MISTÉRIOS DO ESPÍRITO SANTO na oração do terço de amor e de fé

Não tem que provar --- não é ciência empírica... é mistério de fé... Nós cremos... Pois para Deus, nada é impossível, disse o anjo a virgem Maria em Lucas 1,37.

Pequeno Tratado sobre o Paráclito à luz do Catecismo da Igreja Católica Romana. J B PEREIRA em: 08/01/19 -

https://www.recantodasletras.com.br/e-livros/6545796

_______________

Melhores Música Católica 2021 - Lindas Músicas Religiosas Católicas -

Louvor e Adoracão 2021

https://www.youtube.com/watch?v=tlkcvGNuu_Y

26/07/2021 22:06 - J B Pereira

Obrigado, Paráclito, por celebrar o mistério de sua existência e assistência potencial e ativa na Igreja e no mundo, segundo o Plano do Pai e na parte do Filho Jesus para o bem das pessoas rumo ao Paraíso. Amém, aleluia!

__________________

26/07/2021 conclusão dos MISTÉRIOS DO ESPÍRITO SANTO

MISTÉRIOS DO ESPÍRITO SANTO

«CREIO NO ESPÍRITO SANTO»

«Ninguém conhece o que há em Deus, senão o Espírito de Deus.».

(I Cor 2, 11)

Obs.: Pode-se rezar este mistério no dia de Pentecostes ou nos domingos. Acrescentar ao Terço do Rosário da Igreja, com licença do padre ou o bispo de sua diocese.

J B Pereira: eu me submeto à Igreja Católica Apostólica Romana em todo meu escrever e falar, sentir e viver, anunciando Jesus e o Espírito Santo, com a Virgem Maria, no Ano de São José, segundo o Papa Francisco. 23/07/2021

“Aquele que blasfemar contra o Espírito Santo não terá remissão para sempre. Pelo contrário, é culpado de um pecado eterno (Mc 3,29).

"8,2. A lei do Espírito: o domínio do Espírito Santo, hóspede da alma do cristão, liberta-o da escravidão do pecado."

Romanos, 8 - Bíblia Católica Online

Leia mais em: https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/romanos/8/

Canto gregoriano para oração e reza do Santo Rosário. Ou outros hinos e invocações como: Hino, em Latim, Veni Creator Spiritus.

https://www.youtube.com/watch?v=aB7-hgjM_ew

INTRODUÇÃO DA NOVENA OU DO TERÇO AO ESPÍRITO SANTO com a ajuda de Maria Santíssima, esposa do Espírito Santo em ATOS 1,14.

A invocação ao Espírito Santo é muito bela, pura e santa. Acontece na missa, nas orações litúrgicas, novenas, terços, na vida dos santos, nos documentos dos papas e da tradição eclesial etc.

A fé e invocação ao Novo Advogado prometido por Jesus está nos santos Evangelhos e em Atos dos Apóstolos com o dia de Pentecostes, momento sublime e desejado do nascimento da Igreja Apostólica em Jerusalém.

Depois, vieram as comunidades ou igrejas cristãs de Paulo no mundo grego e outras que foram se deslocando, após o cerco de Jerusalém e outras diásporas, a partir do ano 70 d.C.

Os apóstolos foram para outras nações. E, com o martírios dos apóstolos Pedro, Paulo, ambos em Roma no Ano 64 d.C, e novas Igrejas foram fundadas sobre o alicerce dos outros apóstolos para a Ásia e Egito etc.

Os dois Credos católicos, conhecidos a partir dos Sínodos da Igreja Católica Romana (o Credo Símbolo dos Apóstolos e o Credo Niceno-constantinopolitano nos séculos 1 º ao 3 º) nos ensinam as eternas verdades essenciais da fé e sobre a Igreja e sobre o Dom de Deus ou a Fonte de Águas Vivas (nomes dados ao Espírito Santo na Bíblia), porque o Espírito Santo flui ou brota do Coração de Jesus, que o enviou da parte do Pai, também, sobre os apóstolos e a Virgem e as santas mulheres em

Atos 1,14 e Atos 2.

“Nº 688 do Catecismo Oficial da Igreja Católica: A PROFISSÃO DA FÉ:

A Igreja, comunhão viva na fé dos Apóstolos, que ela transmite, é o lugar do nosso conhecimento do Espírito Santo:

— Nas Escrituras, que Ele inspirou:

— na Tradição, de que os Padres da Igreja são testemunhas sempre atuais;

— no Magistério da Igreja, que Ele assiste;

— na liturgia sacramental, através das suas palavras e dos seus símbolos, em que o Espírito Santo nos põe em comunhão com Cristo;

— na oração, em que Ele intercede por nós;

— nos carismas e ministérios, pelos quais a Igreja é edificada;

— nos sinais de vida apostólica e missionária;

— no testemunho dos santos, nos quais Ele manifesta a sua santidade e continua a obra da salvação.”

FONTE: https://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p1s2cap3_683-1065_po.html

Comecemo pela invocação da Santíssima trindade e o persignar-se como sabemos pelo Catecismo católico e pela tradição da nossa Igreja:

(†) Pelo sinal da Santa Cruz:

ao traçarmos a primeira cruz em nossa testa,

(†) Livrai-nos Deus, Nosso Senhor:

com esta segunda cruz sobre os lábios,

(†) Dos nossos inimigos:

– esta terceira cruz tem como objetivo: proteger o nosso coração contra os maus sentimentos: contra o ódio, a vaidade, a inveja, a luxúria e outros vícios; fazer dele uma fonte inesgotável de amor a Deus, a nós mesmos e ao nosso próximo; um coração doce, como o de Maria e manso e humilde

como o de Jesus.”

“Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.”

O Ato de Persignar-se e o Sinal da Cruz

https://comunidadesantarosa.com.br/2013/06/04/o-ato-de-persignar-se-e-o-sinal-da-cruz/

Oferecimento do Terço

"Divino Salvador Nosso Senhor Jesus Cristo, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da Vossa Redenção e do mistério de Pentecostes sobre a Igreja e sobre nós em nosso Batismo e em nossa Crisma.

Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, esposa do Divino Espírito Santo, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências e o perdão dos pedados e das penas durante esta santa devoção do terço e invocação do Espírito Santo em seus carismas, dons, frutos para o bem da comunidade nossa.

Amém."

Credo SÍMBOLO DOS APÓSTOLOS

"Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, Criador do Céu e da Terra; e em Jesus Cristo, Seu único Filho, Nosso Senhor; Que foi concebido pelo poder do Espírito Santo. Nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto, sepultado; desceu a mansão dos mortos. Ressuscitou no terceiro dia. Subiu ao Céu, onde está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, de onde há-de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na Comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amem.

Pai Nosso

"Pai nosso, que estais nos Céus, santificado seja o Vosso Nome; venha a nós o Vosso Reino, seja feita a Vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

Doxologia da missa: VOSSO É O PODER E HONRA E AGLÓRIA PARA SEMPRE .

AMÉM.

Ave Maria

"Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois Vós entre as mulheres e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amem.

Glória

"Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre, pelos séculos dos séculos. Amem

Ó meu Jesus

"Ó meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno; levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.

Canto ao Espírito Santo:

https://www.youtube.com/watch?v=0WXLEVgED2w

A nós descei o amor de Jesus

A nós descei Divina Luz - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=OQo9Rmw9hwg

https://www.youtube.com › watch

Letras

A nós descei, Divina Luz

A nós descei, Divina Luz

Em nossas almas acendei

O amor, o amor de Jesus

Em nossas almas acendei

O amor, o amor de Jesus

Vós sois a alma da Igreja

Vós sois a vida, sois o amor

Vós sois a graça benfazeja

Que nos irmana no Senhor

Vós sois a graça benfazeja

Que nos irmana no Senhor

Divino Espírito descei

Os corações vinde inflamar

E as nossas almas preparar

Para o que Deus nos quer falar

E as nossas almas preparar

Para o que Deus nos quer falar

A nós descei, Divina Luz

A nós descei, Divina Luz

Em nossas almas acendei

O amor, o amor de Jesus

Em nossas almas acendei

O amor, o amor de Jesus

Senhor, vem...

Vem sobre nós, ó Senhor

A nós...

A nós vem ser divina luz

Vem com a tua graça...

Vem com teu amor, Senhor

Ò vem..."

https://www.youtube.com/watch?v=OQo9Rmw9hwg

Invoquemos o Espírito Santo com a tão conhecida oração, comentada pelo catecismo catolico aprovado por São João Paulo II em 1997.

A tradição tem o Hino, em Latim, " Veni Creator Spiritus".

https://www.youtube.com/watch?v=idHCy0k0oCo

ORAÇÃO ESPECIAL: Venha, Espírito Santo!

"Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém! "

________________________________________

Veni, Sancte Spíritus

Veni Sancte Spíritus reple tuórum corda fidélium, et tu amóris in eis ignem accénde. Emítte Spíritum tuum et creabúntur. Et renovábis faciem terrae.

Oremus: Deus, qui corda fidélium Sancti Spíritus illustratióne docuisti da nobis in eódem Spíritu recta sápere, et de ejus semper consolatióne gaudére.

Per Christum Dóminum nostrum. Amen

CONTEMPLAÇÃO DOS MISTÉRIO DO AMOR DO ESPÍRITO SANTO POR NÓS NA UNIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE

PRIMEIRO MISTÉRIO:

O Espírito Santo pairava sobre as águas da criação (Gênesis 1,2) no Antigo Testamento; e, depois, pareceu como se fosse uma pomba brilhante sobre Jesus no dia de seu Batismo.

RENOVEMOS NOSSO BATISMO E NOSSA CRISMA E FIDELIDADE À Igreja católica.

Oremos pela famílias e missões e o reavivamento da Fé na Europa, pelo Papa Francisco e as necessidades e orações da Santa Igreja no continente Europeu.

Gênesis 1,2 na narração da criação: “Gênesis 1,1 No princípio, criou Deus os céus e a terra. 2 A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas.”

A palavra hebraica usada aqui para "espírito" é "huah". A Bíblia de Jerusalém não traduz como "espírito", mas como "sopro" e diz que se poderia traduzir como "grande vento". Talvez não deveríamos ver já nisso ainda a ação do "Espírito Santo", como elemento criador do universo, pois seria como tirar, antecipando, a novidade da criação divina."

Mateus 3,15 "Jesus, entretanto, declarou: “Deixe assim, por enquanto; pois assim convém que façamos, para cumprir toda a justiça”.

"E João concordou. 16 E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre Ele. 17 Em seguida, uma voz dos céus disse: “Este é meu Filho amado, em quem muito me agrado”.

Atos 2,38. Orientou-lhes Pedro: “Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em o nome de Jesus Cristo para o perdão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.

SEGUNDO MISTÉRIO: O Espírito Santo conduziu Jesus ao deserto para vencer toda tentação. (Lucas no capítulo 3 de seu evangelho)

O Espírito santo iluminou Pedro e os apóstolos para confessarem Jesus como Filho do Deus Vivo.

Que tenhamos corajosa fé para dar testemunho de Jesus e defender a Igreja em cada momento da nossa vida. Fugir do pecado e defender a vida sempre e evitar a violência.

