EVANGELHO NO LAR
9 de agosto de 2022
“Mistérios Ocultos aos Sábios
Então Jesus disse estas palavras: Eu vos rendo glória, meu Pai, Senhor do Céu e da Terra, por haverdes ocultado essas coisas aos sábios e aos prudentes e por haverdes revelado aos simples e aos pequenos. (São Mateus, cp. XI, v 25).
Pode parecer singular que Jesus renda graças a Deus por ter revelado essas coisas aos mais simples e aos pequenos, que são os pobres de espírito, e de tê-las ocultado aos sábios e prudentes; mais aptos na aparência, a compreendê-las. É preciso entender, porém, pelos primeiros, os humildes que se humilham diante de Deus, e não se crêem superiores a todo mundo; e pelos segundos, os orgulhosos, envaidecidos de sua ciência mundana, que se creem prudentes porque negam, tratando Deus de igual para igual quando não o negam: porque na Antiguidade, prudente era sinônimo de sábio; por isso Deus lhe deixa à procura dos segredos da Terra, e revela os do céu aos mais simples e humildes, que se inclinam diante dele.”
Comentário: Os “pobres de Espírito” aos quais Jesus se refere são aquelas pessoas simples, que têm um coração puro, generoso, que acreditam em Deus e se comprazem em procurar ser útil ao próximo, conforme suas aptidões.
Os sábios, mas orgulhosos pela sua condição material mais privilegiada, são aqueles que se acham superiores aos demais e que têm o coração endurecido pelo orgulho e pela vaidade. E, portanto, incapazes de compreenderem os mistérios de Deus.
Nair Lúcia de Britto