Nem tudo é o que parece
Versículo: Provérbios 19:2 Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado/Salmo 46.10: “Aquietai-vos e sabeis que eu sou Deus, sou exaltado entre as nações, sou exaltado na Terra.”
Texto: 1 Samuel 1:28
INTRODUÇÃO: Segue essa fábula, havia um homem que perdera a esposa, e teve que criar seu filho, ainda bebê sozinho. Esse homem tinha uma raposa, que criara como um animal de estimação e ele a ensinou a cuidar do bebê. Toda vez que o homem saia para trabalhar, deixava a raposa a cuidar do bebê. Os colegas de trabalho, viviam alertando o homem, dizendo: Não se esqueça que essa raposa é um animal selvagem e ainda mantém esse instinto, tenha cuidado. O homem insistia que a raposa jamais faria mal ao seu filho. Certo dia ao chegar em casa, a raposinha veio encontra-lo no portão como era de costume, mas sua boca estava suja de sangue, o homem não pensou duas vezes e usando o machado que estava nas mãos matou a raposinha, e entrou apressadamente para ver o filho, que estava brincando no berço e ao lado havia uma cobra morta numa poça de sangue. O homem arrependeu-se e enterrou a raposinha juntamente com o machado.
DESENVOLVIMENTO: Nem tudo é o que parece, porque nós muitas vezes fazemos isso, tomamos decisões precipitadas, agimos precipitadamente, julgamos pessoas e ações de modo precipitado. Na igreja, por exemplo, quando um irmão, por algum motivo falta nos cultos, é comum ouvirmos: Fulano já desviou, voltou para o mundo. E se aquele irmão que demonstrava através dos louvores estar cheio de Deus, se mostrava feliz, cumprimentava todos na igreja, e de repente se apaga por algum motivo, ouvimos: Ciclano perdeu o primeiro amor. Não pode ser assim, meus irmãos. E nessa noite vamos conhecer alguns personagens da bíblia que se precipitaram em julgar alguém entre eles: Esaú, Saul, Sara, Mical. Vamos ler juntos 1 Samuel :1-28, onde Eli, o sumo sacerdote, fez um comentário precipitado sobre Ana. Vejamos.
CONCLUSÃO: A palavra de Deus nos diz hoje que quando agimos precipitadamente corremos o risco de sofrer por isso. Veja que Esaú perdeu seu direito à primogenitura e sofreu com isso, porque seu coração se enegreceu e foi em busca de vingança. Saul, por várias atitudes precipitadas perdeu o reinado. Mical nunca pode ser mãe.