EVANGELHO NO LAR

    9 de agosto de 2022

       

“Mistérios Ocultos aos Sábios

 

 

Então Jesus disse estas palavras: Eu vos rendo glória, meu Pai, Senhor do Céu e da Terra, por haverdes ocultado essas coisas aos sábios e aos prudentes e por haverdes revelado aos simples e aos pequenos. (São Mateus, cp. XI, v 25).

Pode parecer singular que Jesus renda graças a Deus por ter revelado essas coisas aos mais simples e aos pequenos, que são os pobres de espírito, e de tê-las ocultado aos sábios e prudentes; mais aptos na aparência, a compreendê-las. É preciso entender, porém, pelos primeiros, os humildes que se humilham diante de Deus, e não se crêem superiores a todo mundo; e pelos segundos, os orgulhosos, envaidecidos de sua ciência mundana, que se creem prudentes porque negam, tratando Deus de igual para igual quando não o negam: porque na Antiguidade, prudente era sinônimo de sábio; por isso Deus lhe deixa à procura dos segredos da Terra, e revela os do céu aos mais simples e humildes, que se inclinam diante dele.”

 

Comentário: Os “pobres de Espírito” aos quais Jesus se  refere são aquelas pessoas simples, que têm um coração puro, generoso, que acreditam em Deus e se comprazem em procurar ser útil ao próximo, conforme suas aptidões.

Os sábios, mas orgulhosos pela sua condição material mais privilegiada, são aqueles que se acham superiores aos demais e que têm o coração endurecido pelo orgulho e pela vaidade. E, portanto, incapazes de compreenderem os mistérios de Deus.

 

Nair Lúcia de Britto   

Nair Lúcia de Britto
Enviado por Nair Lúcia de Britto em 09/08/2022
Reeditado em 16/08/2022
Código do texto: T7578779
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.