Oremos pelas Américas, pelas missões e famílias nas Américas e vocações todas, leigas, religiosas, pastorais, familiares, etc.

"33.Quem poderia acusar os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.* 34.Quem os condenará? Cristo Jesus, que morreu, ou melhor, que ressuscitou, que está à mão direita de Deus, é quem intercede por nós! 35.Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação? A angústia? A perseguição? A fome? A nudez? O perigo? A espada?* 36.Realmente, está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia inteiro; somos tratados como gado destinado ao matadouro (Sl 43,23). 37.Mas, em todas essas coisas, somos mais que vencedores pela virtude daquele que nos amou. 38.Pois estou persuadido de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem o presente, nem o futuro, nem as potestades, 39.nem as alturas, nem os abismos, nem outra qualquer criatura nos poderá apartar do amor que Deus nos testemunha em Cristo Jesus, nosso Senhor."

Romanos, 8 - Bíblia Católica Online

Leia mais em: https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/romanos/8/

"9.Vós, porém, não viveis segundo a carne, mas segundo o Espírito, se realmente o Espírito de Deus habita em vós. Se alguém não possui o Espírito de Cristo, este não é dele. 10.Ora, se Cristo está em vós, o corpo, em verdade, está morto pelo pecado, mas o Espírito vive pela justificação.* 11.Se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dos mortos habita em vós, ele, que ressuscitou Jesus Cristo dos mortos, também dará a vida aos vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que habita em vós."

Romanos, 8 - Bíblia Católica Online

Leia mais em: https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/romanos/8/

TERCEIRO MISTÉRIO: PENTECOSTES OU FESTA DO ESPÍRITO ANTO:

Espírito Santo desce sobre Maria em Atos 1,14 e os apóstolos em Pentecostes em ATOS 2 e depois na Missão de São Pedro, Príncipe dos Apóstolos em Nome de Jesus (Mateus 16, 16-19), e São Paulo, Apóstolo dos Gentios.

Oremos pelas missões Africanas e as famílias e mártires na mãe África, berço da Humanidade e origem da vida dos seres humanos.

Fim das doenças, guerras civis, pobreza, exploração do capitalismo selvagem e anticristão, perseguição e martírio dos católicos e cristãos missionários pelo fanatismo religioso de diversos grupos religiosos intolerantes.

Além do dízimo e os mandamentos da Igreja e de Deus, possamos viver como igreja na sociedade e sermos unidos em nome de Jesus, acolhendo a todos sem distinção, sem abandonar nossa fé na Igreja e praticando as obras de misericórdia e ajudando as obras das missões da diocese e da Igreja no mundo todo, orando pelo Papa Francisco e apoiando as vocações todas. Ser corajosos e corajosas em dar testemunho ou anunciar Jesus onde estiver.

"Atos dos Apóstolos, 2 1.Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reu-nidos no mesmo lugar.*"

Atos dos Apóstolos, 2 - Bíblia Católica Online

"3.Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo, que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. 4.Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem."

Atos dos Apóstolos, 2 - Bíblia Católica Online

Leia mais em: https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/atos-dos-apostolos/2/

"Quando ouviram a verdadeira mensagem, a boa notícia que trouxe para vocês a salvação, vocês creram em Cristo. E Deus pôs em vocês a sua marca de proprietário quando lhes deu o Espírito Santo, que ele havia prometido. 14 O Espírito Santo é a garantia de que receberemos o que Deus prometeu ao seu povo, e isso nos dá a certeza de que Deus dará liberdade completa aos que são seus. (Efésios 1, 13-14)

"Se em vocês vive o Espírito daquele que ressuscitou Jesus, então aquele que ressuscitou Jesus Cristo dará também vida ao corpo mortal de vocês, por meio do seu Espírito, que vive em vocês. (Romanos 8, 11)

"E não somente o Universo, mas nós, que temos o Espírito Santo como o primeiro presente que recebemos de Deus, nós também gememos dentro de nós mesmos enquanto esperamos que Deus faça com que sejamos seus filhos e nos liberte completamente. (Romanos 8, 23)

"13.Tendo entrado no cenáculo, subiram ao quarto de cima, onde costumavam permanecer. Eram eles: Pedro e João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelador, e Judas, irmão de Tiago. 14.Todos eles perseveravam unanimemente na oração, juntamente com as mulheres, entre elas Maria, mãe de Jesus, e os irmãos dele. 15.Em um daqueles dias, levantou-se Pedro no meio de seus irmãos, na assembleia reunida que constava de umas cento e vinte pessoas, e disse: 16.“Irmãos, convinha que se cumprisse o que o Espírito Santo predisse na escritura pela boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam Jesus. 17.Ele era um dos nossos e teve parte no nosso ministério."

Atos dos Apóstolos, 1 - Bíblia Católica Online -

Leia mais em: https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/atos-dos-apostolos/1/

“Deixai-vos conduzir pelo Espírito Santo” (Gl 5,16a)

Pedro e Paulo, homens cheios do Espírito Santo (artigo)

“... Aquele que antes perseguia, dividia, autorizava apedrejar, agora faz questão de buscar e encontrar Pedro (Cefas), mostrando assim que o Espírito gera a unidade entre os que são Dele. Mesmo as vezes tendo o ímpeto de realizar exortações a Pedro, Paulo sempre as faz com caridade e não no ímpeto de dividir, pois a ação do Espírito Santo não gera a divisão.

