PAI NOSSO: ORAÇÃO AMOROSA E ESSENCIAL DA FÉ BÍBLIA E ECLESIAL 10/07/2024 - Jaguariúna

Oração desde os primórdios do Cristianismo

J B Pereira:10/07/2024.

A sublime oração do Pai Nosso flui dos lábios sacrossantos do Divino Mestre Jesus ao coração dos Apóstolos. Destes ao discípulos, que, nos textos bíblicos, a oração foi divulgada às comunidades de fé católica no mundo judaico-cristã.

É uma oração preciosamente sustentada pela coração de filiação a Deus como Nosso Pai porque nos quer irmãos de coração, no perdão, na partilha e no bom combate da fé contra o maligno, adversário do Reino de Deus.

Oração vital, espiritual, sem descuidar das nossas demandas emocionais e materiais. Oração Bíblica de serenidade, de respeito a Deus UniTrino, de envolvimento coletivo, de adesão ao Projeto de Deus contra o maligno e a favor da nossa salvação e glória de Deus como reconhecimento, harmonia à Divina Vontade - centro e prioridade, fonte e ápice da vida católica.

Oração de evocação católica ou bíblica. Isso é ser universal à medida que o Reino de Deus se torna reconhecido na prática diária dos cristãos.

O Informativo Santa Maria (Edição 27, ano 03, junhos de 2024, p. 08), da Paróquia Santa Maria, cujo título "Entenda o significado da oração do Pai Nosso" é o motivador desse desejo e comentário de que a Oração do Pai Nosso seja amado, orado com fé...

__________________

Fundamentos bíblicos:

São Mateus 6, 8-13:

" - Pai Nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome, vem a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, não nos deixei cair em tentação mas livrai-nos do mal."

- Pai Nosso com foco aos judeus convertidos e a converterem. Tem alcance no messianismo bíblico filtrado pela comunidade de São Mateus à luz dos profetas e na versão de Jesus o Mestre e o Maior Profeta do Pai Eterno. Entender o Pai Nosso passa pela fé davídica em Jesus como seu cumpridor maior e excelente à atitude histórica de conversão do homem a Deus em comunidade com os sinais do Reino na prática de Jesus e dos apóstolos como as novas bases espirituais e histórica do novo Povo de Deus, a Igreja: 12 portas da Nova Aliança e Nova Jerusalém. Palavras de ordem: Promessa, Redenção, Ressurreição e Recompensa Eterna dos eleitos.

Lucas 11:2–4

" Versículo 2 E ele lhes disse:

- Quando orardes, dizei: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu.

3 Dá-nos cada dia o nosso pão cotidiano;

4 E perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a qualquer que nos deve, e não nos conduzas à tentação, mas livra-nos do mal."

Pai Nosso com olhar na cultura grega da comunidade lucana: a fé coletiva articula atitude de adesão ao Reino de Deus passa pelo respeito e pelo compromisso com o próximo como opção ao bem contra o maligno. Entender o Pai Nosso passa pela caridade, solidariedade e denúncia contra os agentes do mal nas estruturas sociais. Jesus realizou a ruptura com o rigor da Lei para a flexibilidade do Amor-Ágape e coragem do Kerigma e Testemunho-Martírio. As palavras de ordem: Koinonia (comunhão), Martiria (testemunho de fé e de amor e/ou dar vida pela fé e pela Igreja) e Diaconia (servir a todos conforme o sentido do Evangelho).

"O pai-nosso[1][2][3][4][5] também conhecido como padre-nosso[6] é a oração mais conhecida do cristianismo.

Duas versões dela ocorrem no Novo Testamento: uma no Evangelho de Mateus (Mateus 6:9–13),[7] como parte do discurso sobre a ostentação, uma seção do Sermão do Monte; e a outra no Evangelho de Lucas (Lucas 11:2–4)."

FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pai-nosso

___________________

Fundamento eclesial católico

Catecismo da Igreja Católica. Parágrafos 2759-2865:

"2801. Ao dizermos Pai «nosso», invocamos a Nova Aliança em Jesus Cristo, a comunhão com a Santíssima Trindade e a caridade divina que, através da Igreja, se estende às dimensões do mundo.

2802. A expressão «que estais nos céus» não designa um lugar, mas sim a majestade de Deus e a sua presença no coração dos justos."

São 7 (sete) pedidos que contemplam a vida humana e espiritual do ser humano em São Mateus 6, 8-13. Há mais complemento em Mateus 6, 5-7 e 14-15. Jesus destaca a sinceridade de rezar o Pai Nosso diante do Pai do Céu, oração do segredo do coração ao Pai no quarto - sem hipocrisia e longos discursos, porque Deus conhece tudo, o segredo da alma e e sabe da intenção e o teor da oração antes de que aconteça. A oração do Pai Nosso está inserida entre obras de caridade e jejum.

1º Pedido: "Pai Nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome" - Deus como Pai ou Abbá é Shekenah ou presença divina a vida diária... acontece, pois Deus Pai ( a quem se dedica a linda oração ) do Céu e com o Nome Sacrossanto de Deus, que tudo sabe, ama o bem para o homem, fecunda a realidade, não justifica o mal e o maligno...

