinário... Cada um deles tendo sua subdivisão e sua finalidade. Funcionando dentro de nosso corpo. Tudo medido e calculado. Sem a mão humana. A parte externa do corpo, composta pela pele lisinha, como acabamento do ‘objeto’ criado. Os cabelos, os olhos, com seu brilho... A boca com seu formato singular, os dentes, o sorriso... Os ouvidos, as mãos, os pés, as unhas... Tudo bem-organizado. E o cérebro? A inteligência humana faz com que cada um pense, aja, construa... Sou pequeno demais, repito, diante da magnitude de tudo que o Senhor construiu.
Finalizando meu texto, que é uma oração, como costumo falar com Jesus, quando converso com Ele, agradeço por tudo, meu Criador, e peço-lhe perdão por minha incapacidade de reconhecer totalmente seu poder e sua bondade. Estou certo de que um dia, quando perceber que já cumpri minha missão aqui na terra, eu possa me apresentar ao Senhor para que, se for de merecimento, ocupar uma morada no céu.