____Peçamos que o Espírito Santo realize em nós essa graça, de sermos conduzidos e obedientes a Sua voz como foram São Pedro e São Paulo, Colunas da Igreja. São Pedro e São Paulo, rogai por nós!“

Sex, 28 de Junho de 2019 14:10

https://www.rccbrasil.org.br/espiritualidade-e-formacao/mais-lidas-artigos/2038-pedro-e-paulo-homens-cheios-do-espirito-santo.html

QUARTO MISTÉRIO: O Espírito Santo fala às comunidade de fé, que devem seguir a voz da Igreja no mundo em Apocalipse 2:7,10-11,17,26; Apocalipse 2:7: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vitorioso, darei o fruto da árvore da vida que está no paraíso de Deus.”

Oremos pela Ásia e as famílias e os mártires asiáticos. Pelas missões asiáticas. Pela convivência pacífica entre religiosos e grupos diversos e étnicos.

Ouçamos o Espírito Santo a nos falar, orientar e conduzir nas virtudes e na evangelização e amor à Igreja de Jesus, onde há o zelo pelos dons e frutos do Espírito santo.

Confessemos sempre que puder, comunguemos sempre sem o pecado mortal, oremos pelos sacerdotes e o clero todo.

poiemos os sacerdotes em suas angústias e pastorais, participando e dando nossa contribuição com o dízimo e outras manifestações de fé coletiva na Igreja Católica ou de devoção da Igreja em cada lugar, paróquia, capela...

Apoiemos os movimentos e festas paroquiais, sempre.

Romanos 8,2. “A lei do Espírito: o domínio do Espírito Santo, hóspede da alma do cristão, liberta-o da escravidão do pecado."

Romanos, 8 - Bíblia Católica Online

Leia mais em: https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/romanos/8/

QUINTO MISTÉRIO: “Recebam o Espírito santo aqueles que perdoarem os pecados serão perdoados; a quem não perdoarem os pecados, não serão perdoados.” (Jo 20, 22 ) Sobrou Jesus sobre eles.... após ressuscitar ou ao terceiro dia da Páscoa. Ou primeiro dia da semana ou domingo.

Amemos a Igreja e o resumo de nossa fé nos credos da nossa Igreja, a doutrina, seu Catecismo Oficial, o Youcat, a Bíblia, os documentos papais, valorizemos os sacramentos e a confissão (faça sua confissão mensal, não comungar com o pecado mortal, nem morrer com o pecado mortal), ouça com atenção e pratique as pregações e as TV Católicas, apoiando e ajudando financeiramente as TV católicas como meios eficazes de divulgação da palavra e evangelização. A quem hoje devemos perdoar de coração?

Oremos pela Oceania e os grupos e famílias, missionários e o fim das perseguições e fome e desemprego etc.

João 20,22 “ - E, tendo dito isso, soprou sobre eles e disse-lhes: “Recebei o Espírito Santo. 23 Aqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; aqueles aos quais mantiverdes ser-lhes-ão mantidos.” Felizes os que não viram e creram.”

_____

Enceramento do TERÇO AO DIVINO ESPÍRITO SANTO ETERNO COM O PAI E O FILHO JESUS.

Salve, Rainha

Salve, Rainha, Mãe de Misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, Salve. A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, Advogada nossa, esses Vossos olhos misericordiosos a nós volvei; e depois deste desterro nos mostrai Jesus, bendito Fruto do Vosso ventre. Ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.

V. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus,

R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém!

Eis alguns lindos trechos bíblicos para dizer de noite e de dia, onde estiver você:

“Meu Senhor e meu Deus”,

ou “Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo”.

Ou ainda as jaculatórias, como: “Eis-me aqui, Senhor”

ou “Sagrado Coração de Jesus, eu confio em vós”,

Ó Jesus de amor ferido/ nunca houvera te ofendido/ Ó meu doce e bom Jesus, jamais te pregue na cruz.",

“Maria é Cheia de Graça, Mãe de Misericórdia, na Vida e na Morte amparai-nos, Mãe Nossa!”,

“Viva sempre o Espírito Santo em nosso Coração e na inteligência para fazermos a Divina Vontade e evitarmos o pecado. Amém!”,

dentre outros.

____

O Papa São Pio X ensinou, no seu Catecismo Maior, que são seis os pecados contra o Espírito Santo:

1º – Desesperar da salvação, quando a pessoa perde as esperanças na salvação, julgando que a sua vida já está perdida e que se encontra condenada, antes mesmo do Juízo. Julga que a misericórdia divina é pequena. Não crê no poder e na justiça de Deus.

2º – Presunção de salvação, quando a pessoa cultiva na sua alma uma ideia de perfeição que implica um sentimento de orgulho. Considera salva pelo que já fez. Apenas Deus sabe se aquilo que fizemos merece o prêmio da salvação ou não. A nossa salvação pode ser perdida, até o último momento da nossa vida, e Deus é o nosso Juiz Eterno. Devemos crer na misericórdia divina, mas não podemos usurpar o atributo divino inalienável do Juízo. O simples facto de já se considerar eleito é uma atitude que indica a debilidade da virtude da humildade diante de Deus. Devemos ter a convicção moral de que estamos certos nas nossas ações, mas não podemos dizer que aos olhos de Deus já estamos definitivamente salvos. Os calvinistas, por exemplo, afirmam a eleição definitiva do fiel, por decreto eterno e imutável de Deus. A Igreja Católica ensina que, normalmente, os homens nada sabem sobre o seu destino, exceto se houver uma revelação privada, aceite pelo sagrado magistério. Por essa razão, os homens não se podem considerar salvos antes do Juízo.

3º – Negar a verdade conhecida como tal pelo magistério da Santa Igreja, quando a pessoa não aceita as verdades de fé (dogmas de fé), mesmo após exaustiva explicação doutrinária. É o caso dos hereges. Considera o seu entendimento pessoal superior ao da Igreja e ao ensinamento do Espírito Santo que auxilia o sagrado magistério.