2º Pedido: "vem a nós o vosso reino" - Realidade Suprema e Celestial que vem morar na pessoa de fé e na comunidade que ora sinceramente. Deus está acima de Tudo! Não distante dos seres humanos. Deus é Absoluto: não absurdo!

3º Pedido: "seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu" Deus com sua Divina Vontade está no centro da vida de fé e na Vontade também dos seres humanos. Deve ser sintonia e harmonia entre o homem que aceita Deus pela fé e na sua vida e Deus que se inclina a atender seus filhos todos. Deus faz o sol e chuva para todos. Deus a todos ama e ama a todos.

4º Pedido: "O pão nosso de cada dia nos daí hoje" - Deus cuida da vida humana como Pai amoroso e providencial, misericórdia e quer o bem de todos, ou seja, a salvação de todos.

5º Pedido: "perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido"- É a condição essencial para o bem do homem se viverem o Evangelho. Perdoar é atitude de quem ama e crê em Deus Pai. Somos irmãos e filhos do mesmo Pai quando amamos, cuidamos, respeitamos as diferenças, apoiamos o bem do outro, perdoamos como Deus exige de nós.

6º Pedido: "não nos deixei cair em tentação" - Deus Pai nos protege contra o maligno, ou seja, cuida dos filhos contra a ação maligna ou prejudicial do adversário. O Pai educa os filhos para as tentações em Jesus e na Fortaleza e carismas advindos do Espírito Santo e da Comunidade ou Comunhão dos Santos e dos Anjos. Deus Unitrino não está só! Deus é Supremo e Onisciente de que o mal não tem poder ou ultimato sobre nós... Deus nos ensina no combate pela Armadura Divina em Efésios 6,10-20, a oração, Jejum, esmola, obras de Misericórdia, Eucaristia, Sacramentos... Com o mal não se negocia... Deus não nos esconde da Verdade, por ser a Verdade Absoluta, Suprema, Libertadora...

7º Pedido: "mas livrai-nos do mal. " - A orientação acima, especialmente a oração, seguida de conversão no exame de consciência e acesso aos sacramentos pode fazer a diferença na viva cristã. Participação responsável na comunidade e nas missas, terços, paz de consciência com visão crítica moderada de si mesmo (sem escrúpulos e moralismos). Deus não nos induz ao mal. Deus não é a fonte do mal. Nem é responsável pelo mal que praticamos. Deus sendo fonte do Bem e da Verdade, não pode nos enganar e nem enganar-se. No mesmo modo de ver a essência de Deus, não se pode atribuir a Deus o mal que há no mundo e nos sistemas sociais e políticos ou nas ações humanas injustas e perversas... O contrário, não só estaríamos igualando Deus ao humano de modo equivocado como também negando a natureza pura de Deus. Seria injusto tal argumento do mal em Deus - o pecado contra Deus, pecado contra a verdade de Deus sobre o ser humano.

CONCLUSÃO:

Amém! אָמֵן em Hebraico. Amem em grego: Αμήν ou Amín. Significa: Assim seja, significa também Deus é fiel no que nos ensina, nos ama e nos mostra o caminho do cuidado, da justiça, da misericórdia e Salvação em Jesus para nós, sempre. Amém!

O próprio Jesus Cristo é “o Amém” (Apoc 3,14) definitivo do amor do Pai por nós. Ele assume e consuma nosso “Amém” ao Pai: “todas as promessas de Deus, com efeito, têm nele (Cristo) seu sim; por isso, é por Ele que dizemos ‘amém’ a Deus para a glória de Deus.” (2 Cor 1,20)

"Em hebraico, a palavra “amém” está ligada à mesma raiz da palavra “crer”. Essa raiz exprime a solidez, a confiabilidade e fidelidade. Assim, compreendemos por que o “amém” pode ser dito da fidelidade de Deus para conosco e de nossa confiança n’Ele." https://formacao.cancaonova.com/igreja/catequese/qual-o-significado-da-palavra-amem/

“A nosso Deus e Pai seja a glória para todo o sempre. Amém." (Filipenses 4:20).

______________

REFERÊNCIA

André Alves - Da Redação Canção Nova

O Pai Nosso é a mais perfeita oração (Santo Tomás de Aquino) e a síntese de todo o Evangelho (Tertulano) - YouCat 514

Entenda o significado da oração do Pai Nosso

https://verdadeiraluz.webnode.com.br/products/entenda-o-significado-da-ora%C3%A7%C3%A3o-do-pai-nosso/

Programa sobre a fé Católica Apostólica Romana, com base no Catecismo Jovem (YouCat).

Tema - A oração do Pai Nosso Perguntas 511-516.

YouTube · Comunidade Católica Pequeno Rebanho · 7 de mai. de 2019

https://www.youtube.com/watch?v=EtpM_gFDMg

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 10/07/2024
Código do texto: T8104313
Classificação de conteúdo: seguro