A reza do Terço

A REZA DO TERÇO

Miguel Carqueija

 

A oração diária do terço é muito importante, e vem sendo insistentemente pedida pela Virgem Maria em suas múltiplas aparições pelo mundo. Em Fátima, Garabandal, Medjugorje, em outros locais, a Mãe de Jesus Cristo pede que os cristãos rezem diariamente o terço, naturalmente com devoção, como uma forte arma contra as ciladas do demônio. E para que haja paz e bondade no mundo.

Não resta dúvida que a sociedade atual encontra-se em lastimável estado de materialismo, lascívia e indiferença religiosa. Cada vez mais afastada de Deus, é uma civilização em estado de auto-destruição.

O que é o terço? Este nome significa no caso, a terça parte do Rosário, que é o conjunto de orações que são acompanhadas nas contas pelos dedos. Basicamente começa-se pelo Credo, no crucifixo do rosário. Nesta introdução reza-se também um Pai Nosso, três Ave-Marias e um Glória, ao qual se acrescenta um breve ato de contrição: “Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu e socorrei principalmente as que mais precisarem”, e algumas pessoas acrescentam: “da vossa misericórdia”.

Depois vêm as cinco dezenas que constam de um Pai Nosso, dez Ave-Marias, um Glória e o Ato de Contrição.

No final das cinco dezenas reza-se a Salve Rainha.

Hoje em dia o Terço poderia ser chamado de Quarto, pois o Papa São João Paulo II acrescentou mais uma fileira, a dos mistérios luminosos. Vejamos então:

MISTÉRIOS GOZOSOS (segundas e sábados)

1) Anunciação do Anjo Gabriel à Virgem Maria

2) Visitação de Nossa Senhora a sua prima Isabel

3) Natal: Advento de Jesus Cristo na gruta de Belém

4) Apresentação do Menino Jesus no Templo

5) Perda e encontro do Menino Jesus no Templo

 

MISTÉRIOS DOLOROSOS (terças e sextas)

 

1) Agonia misteriosa de Nosso Senhor Jesus Cristo no Horto das Oliveiras

2) Flagelação de Cristo

3) Jesus é coroado de espinhos

4) Subida do Calvário

5) Crucificação e morte de Jesus

 

MISTÉRIOS GLORIOSOS (quartas e domingos)

 

1) Ressurreição de Jesus

2) Ascensão de Jesus ao Céu

3) Vinda do Espírito Santo (Pentecostes) a Maria e aos Apóstolos

4) Assunção de Nossa Senhora ao Céu

5) Coroação de Nossa Senhora acima de todos os santos e anjos

 

MISTÉRIOS LUMINOSOS (quintas)

 

1) Batismo de Jesus

2) Jesus nas Bodas de Caná

3) Anúncio do Reino de Deus

4) Transfiguração de Jesus no Monte Tabor

5) Instituição da Eucaristia

 

Atualmente cresce o movimento do Terço dos Homens, que promove um avivamento da Fé entre os homens, contrariando a idéia preconceituosa de que religião é coisa das mulheres. De fato, em média a mulher é mais mística que o homem, mas isso não quer dizer que o homem não possa ser religioso e devotado à Fé Cristã. Na verdade os homens não tem nada que se envergonharem pelo fato de serem católicos. Muito pelo contrário, como disse o Padre Paulo Ricardo, “ser católico é bom demais!”

E hoje em dia é fácil acompanhar o terço, em programas da televisão e internet, ou nos grupos organizados nas paróquias. Em cada dezena, medita-se nas passagens dos Evangelhos e Atos dos Apóstolos e pontos doutrinais.

É uma prática altamente valiosa e que os católicos não devem desprezar. Além do mais, é pedido da Virgem Maria, e dos mais urgentes, como arma poderosa na luta espiritual que se trava no mundo.

 

 

Rio de Janeiro, 11 de julho de 2022.

 

imagem da Canção Nova