4º – Inveja da graça que Deus dá aos outros. A inveja é um sentimento que consiste em irritar-se porque o outro conseguiu algo de bom. Mesmo que possua aquilo ou possa conseguir um dia. É o ato de não querer o bem do semelhante. Se eu invejo a graça que Deus dá a alguém, estou a dizer que aquela pessoa não merece tal graça, tornando-me assim o juiz do mundo. Estou a voltar-me contra a vontade divina. Estou a voltar-me contra a Lei do Amor ao próximo. Não devemos invejar um bem conquistado por alguém. Se este bem é fruto de trabalho honrado e perseverante, é vontade de Deus que a pessoa desfrute daquela graça.

5º – Obstinação no pecado é a vontade firme de permanecer no erro mesmo depois da ação do Espírito Santo. A pessoa cria o seu critério de julgamento ético. Ou simplesmente não adota ética nenhuma e assim aparta-se da vontade de Deus e rejeita a Salvação.

6º – Impenitência final é o resultado de toda uma vida de rejeição a Deus. O indivíduo persiste no erro até o final, recusando arrepender-se e penitenciar-se, recusa a salvação até o fim. Consagra-se ao adversário de Cristo. Nem mesmo na hora da morte tenta aproximar-se do Pai, manifestando humildade. Não se abre ao convite do Espírito Santo.

Fonte: Aleteia

https://catholicus.org.br/os-6-pecados-contra-o-espirito-santo/

_____________

https://www.encontrocomcristo.com.br/ladainha-ao-divino-espirito-santo/

Ladainha ao Divino Espírito Santo

Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, tende piedade de nós.

Divino Espírito Santo, ouvi-nos.

Espírito Paráclito, atendei-nos.

Deus Pai dos céus, tende piedade de nós.

Deus Filho, redentor do mundo tende piedade de nós.

Deus Espírito Santo, tende piedade de nós.

Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.

Espírito da verdade, tende piedade de nós.

Espírito da sabedoria, tende piedade de nós.

Espírito da inteligência, tende piedade de nós.

Espírito da fortaleza, tende piedade de nós.

Espírito da piedade, tende piedade de nós.

Espírito do bom conselho, tende piedade de nós.

Espírito da ciência, tende piedade de nós.

Espírito do santo temor, tende piedade de nós.

Espírito da caridade, tende piedade de nós.

Espírito da alegria, tende piedade de nós.

Espírito da paz, tende piedade de nós.

Espírito das virtudes, tende piedade de nós.

Espírito de toda a graça, tende piedade de nós.

Espírito da adoção dos filhos de Deus, tende piedade de nós.

Purificador das nossas almas, tende piedade de nós.

Santificador e guia da Igreja católica, tende piedade de nós.

Distribuidor dos bens celestes, tende piedade de nós.

Conhecedor dos pensamentos e das intenções do coração, tende piedade de nós.

Doçura dos que começam a vos servir, tende piedade de nós.

Coroa dos perfeitos, tende piedade de nós.

Alegria dos anjos, tende piedade de nós.

Luz dos patriarcas, tende piedade de nós.

Inspiração dos profetas, tende piedade de nós.

Palavra e sabedoria dos apóstolos, tende piedade de nós.

Vitória dos mártires, tende piedade de nós.

Ciência dos confessores, tende piedade de nós.

Pureza das virgens, tende piedade de nós.

Unção de todos os santos, tende piedade de nós.

Sede-nos propício, perdoai-nos, Senhor.

Sede-nos propício, atendei-nos, Senhor.

De todo o pecado, livrai-nos, Senhor.

De todas as tentações e ciladas do demônio, livrai-nos, Senhor.

De toda a presunção e desesperação, livrai-nos, Senhor.

Do ataque à verdade conhecida, livrai-nos, Senhor.

Da inveja da graça fraterna, livrai-nos, Senhor.

De toda a obstinação e impenitência, livrai-nos, Senhor.

De toda a negligência e tepidez do espírito, livrai-nos, Senhor.

De toda a impureza da mente e do corpo, livrai-nos, Senhor.

De todas as heresias e erros, livrai-nos, Senhor.

De todo o mau espírito, livrai-nos, Senhor.

Da morte má e eterna, livrai-nos, Senhor.

Pela vossa eterna procedência do Pai e do Filho, livrai-nos, Senhor.

Pela milagrosa conceição do Filho de Deus, livrai-nos, Senhor.

Pela vossa descida sobre Jesus Cristo batizado, livrai-nos, Senhor.

Pela vossa santa aparição na transfiguração do Senhor, livrai-nos, Senhor.

Pela vossa vinda sobre os discípulos do Senhor, livrai-nos, Senhor.

No dia do juízo, livrai-nos, Senhor.

Ainda que pecadores, nós vos rogamos, ouvi-nos.

Para que nos perdoeis, nós vos rogamos, ouvi-nos.

Para que vos digneis santificar todos os membros da Igreja, nós vos rogamos, ouvi-nos.

Para que vos digneis conceder-nos o dom da verdadeira piedade, devoção e oração, nós vos rogamos, ouvi-nos.

Para que vos digneis inspirar-nos sinceros afetos de misericórdia e de caridade, nós vos rogamos, ouvi-nos.

Para que vos digneis criar em nós um espírito novo e um coração puro, nós vos rogamos, ouvi-nos.

Para que vos digneis conceder-nos verdadeira paz e tranquilidade do coração, nós vos rogamos, ouvi-nos.

