Metanóia vem Primeiro.

Mateus 6:33 “buscai, pois, em primeiro (próton) lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”

Deus falado com Salomão - 1Reis 3:11 “E disse-lhe Deus: Porquanto pediste esta coisa e não pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos, mas pediste para ti entendimento, para ouvir causas de juízo; 12 eis que fiz segundo as tuas palavras, eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti teu igual não houve, e depois de ti teu igual se não levantará. 13 E também até o que não pediste te dei, assim riquezas como glória; que não haja teu igual entre os reis, por todos os teus dias. 14 E, se andares nos meus caminhos guardando os meus estatutos e os meus mandamentos, como andou Davi, teu pai, também prolongarei os teus dias”.

Jesus dizendo a seus discípulos - Marcos 10:29 “E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, 30 que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições, e, no século futuro, a vida eterna. 31 Porém muitos primeiros serão derradeiros, e muitos derradeiros serão primeiros”.

Todo ser humano na medida em que cresce e amadurece tem que aprender a fazer escolhas. À medida que uma pessoa se converte e cresce no Senhor, é importante que entenda o conceito de prioridades segundo a Palavra de Deus: “Qual coisa deve ser feita em primeiro lugar?”.

Jesus nos deu uma grande revelação sobre algumas coisas que deveriam ser feitas antes de outras. Jesus, em seus ensinamentos, falou exaustivamente sobre como estabelecer prioridades. No Novo Testamento, mais precisamente nos evangelhos, Jesus trouxe muitos exemplos sobre o que devemos priorizar e fazer em primeiro lugar (Mt 5:23-24; 6:33; 7:25).

Mateus 5:23 “Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você, 24 deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta”.

Mateus 6:33 “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas”.

Mateus 7:25 “Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha”.

Nessas passagens, a palavra usada para “primeiro” é “próton”, que significa “o primeiro, primeiro no tempo, ordem e número”. “Próton” também significa “aquilo que é o primeiro na classificação e ordem de valores”. “Próton” diz respeito à “coisa mais importante”, e “aquilo que precede todas as demais”. Por fim, a questão “próton” é a questão primordial.

Considerando o que acabamos de dizer sobre prioridades, qual foi A PRIMEIRA MENSAGEM DE JESUS após ter sido batizado por João Batista e tentado no deserto?

Mateus 4:17 “Daí por diante, passou Jesus a pregar e a dizer: “Arrependei-vos, porque está próximo ao reino dos céus.”

Daniel 2:44 “Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e esse reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos e será estabelecido para sempre”.

Atos 10:36 “A palavra que ele enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo (este é o Senhor de todos), 37 esta palavra, vós bem sabeis, veio por toda a Judeia, começando pela Galileia, depois do batismo que João pregou; 38 como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele. 39 E nós somos testemunhas de todas as coisas que fez, tanto na terra da Judeia como em Jerusalém; ao qual mataram, pendurando-o num madeiro”.

A primeira palavra que inaugura o ministério de pregação de Jesus foi “arrependei-vos”, que no grego é “metanoeo” ou metanóia. Metanóia, literalmente é mudar a mente para melhor, arrepender-se. A mensagem de Jesus dizia: “Arrependam-se, mudando a mente de vocês para melhor, elevem a mente pensando nas coisas celestiais, expandam a mente, pois o reino de céus está chegando!”. Jesus disse que mudar a mente deve vir em primeiro lugar.

Metanóia foi a primeira orientação dada aqueles ouvintes. Mudar a mente é prioridade, principalmente para os que querem experimentar os benefícios do Reino de Deus, porque tanto a palavra “metanóia”, como a expressão “Reino dos Céus”, aparecem na primeira fala de Jesus. Assim, para experimentarmos a manifestação do reino de Deus e seus benefícios, precisamos passar pelo processo de renovação da mente.

O que é o Reino de Deus ou Reino dos Céus?

Leia a definição do Reino de Deus segundo o Apóstolo Paulo:

Romanos 14:17 “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.”

Gálatas 5:22 “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. 23 Contra essas coisas não há lei. 24 E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. 25 Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”.

O Reino de Deus é um estado interior proporcionado pelo Espírito Santo. O Espírito Santo habita no homem nascido de novo, assim o Reino de Deus está́ no interior do homem. Podemos então afirmar que o Reino de Deus é algo interior, está em nós e é ativado de dentro para fora.

Veja também o que Jesus diz a respeito do Reino Deus:

Lucas 17:20 “Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. 21 Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está́ dentro de vós.”

João 3:3 “Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus”.

Atos 1:6 “Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel? 7 E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder. 8 Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra”.

O Reino de Deus deve vir primeiro.

De acordo com o texto de Mateus 6:33, Jesus diz que o Reino deve vir em primeiro lugar.

Mateus 6:33 “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”

Jesus tinha uma santa expectativa pela manifestação desse Reino e o priorizou em todo o seu ministério. Na oração modelo, Jesus orou dizendo:

Mateus 6:10 “venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu...”.

Salmo 103:20 “Bendizei ao Senhor, anjos seus, magníficos em poder, que cumpris as suas ordens, obedecendo à voz da sua palavra. 21 Bendizei ao Senhor, todos os seus exércitos, vós, ministros seus, que executais o seu beneplácito. 22 Bendizei ao Senhor, todas as suas obras, em todos os lugares do seu domínio”.

Daniel 4:35 “E todos os moradores da terra são reputados em nada; e, segundo a sua vontade, ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem possa estorvar a sua mão e lhe diga: Que fazes? 36 No mesmo tempo, me tornou a vir o meu entendimento, e para a dignidade do meu reino tornou-me a vir a minha majestade e o meu resplendor; e me buscaram os meus capitães e os meus grandes; e fui restabelecido no meu reino, e a minha glória foi aumentada”.

Atos 21:13 “Mas Paulo respondeu: Que fazeis vós, chorando e magoando-me o coração? Porque eu estou pronto não só a ser ligado, mas ainda a morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus. 14 E, como não podíamos convencê-lo, nos aquietamos, dizendo: Faça-se a vontade do Senhor!”

Devemos seguir o exemplo de Cristo, perseverando para que o Reino se manifeste no nosso meio. Todavia, somente através da renovação dos nossos pensamentos poderemos manifestar o Reino de Deus.

Metanóia precede o Reino.

Por que muitas pessoas não priorizam o Reino de Deus? Por que não se entregam para Deus de maneira plena? A resposta é que elas não mudaram a mente, não foram renovadas nos pensamentos, e por conta disso não podem desfrutar o Reino dos Céus. Que os próximos dias sejam reflexivos e nossa mente renovada neste entendimento. Metanóia vem primeiro!

diogorufati
Enviado por diogorufati em 23/07/2023
Código do texto: T7844052
Classificação de conteúdo: seguro