EVANGELHO NO LAR

NÃO VIM TRAZER A PAZ, MAS A DIVISÃO ( São Mateus – Cap. X)

 

AS IDEIAS VERDADEIRAS E AS FALSAS IDEIAS

 

Toda idéia nova encontra forçosamente oposição e não há uma única que tenha se estabelecido sem lutas: ora, em semelhante caso, a resistência está sempre em razão da importância dos resultados previstos, porque quanto mais é grande, mais fere interesses. Se a idéia é notoriamente falsa, se julgada sem consequência, ninguém com ela se preocupa e deixam-na passar, sabendo que não tem vitalidade. Mas se a idéia for verdadeira, se repousa sobre uma base sólida, se se entrevê futuro para ela, um secreto pressentimento adverte os antagonistas de que é um perigo para eles, e para a ordem das coisas em cuja manutenção estão interessados: por isso, caem sobre ela e seus partidários. À medida da importância e dos resultados  de uma idéia nova se encontra, assim, na emoção que causa em seu aparecimento, uma violência da oposição que se levanta, e no grau e persistência da cólera dos seus adversários.

Jesus vinha proclamar uma doutrina que solapava pelas bases os abusos nos quais viviam os Fariseus, os Escribas e os sacerdotes do seu tempo; assim o fizeram morrer, crendo matar a idéia matando o homem; mas a idéia sobreviveu, porque era verdadeira, cresceu porque estava nos desígnios de Deus.”

 

Comentário: Esse trecho do Evangelho é bem apropriado para o mundo atual, quando se usa o nome de Deus em benefício de interesses particulares e não no interesse do povo em geral.

Jesus veio para ostentar a bandeira da Paz e da fraternidade implantando a Lei do Amor. Uma boa ideia é aquela que beneficia a todos e não aquela que só engloba interesses particulares do autor e de seus apoiadores.

Ontem ouvi a notícia trágica de um homem que tinha autorização legal para usar arma de fogo (sob pretexto de uso esportivo) e matou a mulher, a filhinha de um ano e outra criança só escapou por milagre.  

A flexibilização do comércio de armas é uma ideia falsa porque não é em benefício de todos. São principalmente  pessoas inocentes que estão morrendo em razão dessa Lei. Que os esportistas pratiquem um Esporte que não traga prejuízo a ninguém.

Uma idéia verdadeira, segundo o Evangelho, é aquela que proporciona o bem-estar de todos. Tais como Educação, Emprego e Salário justo. Banir o preconceito que não trás benefício a ninguém, nem mesmo ao preconceituoso. Preservação das florestas que proporciona a felicidade de todos, inclusive daqueles que a depredam.

                                           Nair Lúcia de Britto     

Nair Lúcia de Britto
Enviado por Nair Lúcia de Britto em 13/09/2022
Reeditado em 13/09/2022
Código do texto: T7604959
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.