Para que vos digneis fazer-nos dignos e fortes, para suportar as perseguições pela justiça, nós vos rogamos, ouvi-nos.

Para que vos digneis confirmar-nos em vossa graça, nós vos rogamos, ouvi-nos.

Para que vos digneis receber-nos no número dos vossos eleitos, nós vos rogamos, ouvi-nos.

Para que vos digneis ouvir-nos, nós vos rogamos, ouvi-nos.

Espírito de Deus, nós vos rogamos, ouvi-nos.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, enviai-nos o Espírito Santo.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, mandai-nos o Espírito prometido do Pai.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, dai-nos o Espírito bom.

Espírito Santo, ouvi-nos.

Espírito Consolador, atendei-nos.

V. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado.

R. E renovareis a face da terra.

Oremos:

Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, concedei-nos que no mesmo Espírito conheçamos o que é reto, e gozemos sempre as suas consolações. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.

Mistérios do Terço

– Mistérios Gozosos (Segunda-feira e Sábado)

 1º Mistério Contemplamos – A Anunciação do Anjo e a Encarnação do Verbo

 2º Mistério Contemplamos – A visitação de Maria a sua prima Santa Isabel

 3º Mistério Contemplamos – Nascimento do Menino Jesus, na gruta fria em Belém

 4º Mistério Contemplamos – A apresentação do Menino Jesus no templo, e a purificação de Maria

 5º Mistério Contemplamos – A perda e o encontro do Menino Jesus no templo

– Mistérios Luminosos (Quinta-feira)

 1º Mistério Contemplamos – Batismo de Nosso Senhor Jesus Cristo no rio Jordão

 2º Mistério Contemplamos – Primeiro milagre de Jesus transformando a água em vinho nas bodas de Caaná.

 3º Mistério Contemplamos – Anunciação do Reino de Deus e o convite à conversão.

 4º Mistério Contemplamos – A transfiguração de Nosso Senhor no Monte Thabor

 5º Mistério Contemplamos – A Instituição da Eucaristia na Última Ceia

– Mistérios Dolorosos (Terça e Sexta-feira)

 1º Mistério Contemplamos – A oração e agonia no Horto das Oliveira

 2º Mistério Contemplamos – Flagelação de Nosso Senhor Jesus Cristo

 3º Mistério Contemplamos – A coroação de espinhos de Nosso Senhor Jesus Cristo

 4º Mistério Contemplamos – Nosso Senhor carregando a Cruz às costas

 5º Mistério Contemplamos – A Crucifixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo

– Mistérios Gloriosos (Quarta-feira e Domingo)

 1º Mistério Contemplamos – A Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo

 2º Mistério Contemplamos – A Ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo

 3º Mistério Contemplamos – A descida do Espírito Santo

 4º Mistério Contemplamos – A Assunção de Nossa Senhora aos Céus de corpo e alma

 5º Mistério Contemplamos – A Coroação de Nossa Senhora como Rainha do Céu e da Terra dos Anjos e dos Homens.

Orações do Terço

Oferecimento do Terço

Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da Vossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.

Sinal da Cruz

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amem.

Credo

Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, Criador do Céu e da Terra; e em Jesus Cristo, Seu único Filho, Nosso Senhor; Que foi concebido pelo poder do Espírito Santo. Nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto, sepultado; desceu a mansão dos mortos. Ressuscitou no terceiro dia. Subiu ao Céu, onde está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, de onde há-de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na Comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amem.

Pai Nosso

Pai nosso, que estais nos Céus, santificado seja o Vosso Nome; venha a nós o Vosso Reino, seja feita a Vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

Ave Maria

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois Vós entre as mulheres e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amem.

Glória

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre, pelos séculos dos séculos. Amem

Ó meu Jesus

Ó meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno; levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem.

Salve, Rainha

Salve, Rainha, Mãe de Misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, Salve. A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, Advogada nossa, esses Vossos olhos misericordiosos a nós volvei; e depois deste desterro nos mostrai Jesus, bendito Fruto do Vosso ventre. Ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.

V. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus,

R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amem

____________

Tags: COMO REZAR O TERÇO,SANTO ROSÁRIO,TERÇO

https://rainhadoscoracoes.org.br/como-rezar-o-terco/?gclid=Cj0KCQjw0emHBhC1ARIsAL1QGNdF3jXYuBc-KCBgmFQuqjtPw1mZz_9gPp1fCjNxRR1XZpPq6k7_Ng0aAmLREALw_wcB

SUGESTÃO DE CANTOS AO ESPÍRITO SANTO EM:

Lindas Músicas para ficarmos na Presença do Espirito Santo!

“A você que está lendo isso, desejo que o Espírito de Deus se mova no seu coração. Que você tenha um Dia bastante Abençoado e com Muitas Graças !....”

HTTPS://WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=SKRPOYQN5E8

Os mais bonitos e melhores cantos de Pentecostes 2020 (Espírito Santo)

HTTPS://WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=YAMXLFOVLXQ

Padre Zezinho 2021 💛❤️ Os 15 melhores sucessos de Padre Zezinho

https://www.youtube.com/watch?v=byznKiU-km4

As Quinze Promessas da Virgem Maria aos que rezarem o Rosário

1. Aqueles que rezarem com enorme fé o Rosário receberão graças especiais.

2. Prometo minha proteção e as maiores graças aos que rezarem o Rosário.

3. O Rosário é uma arma poderosa para não ir ao inferno: destrói os vícios, diminui os pecados e nos defende das heresias.

4. Receberá a virtude e as boas obras abundarão, receberá a piedade de Deus para as almas, resgatará os corações das pessoas de seu amor terreno e vaidades, e os elevará em seu desejo pelas coisas eternas. As almas se santificarão por meio do Rosário.

