Como rezar o Terço

 

COMO REZAR O TERÇO

Miguel Carqueija

 

A oração do Terço é uma das mais importantes devoções dos católicos. É tão poderosa que a própria Virgem Maria, em suas aparições de Fátima, Medjugorje e outros locais, pede insistentemente que seja recitada diariamente. Disso depende inclusive a paz no mundo.

O Rosário completo incluía três terços (daí o nome Terço), porém o Papa São João Paulo II acrescentou uma quarta sequência.

Temos então os Mistérios Gozosos, os Dolorosos e os Gloriosos, e agora também os Luminosos. A reza do Terço é distribuída assim: os Gozosos às segundas e sábados; os Dolorosos às Terças e Sextas; os Gloriosos às quartas e domingos, finalmente os Luminosos às quintas.

Consiste o terço numa introdução (Credo, Pai Nosso, 3 Ave-Marias, Glória ao Pai e a jaculatória “Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu e socorrei principalmente as que mais precisarem (algumas vezes acrescentam: da Vossa misericórdia)”.

Cada dezena é dedicada a um dos mistérios do Redentor, a saber:

 

MISTÉRIOS GOZOSOS (segundas e sábados)

1) Anunciação: o Anjo Gabriel revela a Maria que ela será a Mãe do Redentor.

2) Visitação de Nossa Senhora à sua prima Isabel, grávida de João Batista.

3) Natal: Advento de Nosso Senhor Jesus Cristo.

4) Apresentação do Menino Jesus no Templo.

5) Perda e reencontro do Menino Jesus no Templo.

 

MISTÉRIOS DOLOROSOS (terças e sextas)

1) Getsêmani: angústia de Jesus no Jardim das Oliveiras.

2) Flagelação de Cristo.

3) Coroa de espinhos.

4) Subida do Calvário, carregando a Cruz.

5) Jesus morre na Cruz.

MISTÉRIOS GLORIOSOS (quartas e domingos)

1) Ressurreição de Jesus.

2) Ascensão de Cristo ao Céu.

3) Pentecostes: descida do Espírito Santo à Virgem Maria e aos apóstolos e discípulos.

4) Assunção (Ressurreição) de Maria ao Céu de corpo e alma.

5) Coroação da Virgem Maria no Céu, acima de todos os santos e anjos.

São João Paulo II acrescentou outra sequência:

MISTÉRIOS LUMINOSOS (quintas)

1) Bodas de Caná, a água transformada em vinho.

2) Batismo de Jesus por São João Batista.

3) Anúncio do Reino de Deus.

4) Transfiguração de Jesus no Monte Tabor.

5) Instituição da Eucaristia.

 

Antes os mistérios gozosos eram nas segundas e quintas e os gloriosos às quartas, sábados e domingos.

Para a oração do terço utiliza-se preferencialmente o rosário de contas, com um crucifixo na extremidade. Em cada dezena existe uma conta maior (Pai Nosso) e dez pequenas (as Ave-Marias). Na introdução segura-se o Crucifixo para o Credo, uma conta maior para o Pai Nosso e três menores para as Ave-Marias; antes da primeira conta maior que segue, utiliza-se o espaço (o fio após a terceira Ave-Maria) para o Glória e jaculatórias.

 

Rio de Janeiro, 25 de janeiro de 2024.