Deus não tardará
Versículo de introdução: Lucas 18:1 E contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer.
Versículos de apoio: Colossenses 4:2 Dediquem-se à oração, estejam alerta e sejam agradecidos. /Jeremias 33:3 Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes. / Mateus 7:7 Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á./ Hebreus 11:6 Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. / 1 Pedro 2:9 Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. / Salmos 119:11 Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti.
INTRODUÇÃO: Quero tratar com os irmãos hoje um assunto bastante falado nas igrejas, muito comentado, que é a importância de orar e não desanimar. Veja nós precisamos de Deus o tempo todo, seja para pedir seu socorro, seja para agradecer, seja para se aproximar mais Dele, e a verdade é uma só, devemos, enquanto cristãos, orar constantemente. Primeiro, porque é nosso dever (col4:2), e segundo porque somos seus escolhidos (1P.2:9). E para aprendermos um pouco mais da palavra de Deus, vamos ler o evangelho segundo Lucas, que nos mostrará que devemos orar sempre e sem esmorecer. E o evangelho segundo João, que nos mostrará que Deus não se atrasa, não tarda.
DESENVOLVIMENTO: Abram suas bíblias em Lucas 18:1-8, um texto bastante conhecido, A viúva e o juiz iníquo, mas não é por isso que não lhe daremos o devido valor. Mas antes disso precisamos entender em que contexto Jesus contou essa parábola, porque ela não surgiu do nada, de repente o Senhor contou essa história, não, na verdade, antes de Jesus contar essa parábola aos seus discípulos, Ele estava sendo interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, então Jesus faz uma explicação escatológica em Lucas 17:20-37, convido os irmãos a conhecerem essa explicação. (Feita a leitura e explicação, entra no texto base Lucas 18:1-8, e após leitura comentar sobre os personagens e estando claro que o dever do crente é orar, parte-se para a leitura de João 11:1-45 para mostrar que Deus não se atrasa, e não tardará)
CONCLUSÃO: Meus amados irmãos o Senhor nos diz nessa noite que devemos ter fé nele, mas aquela fé que não se esfria, e sim aquece a alma do crente, aquela fé que não questiona, porque entende que Deus é a resposta para todas nossas ansiedades, aquela fé que não duvida, e isso é fé. Enfim tenhamos fé, pois sem fé é impossível agradar a Deus. E tendo fé oremos incansavelmente, constantemente, perseverantemente. Oremos para que possamos responder a pergunta que Ele nos faz no versículo 8. Quando o filho do homem vier, encontrará fé na terra? De fato, é uma pergunta de difícil resposta, mas tenho certeza, que se orarmos a Deus para aumentar nossa fé, Ele assim o fará, e naquele grande dia poderemos dizer ao Senhor: Guardei no meu coração as tuas palavras para não pecar contra ti. Salmos 119:11 Aleluias. Sim, porque quando guardamos a palavra de Deus em nosso coração, entendemos que devemos orar, que Ele virá logo, sem demora, não tardará.