5. A alma que se encomendar a mim no Rosário não perecerá.

6. Quem rezar o Rosário devotamente, e tiver os mistérios como testemunho de vida, não conhecerá a desgraça. Deus não o castigará em sua justiça, não terá uma morte violenta, e se for justo, permanecerá na graça de Deus, e terá a recompensa da vida eterna.

7. Aquele que for verdadeiro devoto do Rosário não perecerá sem os Sagrados Sacramentos.

8. Aqueles que rezarem com muita fé o Santo Rosário em vida e na hora de sua morte encontrarão a luz de Deus e a plenitude de sua graça, na hora da morte participarão do paraíso pelos méritos dos Santos.

9. Livrarei do purgatório àqueles que rezarem o Rosário devotamente.

10. As crianças devotas ao Rosário merecerão um alto grau de Glória no céu.

11. Obterão tudo o que me pedirem mediante o Rosário.

12. Aqueles que propagarem meu Rosário serão assistidos por mim em suas necessidades.

13. Meu filho concedeu-me que todo aqueles que se encomendar a mim ao rezar o Rosário terá como intercessores toda a corte celestial em vida e na hora da morte.

14. São meus filhinhos aqueles que recitam o Rosário, e irmãos e irmãs de meu único filho, Jesus Cristo.

15. A devoção a meu Rosário é um grande sinal de profecia.

Bênçãos do Rosário

1. Os pecadores obtêm o perdão.

2. As almas sedentas são saciadas.

3. Os que estão atados veem seus nós desatados.

4. Os que choram encontram alegria.

5. Os que são tentados encontram tranquilidade.

6. Os pobres são socorridos.

7. Os religiosos são reformados.

8. Os ignorantes são instruídos.

9. Os vivos triunfam sobre a vaidade.

10. Os mortos alcançam a misericórdia por via de sufrágios.

FONTE: https://www.cnspenha.com.br/como-rezar-o-terco/

Todo o trabalho que a ACN realiza no mundo é proveniente doação voluntária. Por isso, caso tenha gostado desta página, seria muito importante a sua divulgação e, se possível, uma doação. Muito obrigado e que Deus o abençoe!

Frei Rogério Lima, O. Carm.

FAÇA UMA DOAÇÃO AGORA!

https://www.acn.org.br/a-verdadeira-fisionomia-dos-santos/?utm_source=Grants&utm_medium=pesquisa&utm_campaign=A-verdadeira-fisionomia-dos-santos&gclid=Cj0KCQjw0emHBhC1ARIsAL1QGNeqYi9Sa8iJ9BE0lewumSy_WCXLqiB17mOCi4jwQqRRZKMcC9mn5ewaAgaCEALw_wcB

ANEXOS SOBRE O ESPÍRITO SANTOS

João Paulo II Encíclicas

CARTA ENCÍCLICA

DOMINUM ET VIVIFICANTEM

DO SUMO PONTÍFICE

JOÃO PAULO II

SOBRE O ESPÍRITO SANTO

NA VIDA DA IGREJA E DO MUNDO

Veneráveis Irmãos

e Amados Filhos e Filhas

Saúde e Bênção Apostólica!

INTRODUÇÃO

1. A Igreja professa a sua fé no Espírito Santo, como n'Aquele «que é Senhor e dá a vida». É o que ela proclama no Símbolo da Fé, chamado Niceno-Constantinopolitano, do nome dos dois Concílios ― de Niceia (a. 325) e de Constantinopla (a. 381) ― nos quais foi formulado ou promulgado. Nele se acrescenta também que o Espírito Santo «falou pelos Profetas».

São palavras que a Igreja recebe da própria fonte da sua fé, Jesus Cristo. Com efeito, segundo o Evangelho de São João, o Espírito Santo é-nos dado com a vida nova, como Jesus anuncia e promete no dia solene da festa dos Tabernáculos: «Quem tem sede, venha a mim; e beba quem crê em mim. Como diz a Escritura, do seu seio fluirão rios de água viva»[1]. E o Evangelista explica: «Jesus dizia isso se referindo ao Espírito, que haveriam de receber os que n'Ele acreditassem» [2]. É a mesma analogia da água usada por Jesus no diálogo com a Samaritana, quando fala de «uma nascente de água a jorrar para a vida eterna» [3], e no colóquio com Nicodemos, quando anuncia a necessidade de um novo nascimento «pela água e pelo Espírito» para «entrar no Reino de Deus» [4].

A Igreja, portanto, instruída pelas palavras de Cristo, indo beber à experiência do Pentecostes e da própria «história apostólica», proclama desde o início a sua fé no Espírito Santo, como n'Aquele que dá a vida, Aquele no qual o imperscrutável Deus uno e trino se comunica aos homens, constituindo neles a nascente da vida eterna.

2. Esta fé, professada ininterruptamente pela Igreja, precisa ser incessantemente reavivada e aprofundada na consciência do Povo de Deus. Neste último século isso aconteceu por mais de uma vez: desde Leão XIII, que publicou a Carta Encíclica Divino illud munus (a. 1897), inteiramente dedicada ao Espírito Santo, a Pio XII, que na Encíclica Mystici Corporis (a. 1943) se referiu de novo ao Espírito Santo como sendo princípio vital da Igreja, na qual opera conjuntamente com a Cabeça do Corpo Místico, Cristo[5], até ao Concílio Ecumênico Vaticano II, que fez notar a necessidade de uma renovada atenção à doutrina sobre o Espírito Santo, como acentuava o Papa Paulo VI: «À cristologia e especialmente à eclesiologia do Concílio deve seguir-se um estudo renovado e um culto renovado do Espírito Santo, precisamente como complemento indispensável do ensino conciliar»[6].

https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/encyclicals/documents/hf_jp-ii_enc_18051986_dominum-et-vivificantem.html

______________

Catecismo oficial da igreja católica Romana

PRIMEIRA PARTE

A PROFISSÃO DA FÉ

SEGUNDA SECÇÃO

A PROFISSÃO DA FÉ CRISTÃ

CAPÍTULO TERCEIRO

CREIO NO ESPÍRITO SANTO

683. «Ninguém pode dizer "Jesus é o Senhor" a não ser pela ação do Espírito Santo» (1Cor 12, 3). «Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: "Abbá! Pai! '» (Gl 4, 6). Este conhecimento da fé só é possível no Espírito Santo. Para estar em contato com Cristo, é preciso primeiro ter sido tocado pelo Espírito Santo. É Ele que nos precede e suscita em nós a fé. Em virtude do nosso Batismo, primeiro sacramento da fé, a Vida, que tem a sua fonte no Pai e nos é oferecida no Filho, é-nos comunicada, íntima e pessoalmente, pelo Espírito Santo na Igreja:

O Batismo «dá-nos a graça do novo nascimento em Deus Pai, por meio do Filho no Espírito Santo. Porque aqueles que têm o Espírito de Deus são conduzidos ao Verbo, isto é, ao Filho: mas o Filho apresenta-os ao Pai, e o Pai dá-lhes a incorruptibilidade. “Portanto, sem o Espírito não é possível ver o Filho de Deus, e sem o Filho ninguém tem acesso ao Pai, porque o conhecimento do Pai é o Filho, e o conhecimento do Filho de Deus faz-se pelo Espírito Santo» (1).

684. O Espírito Santo, pela sua graça, é o primeiro no despertar da nossa fé e na vida nova que consiste em conhecer o Pai e Aquele que Ele enviou, Jesus Cristo (2). No entanto, Ele é o último na revelação das Pessoas da Santíssima Trindade. São Gregário de Nazianzo, «o Teólogo», explica esta progressão pela pedagogia da «condescendência» divina:

«O Antigo Testamento proclamava manifestamente o Pai e mais obscuramente o Filho. O Novo manifestou o Filho e fez entrever a divindade do Espírito. Agora, porém, o próprio Espírito vive conosco e manifesta-se a nós mais abertamente. Com efeito, quando ainda não se confessava a divindade do Pai, não era prudente proclamar abertamente o Filho: e quando a divindade do Filho ainda não era admitida, não era prudente acrescentar o Espírito Santo como um fardo suplementar, para empregar uma expressão um tanto ousada [...] É por avanços e progressões "de glória em glória " que a luz da Trindade brilhará em mais esplendorosas claridades» (3).

685. Crer no Espírito é, portanto, professar que o Espírito Santo é uma das Pessoas da Santíssima Trindade, consubstancial ao Pai e ao Filho, «adorado e glorificado com o Pai e o Filho» (4). É por isso que tratamos do mistério divino do Espírito Santo na «teologia» trinitária. Portanto, aqui só trataremos do Espírito Santo no âmbito da «economia» divina.

686. O Espírito Santo age juntamente com o Pai e o Filho, desde o princípio até à consumação do desígnio da nossa salvação. Mas é nestes «últimos tempos», inaugurados com a Encarnação redentora do Filho, que Ele é revelado e dado, reconhecido e acolhido como Pessoa. Então, esse desígnio divino, consumado em Cristo, «Primogênito» e Cabeça da nova criação, poderá tomar corpo na humanidade pelo Espírito derramado: a Igreja, a comunhão dos santos, a remissão dos pecados, a ressurreição da carne, a vida eterna.

https://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p1s2cap3_683-1065_po.html

___________________________

Coragem, Levanta-te! Jesus te Chama!

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

O Espírito Santo nas cartas Paulinas

O Espírito Santo unifica a Igreja

na comunhão e no ministério.

O Espírito Santo anima e sustenta a vitalidade da Igreja em sua dupla dimensão fundamental de comunhão e missão. Ele suscita, orienta e assiste os grandes acontecimentos eclesiais como o Concílio Ecumênico, os Sínodos Episcopais, as Conferências dos Bispos e de outros membros do Povo de Deus, as Assembleias Diocesanas e outras... Ele sustenta também toda a grande obra missionária no mundo. É o mesmo Espírito que faz brotar sempre novas iniciativas no seio do Povo de Deus. Entre os vários movimentos de renovação espiritual e pastoral do tempo pós-conciliar, surgiu a RCC que tem trazido novo dinamismo e entusiasmo para a vida de muitos cristãos e comunidades.

http://renatosdn.blogspot.com/2013/10/o-espirito-santo-nas-cartas-paulinas.html

No catolicismo, o Espírito Santo é a terceira prosopon da Santíssima Trindade - juntamente com Deus Pai e Deus Filho - e é o Deus onipotente.[1][2][3] Ele é visto como sendo uma das pessoas do Deus Triuno, que revelou seu Santo Nome YHWH ao seu povo em Israel, enviou seu Filho Eternamente Gerado Jesus para salvá-los do pecado e da morte e enviou o Espírito Santo para santificar e dar vida à sua Igreja.[4][5][6] O Deus Triuno se manifesta como três "pessoas" (grego koiné: hypostasis)[7] de uma única substância divina (grego antigo: ousia),[8] chamada Deus.[9]

https://pt.wikipedia.org/wiki/Esp%C3%ADrito_Santo

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 23/07/2021
Reeditado em 31/07/2021
Código do texto: T7305680
Classificação de conteúdo: seguro